Gabriel Bortoleto competirá nas F4 Alemã e Italiana em 2020 pela Prema
Jovem piloto paulista de 15 anos fará dois dos campeonatos mais conceituados de F4 do mundo na próxima temporada
Vindo de uma carreira de títulos no kartismo do Brasil e exterior, o piloto paulista Gabriel Bortoleto (Americanet) divulgou nesta segunda-feira que, no próximo ano irá disputar as provas da Fórmula 4 nos Campeonatos Italiano e Alemão.
Gabriel começou a competir em 2011, ainda pela categoria de kart Mirim e logo começou a se destacar nas competições regionais no estado de São Paulo e, em seguida, também nas competições nacionais.
Em 2017, a convite da equipe italiana CRG, Bortoleto passou a integrar o time oficial da marca, disputando as principais competições do kartismo no velho continente como o WSK, Campeonato Europeu e Campeonato Mundial. Em 2018, pela categoria Júnior, chegou ao vice-campeonato do WSK, terceiro no Europeu e, também, o terceiro lugar no Campeonato Mundial, disputado na Suécia.
Radicado na cidade de Desenzano Del Garda, no norte da Itália, o jovem brasileiro se tornou uma das principais referências tanto na categoria OK Júnior como, à partir de 2019, na categoria OK. Nesta classe, competindo contra as principais feras do kartismo mundial, Bortoleto mostrou toda a sua técnica e velocidade sendo um dos principais destaques do Campeonato Mundial.
Passado o Mundial de Kart, Bortoleto deu início ao seu processo de transição para os monopostos. Pela completa ausência de uma categoria de fórmula competitiva no Brasil, o caminho natural de Gabriel foi o de se manter na Itália e começou a treinar em um carro da F4 Italiana.
Com o suporte de renomados profissionais, o jovem de 15 anos passou pelos autódromos de Misano, Vallelunga, Monza, Ímola, Mugello, Cremona e Red Bull Ring quando completou mais de 5 mil quilômetros de testes.
Gabriel Bortoleto
Photo by: Divulgacao
Assim, nesta segunda-feira Bortoleto anunciou que fechou acordo com a equipe PREMA e irá disputar as provas do Campeonato Italiano e Alemão da F4 em 2020.
“Estou muito feliz pela oportunidade de fechar com uma das melhores equipes do automobilismo mundial, mais ainda pela possibilidade de continuar com eles até a F2. Eles sempre tiverem excelentes resultados na F4, na F3 e na F2 o que me deixa bastante motivado para seguir nas competições.’
“Eu percebi nesses dias de testes que os engenheiros poderão me ajudar muito, eles têm paciência para explicar e no decorrer dos próximos meses estou certo que irei melhorar muito a minha forma de pilotar.”
“Agradeço a oportunidade à Deus, a minha família, meu coach e a minha patrocinadora Americanet”, comentou o jovem de apenas 15 anos que será um dos mais jovens do grid de 2020.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.