F-E: Buemi lidera o primeiro treino livre para o ePrix de São Paulo; Di Grassi é 9º
Sessão encerrou o primeiro dia de atividades no Sambódromo do Anhembi
A Fórmula E iniciou oficialmente nesta sexta-feira os trabalhos da edição inaugural do ePrix de São Paulo, sexta etapa da temporada 2023. E na primeira sessão de treinos livres, Sébastien Buemi foi o mais rápido, logo à frente de Sasha Fenestraz.
Dan Ticktum, Stoffel Vandoorne e Mitch Evans completaram o top 5, enquanto Lucas di Grassi e Sérgio Sette Câmara foram nono e décimo, respectivamente.
Com pouco menos de três minutos, o diretor de provas Scot Elkins acionou um Full Course Yellow (FCY), equivalente ao Safety Car Virtual da Fórmula 1, para teste dos equipamentos. A bandeira verde voltou em poucos instantes.
Com pouco tempo de pista antes da classificação, os pilotos não perderam tempo, saindo rapidamente dos boxes para adquirirem o máximo de quilometragem possível no novo circuito.
Após dez minutos de treino, um susto para Vandoorne, que perde o ponto de frenagem na primeira curva e acabou batendo de leve na barreira de pneus, conseguindo sair sozinho e sem danos para o carro, evitando uma interrupção.
Na metade da sessão, Hughes, da McLaren, liderava com 01min13s816, menos de um décimo à frente de Evans, enquanto Da Costa, Vergne e Buemi completavam o top 5. Di Grassi era o 13º e Sette Câmara o 20º.
Próximo do fim, a direção de prova anunciou que a dupla da Envision, Buemi e Cassidy, estavam sob investigação por uma infração técnica. Enquanto isso, Di Grassi e Rowland, a dupla da Mahindra, erravam o ponto de frenagem, escapando na curva um quase que simultaneamente, mas sem maiores problemas.
No final, Sébastien Buemi foi o mais rápido, com um tempo de 01min12s341, 0s112 à frente de Sasha Fenestraz. Dan Ticktum foi o terceiro, a 0s123, com Stoffel Vandoorne e Mitch Evans completando o top 5. Lucas di Grassi foi o nono, a 0s399 de Buemi, logo à frente de Sette Câmara, a 0s441 do tempo do piloto da Envision.
A Fórmula E retorna à pista do Sambódromo do Anhembi no sábado para o dia derradeiro do ePrix de São Paulo. O dia começa às 07h25 com o segundo treino livre, seguido da classificação às 09h40. Já o ePrix de São Paulo, sexta etapa da temporada 2023, tem largada marcada para 14h.
Todas as sessões contam com transmissão da Band e do Bandsports. No Motorsport.com você acompanha a cobertura completa da passagem da Fórmula E pelo Brasil.
Confira o resultado final do primeiro treino livre do ePrix de São Paulo da Fórmula E:
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Melhor Volta | Diferença | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 16 | Sébastien Buemi | Envision Racing | 20 | 1'12.341 | ||
2 | 23 | Sacha Fenestraz | Nissan e.dams | 20 | 1'12.453 | 0.112 | |
3 | 33 | Dan Ticktum | NIO Formula E Team | 21 | 1'12.464 | 0.123 | |
4 | 1 | Stoffel Vandoorne | DS Penske | 17 | 1'12.471 | 0.130 | |
5 | 9 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 19 | 1'12.481 | 0.140 | |
6 | 58 | René Rast | McLaren | 20 | 1'12.533 | 0.192 | |
7 | 5 | Jake Hughes | McLaren | 20 | 1'12.579 | 0.238 | |
8 | 7 | Maximilian Gunther | Maserati Racing | 19 | 1'12.674 | 0.333 | |
9 | 11 | Lucas di Grassi | Mahindra Racing | 18 | 1'12.740 | 0.399 | |
10 | 3 | Sergio Sette Camara | NIO Formula E Team | 19 | 1'12.782 | 0.441 | |
11 | 27 | Jake Dennis | Andretti Autosport | 18 | 1'12.824 | 0.483 | |
12 | 94 | Pascal Wehrlein | Porsche Team | 20 | 1'12.850 | 0.509 | |
13 | 10 | Sam Bird | Jaguar Racing | 20 | 1'12.897 | 0.556 | |
14 | 48 | Edoardo Mortara | Maserati Racing | 18 | 1'12.911 | 0.570 | |
15 | 25 | Jean-Eric Vergne | DS Penske | 19 | 1'13.092 | 0.751 | |
16 | 17 | Norman Nato | Nissan e.dams | 19 | 1'13.235 | 0.894 | |
17 | 13 | Antonio Felix da Costa | Porsche Team | 21 | 1'13.427 | 1.086 | |
18 | 8 | Oliver Rowland | Mahindra Racing | 18 | 1'13.717 | 1.376 | |
19 | 51 | Nico Müller | Team Abt | 19 | 1'13.740 | 1.399 | |
20 | 36 | Andre Lotterer | Andretti Autosport | 18 | 1'13.751 | 1.410 | |
21 | 37 | Nick Cassidy | Envision Racing | 17 | 1'14.317 | 1.976 | |
22 | 4 | Robin Frijns | Team Abt | 17 | 1'14.598 | 2.257 |
Podcast Motorsport.com #222 – ‘Buraco’ da Ferrari é maior que o da Mercedes em 2023?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.