Relato da corrida
Fórmula E Jeddah II

F-E: Gunther mantém pole e vence corrida 1 em Jeddah; Di Grassi é desclassificado

Corrida saudita marcou o início do uso de pitboost na categoria de monopostos elétricos

Maximilian Guenther, DS Penske

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Maximilian Gunther, da DS Penske, não desperdiçou a pole e conquistou a corrida 1 do e-Prix de Jeddah da Fórmula E, que teve um início caótico e o vencedor decidido nas últimas curvas. Oliver Rowland, da Nissan, e Taylor Barnard, da McLaren, completam o pódio da etapa saudita.

Gunther também garantiu a volta mais rápida, com tempo de 1min17s179.

Lucas di Grassi, piloto brasileiro da Yamaha Lola, ganhou posições e terminou a prova em 16º, mas foi desclassificado por exceder o limite máximo de energia total permitida.

Além disso, a etapa também foi marcado pela estreia do pit boost, recarga rápida de 10% de energia dos carros em 30 segundos.

Leia também:

Como foi a corrida

A corrida começou intensa, com Mitch Evans tocando na traseira de Pascal Wehrlein e, em seguida, no carro de Nyck de Vries, causando bandeira amarela. A batida causou um pneu furado para o piloto da Porsche e dano na asa de Evans. Mais para trás, o carro de Nico Muller "pulou" ao ser atingindo, causando o abandono do piloto da Andretti.

E, depois desse início caótico, o carro de Antônio Félix da Costa também teve problemas na asa traseira, que se descolou e caiu na pista. Voltas depois da colisão em sequência, Evans foi para os boxes para trocar a asa dianteira. Tempos depois, os comissários puniram Evans em cinco segundos.

Na sétima volta, foi estabelecido safety car para retirada de detritos da pista, incluindo a parte da asa de Félix Da Costa, o que beneficiou os pilotos da Lola Yamaha, incluindo Di Grassi.

Com a pista ser liberada pela bandeira verde, a disputa começou quente, com De Vries tocando o carro de Barnard e com Rowland conseguindo ultrapassar Gunther em seguida.

Em sequência, duas estratégias em pista foram notadas: Quem decidiu ir para os boxes para utilizar o pitboost ou quem permaneceu na pista e utilizou o modo de ataque.

Depois da sequência geral de paradas para recarga, os antes líderes da corrida disputaram as posições na parte de trás do grid, com Rowland, na estratégia de atacar para depois ir para o pit boost, indo melhor que os rivais de pista e voltando à liderança.

Enquanto isso, De Vries aproveitou o modo ataque para ultrapassar Hughes, que ficou na sua cola para recuperar a segunda colocação. Na volta 25, ambos ativaram o modo e ataque e disputaram ferozmente a segunda colocação, com Gunther levando a melhor.

Na frente, Rowland até utilizou o modo de ataque, mas o piloto alemão da Penske começou a se aproximar cada vez mais, buscando a liderança. Apesar disso, o piloto da Nissan conseguiu se manter na liderança, com mais alguns segundos de modo de ataque.

Mesmo com a instauração da bandeira amarela e do safety car mais cedo na corrida, a direção de prova decidiu não aumentar o número de voltas da corrida. Na disputa pelo terceiro lugar, o novato da McLaren, Barnard, conseguiu superar De Vries.

E, nas duas últimas voltas, Gunther e Rowland lutaram pela liderança com apenas poucos décimos separando os dois pilotos e, se aproveitando dessa disputa, Barnard vinha atrás. O piloto da Nissan e Gunther lutaram muito, mas quem se deu melhor foi o alemão, que garantiu a vitória, depois de largar na frente e de espantar a 'maldição da pole position' da F-E.

   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Volta Tempo Intervalo km/h
1 Germany M. Gunther DS Penske 7 27

1'17.179

  139.981
2 Portugal A. Felix da Costa Porsche Team 13 16

+0.074

1'17.253

0.074 139.846
3 United Kingdom T. Barnard McLaren 5 27

+0.378

1'17.557

0.304 139.298
4 Netherlands N. de Vries Mahindra Racing 21 27

+0.587

1'17.766

0.209 138.924
5 New Zealand M. Evans Jaguar Racing 9 27

+0.644

1'17.823

0.057 138.822
6 Belgium S. Vandoorne Maserati Racing 2 27

+0.676

1'17.855

0.032 138.765
7 Brazil L. di Grassi LOLA YAMAHA ABT FORMULA E TEAM 11 27

+0.701

1'17.880

0.025 138.721
8 France J. Vergne DS Penske 25 16

+0.702

1'17.881

0.001 138.719
9 Germany P. Wehrlein Porsche Team 1 26

+0.720

1'17.899

0.018 138.687
10 Switzerland E. Mortara Mahindra Racing 48 27

+0.790

1'17.969

0.070 138.562
11 United Kingdom J. Hughes Maserati Racing 55 16

+0.797

1'17.976

0.007 138.550
12 Germany D. Beckmann Cupra Kiro 3 18

+0.851

1'18.030

0.054 138.454
13 Netherlands R. Frijns Virgin Racing 4 16

+1.094

1'18.273

0.243 138.024
14 United Kingdom O. Rowland Nissan e.dams 23 16

+1.141

1'18.320

0.047 137.941
15 Barbados Z. Maloney LOLA YAMAHA ABT FORMULA E TEAM 22 26

+1.153

1'18.332

0.012 137.920
16 Switzerland S. Buemi Virgin Racing 16 16

+1.155

1'18.334

0.002 137.917
17 United Kingdom S. Bird McLaren 8 15

+1.160

1'18.339

0.005 137.908
18 United Kingdom J. Dennis Andretti Formula E 27 13

+1.290

1'18.469

0.130 137.679
19 France N. Nato Nissan e.dams 17 25

+1.516

1'18.695

0.226 137.284
20 New Zealand N. Cassidy Jaguar Racing 37 16

+1.720

1'18.899

0.204 136.929
21 United Kingdom D. Ticktum Cupra Kiro 33 29

+2.198

1'19.377

0.478 136.104

CHRISTIAN FITTIPALDI como você NUNCA VIU: FAMÍLIA, momento da F1, Stock Car, NASCAR e muito mais

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

CHRISTIAN FITTIPALDI como você NUNCA VIU: FAMÍLIA, momento da F1, Stock Car, NASCAR e muito mais 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo! 

 

In this article
Andrei Gobbo
Fórmula E
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F-E: Gunther supera Werhlein e é pole da corrida 1 em Jeddah; Di Grassi é 21º

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros