Recomendado para você

F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano
Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência

Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência

Moto2
Moto2
Valência
Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência
F1: Nova regra da FIA exigirá carros majoritariamente pintados a partir de 2026

F1: Nova regra da FIA exigirá carros majoritariamente pintados a partir de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Nova regra da FIA exigirá carros majoritariamente pintados a partir de 2026
F1: Piastri garante que relação com Norris dentro da McLaren está "melhor do que nunca"

F1: Piastri garante que relação com Norris dentro da McLaren está "melhor do que nunca"

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Piastri garante que relação com Norris dentro da McLaren está "melhor do que nunca"
FIA confirma que Sulayem é o único candidato elegível na eleição presidencial de dezembro

FIA confirma que Sulayem é o único candidato elegível na eleição presidencial de dezembro

Geral
Geral
FIA confirma que Sulayem é o único candidato elegível na eleição presidencial de dezembro
ANÁLISE: Como o GP de Las Vegas pode eliminar Verstappen da briga pelo título da F1 2025

ANÁLISE: Como o GP de Las Vegas pode eliminar Verstappen da briga pelo título da F1 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
ANÁLISE: Como o GP de Las Vegas pode eliminar Verstappen da briga pelo título da F1 2025
MotoGP: Bezzecchi faz a pole para o GP de Valência em classificação bastante disputada

MotoGP: Bezzecchi faz a pole para o GP de Valência em classificação bastante disputada

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Bezzecchi faz a pole para o GP de Valência em classificação bastante disputada
Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas

Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas

Di Grassi faz crítica dura à Fórmula E, aponta solução para a categoria e sugere pista inusitada para o calendário

'Sinônimo' de F-E e detentor de vários recordes, piloto brasileiro também citou Macau como potencial destino; confira entrevista exclusiva ao Motorsport.com

Lucas di Grassi, ABT CUPRA Formula E Team

Neste sábado, a Fórmula E realiza a segunda edição do ePrix de São Paulo, com a categoria marcando presença no Brasil por dois anos seguidos em eventos realizados no Anhembi, onde as corridas são marcadas pelo vácuo decorrente da maior reta do ano. Além disso, é o momento dos pilotos do País terem contato com os torcedores brasileiros, sendo um momento especial para o mineiro Sérgio Sette Câmara (ERT) e, ainda mais, para o paulista Lucas di Grassi (Abt-Cupra).

Di Grassi, aliás, fala com emoção da prova em sua cidade natal até por estar no grid da F-E desde a criação da categoria, há 10 anos. Tendo em vista a década de existência da competição, o vencedor da temporada 2016-17 (Lucas é um dos dois pilotos do Brasil a terem sido campeões, junto a Nelsinho Piquet) avaliou a conjuntura atual da F-E durante entrevista exclusiva ao Motorsport.com.

O editor recomenda:

"O carro tem performance muito boa em termos de velocidade, aceleração, mas ninguém sabe me explicar ainda por que a gente não tem tração nas quatro rodas e não pode usar a potência total do carro nas pistas. Em algumas tudo bem, tem limite de velocidade, mas o carro faz 0 a 100 mais rápido que um Fórmula 1 e a gente não pode usar o motor 'inteiro' pra acelerar. É só mudar o software e acelerar", ponderou, criticando F-E e Federação Internacional de Automobilismo.

"A gente tem uma série de decisões de performance que eu sou totalmente contra, acho que a categoria poderia ter muito mais performance sem aumentar custo e isso daria mais credibilidade, mais interesse para a categoria, mais emoção, de forma geral. São coisas relativamente simples de fazer, então eu acho que a categoria é muito... É decisão da FIA, mais da FIA do que da F-E, mas também da F-E", seguiu.

"A gente tem um limite de bateria que não dá para ser usado, mas enfim, a geração 4 [dos carros] vai mudar bastante isso. E a F-E está crescendo, está achando outros mercados, voltando para a China, indo para Tóquio, teve a entrada de McLaren, Maserati... Manter um campeonato com 10 montadoras [é difícil], sempre três ou quatro perdem, ficam para trás. Então, acho que o nível de montadoras que a gente tem é super adequado, mas precisa melhorar o nível de performance."

"Precisa continuar melhorando o nível de apelo e respeito do público. E acho que na teoria tem tudo pra crescer. Então acho que falta um pouco ainda dessa motivação pré-pandemia. Mas estamos no caminho certo, é só melhorar com o carro na Gen4. Se feito de modo adequado, acho que a chance é bem alta", seguiu o piloto brasileiro que passou pela F1 na já extinta equipe Virgin, em 2010.

Lucas ainda sugeriu novas praças para a F-E. "Eu adoraria correr em Macau, só precisa fazer um carro que caiba em Macau, nem que seja 7, 8 voltas. Não tem problema, só de ser o carro mais rápido em Macau seria sensacional", disse ele, que também sugeriu uma prova da categoria na mítica pista alemã de Nurburgring Nordschleife, conhecido como o 'Inferno Verde' por estar no meio da floresta e ser altamente perigoso. "Que sejam só duas voltas, seria muito legal!".

Di Grassi também criticou outras escolhas da F-E. "Fizeram o carro mais frágil para ter menos contato nas provas. O contato tem que ser evitado de forma esportiva, não na durabilidade das peças. Você tem que enfatizar a parte esportiva muito mais: bateu duas, três vezes ou entortou parte do carro, então você é obrigado a fazer um pit, enfim... Com regras que dá pra resolver. Agora, fazer  carro mais frágil só aumenta custo", finalizou o detentor de vários recordes na F-E.

O ePrix de São Paulo da F-E tem sua primeira sessão decisiva na manhã deste sábado, às 9h40, com o treino de classificação. A corrida é às 14h. O BandSports transmite o TL2 enquanto quali e corrida ficam com a Band, e você pode acompanhar também tudo da cobertura completa do Motorsport.com.

Quem MAIS ENTENDE do carro da RBR? Em meio a RUMORES, Rico Penteado DETALHA como funciona a equipe

Confira o episódio de estreia do PÓDIO CAST, o novo videocast sobre motociclismo!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #273 - Quem está fazendo 'hora-extra' na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Em meio a rumor sobre Drugovich, Fórmula E enfrenta decisão importante
Próximo artigo F-E: Bird põe McLaren na ponta do TL2 para o ePrix de São Paulo; Sette Câmara é 8º e Di Grassi é 18º

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros