F-E: Evans vence corrida 1 em Londres, mas Dennis se sagra campeão da temporada 2023
Piloto da Andretti chegou em terceiro lugar e, por conta da somatória de pontos, além do abandono de Cassidy, não seria mais possível ele ser alcançado
A primeira das duas corridas da etapa final da Fórmula E, em Londres, foi um certo caos! Valendo a briga pela vitória do campeonato, o ePrix foi marcado pela vitória de Mitch Evans, o abandono e fúria de Nick Cassidy ocasionado pelo companheiro de equipe Sébastien Buemi. Jake Dennis e Buemi completaram o pódio.
Com o P2 e o abandono de Cassidy, a matemática deu o título a Jake Dennis - uma vez que Evans, mesmo com a vitória, não poderia superar o número de pontos do piloto da Andretti na segunda corrida.
A corrida
A largada foi tranquila, sem incidentes. Os problemas começaram na volta 15, quando Buemi e Cassidy, que tinha perdido a pole ao longo da corrida, se tocaram. O neozelandês perdeu a asa dianteira e algumas voltas depois, abandonou a corrida eliminando qualquer chance de se sagrar campeão.
Mitch Evans, que largou de P6, conseguiu um belo início de recuperação e sem grandes dificuldades alcançou o P1. Na volta 16, o safety car entrou na pista, saindo pouco tempo depois. Dennis, que lutava pelo campeonato, teve dificuldade para acionar o 'mode attack' e depois de duas tentativas, conseguiu.
Precisando subir de posição, o piloto da Andretti foi com tudo para cima dos adversários em busca da quinta colocação, escalando o pelotão. Já na volta de número 29, Fenestraz passou direto na curva 16, passou por cima de um carro da NIO e acertou em cheio o muro em um incidente forte.
Por conta disso, a bandeira vermelha foi acionada na volta 32 e a corrida paralisada até que tudo fosse colocado no lugar corretamente. Na paralisação, Rast mexeu no carro em parque fechado e caiu para último. Com isso, Dennis subiu para quarto e precisava de apenas mais uma posição para se sagrar campeão.
O safety car entrou na pista e na volta 33 a relargada em movimento aconteceu. Buemi e Evans passaram para pegar o attack mode, com isso, Dennis subiu para o desejado P3. Pouco depois, uma bandeira amarela foi acionada porque Buemi e Nato se tocaram fechando a passagem na pista, com isso, todo mundo que veio atrás não conseguiu passar. Com Vandoorne e Sette Câmara acertando os carros da frente.
Apenas os três primeiros conseguiram se livrar. A bandeira vermelha foi acionada restando duas voltas para o fim. Depois de todo o processo de realinhamento no pit lane, a corrida tomou seus rumos para recomeçar na volta 35. No fim de tudo, título para Dennis. Confira o resultado:
1 | Mitch Evans (NZL) | Jaguar | 37 voltas | |
2 | Jake Dennis (ING) | Andretti | +1.116 | |
3 | Sébastien Buemi (SUI) | Envision | +1.668 | |
4 | Sam Bird (ING) | Jaguar | +3.054 | |
5 | Sérgio Sette Câmara (BRA) | NIO | +3.782 | |
6 | Edoardo Mortara (SUI) | Maserati | +4.263 | |
7 | Lucas di Grassi (BRA) | Mahindra | +4.769 | |
8 | Dan Ticktum (ING) | NIO | +5.118 | |
9 | Norman Nato (FRA) | Nissan | +7.527 | |
10 | Pascal Wehrlein (ALE) | Porsche | +8.725 | |
11 | Jake Hughes (ING) | McLaren | +9.128 | |
12 | Stoffel Vandoorne (BEL) | DS Penske | +10.231 | |
13 | Maximilian Gunther (ALE) | Maserati | +10.568 | |
14 | Andre Lotterer (ALE) | Andretti | +11.094 | |
15 | René Rast (ALE) | McLaren | +11.789 | |
16 | Roberto Merhi (ESP) | Mahindra | +23.472 | |
17 | António Félix da Costa (POR) | Porsche | +3:00.666 | |
18 | Sacha Fenestraz (FRA) | Nissan | DNF | |
19 | Nick Cassidy (NZL) | Envision | DNF | |
20 | Nico Muller (SUI) | Abt Cupra | DNF | |
21 | Jean-Éric Vergne (FRA) | DS Penske | DNF | |
22 | Robin Frijns (HOL) | Abt Cupra | DNF |
Norris ironiza Hamilton e Pérez: passou do ponto?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.