Recomendado para você

Após decisões polêmicas, Russell diz que "multibilionária" F1 não deveria depender de comissários voluntários

Após decisões polêmicas, Russell diz que "multibilionária" F1 não deveria depender de comissários voluntários

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
Após decisões polêmicas, Russell diz que "multibilionária" F1 não deveria depender de comissários voluntários
F1 - Verstappen: 'Mandaria todos se f**' se fosse Piastri

F1 - Verstappen: 'Mandaria todos se f**' se fosse Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Verstappen: 'Mandaria todos se f**' se fosse Piastri
F1: Hamilton avalia temporada de 'substituto' Antonellli na Mercedes

F1: Hamilton avalia temporada de 'substituto' Antonellli na Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Hamilton avalia temporada de 'substituto' Antonellli na Mercedes
F1: FIA estuda mudar punição por irregularidade técnica em 2026 após desclassificação da McLaren

F1: FIA estuda mudar punição por irregularidade técnica em 2026 após desclassificação da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: FIA estuda mudar punição por irregularidade técnica em 2026 após desclassificação da McLaren
F1: Hulkenberg elogia Bortoleto e comenta aprendizados com o companheiro de equipe

F1: Hulkenberg elogia Bortoleto e comenta aprendizados com o companheiro de equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Hulkenberg elogia Bortoleto e comenta aprendizados com o companheiro de equipe
F1 - Gasly detona Bortoleto por batida em Las Vegas: "Não deveria acontecer neste momento"

F1 - Gasly detona Bortoleto por batida em Las Vegas: "Não deveria acontecer neste momento"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Gasly detona Bortoleto por batida em Las Vegas: "Não deveria acontecer neste momento"
Stock Car: Suzuki vence recurso no STJD e recupera vitória no Velocitta

Stock Car: Suzuki vence recurso no STJD e recupera vitória no Velocitta

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Suzuki vence recurso no STJD e recupera vitória no Velocitta
F1 - Marko se diz surpreso com promoção de Newey ao cargo de chefe de equipe: "Não é o forte dele"

F1 - Marko se diz surpreso com promoção de Newey ao cargo de chefe de equipe: "Não é o forte dele"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Marko se diz surpreso com promoção de Newey ao cargo de chefe de equipe: "Não é o forte dele"
Últimas notícias

Criador do HANS, Robert Hubbard morre aos 80 anos

O Dr. Robert Hubbard, engenheiro por trás do dispositivo HANS que salvou muitas vidas no automobilismo nos últimos tempos, faleceu nesta última terça-feira aos 80 anos de idade.

Robert Hubbard holding HANS device

Hubbard, que foi professor de ciência e mecânica de materiais na Michigan State University até sua aposentadoria em 2006, concebeu o dispositivo HANS em colaboração com seu cunhado e piloto do IMSA, Jim Downing.

Embora tenha levado algum tempo para que seu trabalho pioneiro fosse aceito nas corridas, o HANS tornou-se equipamento obrigatório em muitas categorias. Mas Hubbard estava intimamente envolvido na segurança rodoviária muito antes de desenvolver o HANS.

Ele completou seu doutorado em propriedades mecânicas do osso do crânio enquanto trabalhava no Instituto de Pesquisa de Segurança Rodoviária da Universidade de Michigan, e nos anos 70 trabalhou na General Motors, pesquisando sobre lesões e desenvolvendo bonecos de testes de colisão.

O HANS nasceu quando Downing e Hubbard perceberam que os pilotos estavam sendo mortos em acidentes de corrida porque suas cabeças não estavam sendo seguradas, o que levava a fraturas na base do crânio.

A perda do amigo de Downing, Patrick Jacquemart – que bateu seu Renault 5 Turbo em Mid-Ohio em 1981 – foi a força motriz por trás de sua busca por uma solução.

Sua pesquisa foi realizada com fundos limitados, com apenas uma pequena concessão de negócios do estado de Michigan. Depois de algumas experiências iniciais, Hubbard entrou com uma patente em 1985, e depois Downing correu com um protótipo do primeiro modelo do HANS pela primeira vez no final da temporada do IMSA em Daytona, em novembro de 1986.

Hubbard e Downing enfrentaram resistência, mas persistiram e gradualmente aperfeiçoaram sua invenção em algo mais prático do que o volumoso dispositivo original.

Testes pioneiros em trenós realizados com colegas engenheiros acadêmicos da Universidade Wayne State, em Detroit, ajudaram Hubbard a compilar trabalhos de pesquisa que demonstraram formalmente o valor do HANS.

O primeiro exemplar de produção foi vendido em 1991, e como palavra do seu potencial de propagação, a General Motors e depois Ford contribuíram para a pesquisa.

As mortes de Ayrton Senna e Roland Ratzenberger no GP de San Marino em 1994 levaram a um foco renovado pela segurança na F1, e o interesse no HANS por parte do professor Sid Watkins e por parte da FIA.

Gerhard Berger testou uma versão na Ferrari já em 1995.

Apoiado por testes extensivos feitos pelo engenheiro da Mercedes Hubert Gramling – que abandonou a pesquisa sobre o airbag que vinha conduzindo em conjunto com a FIA – o HANS foi oficialmente adotado na F1 em 2003.

O HANS já tinha se tornado obrigatório na ChampCar, embora na época ainda houvesse alguma resistência em outras categorias norte-americanas.

A morte de Dale Earnhardt Sr na Daytona 500 de 2001 mudaria isso. O HANS já tinha presença na NASCAR após uma série de acidentes – vários pilotos já estavam usando em Daytona na ocasião, mas a perda da maior estrela do esporte foi decisiva.

Downing lembraria mais tarde que as vendas da HANS passaram de 250 em sua criação para 250 em uma semana. 3000 peças foram vendidas até o final daquele ano.

Varios HANS en un garaje de F1

Varios HANS en un garaje de F1

Photo by: Sutton Images

Artigo anterior Documentário traz histórias por trás de fotos icônicas da F1
Próximo artigo CEO da Fórmula E se torna sócio e presidente da nova joint-venture EV Network

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros