Recomendado para você

F1: "Tudo está indo contra mim até agora", desabafa Tsunoda após revés em Las Vegas

F1: "Tudo está indo contra mim até agora", desabafa Tsunoda após revés em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: "Tudo está indo contra mim até agora", desabafa Tsunoda após revés em Las Vegas
MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026

MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026
F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6
Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Indy
Indy
Indy October Testing
Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher
Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light

Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light
MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026

MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026
GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2

GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2
F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda
Análise

Em 2016, TVs redescobrem que esporte a motor pode ser viável

Três novidades em um mês nas grades das TVs aberta e fechada mostram força do automobilismo no país

Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H leads at the start of the race

O fim do programa Linha de Chegada no Sportv, no fim de 2014, dava o tom do momento de como estava o esporte a motor na TV brasileira, independentemente da maneira como o público a via, sendo na aberta ou fechada. Naquele ano, outro forte baque havia sido o encurtamento da cobertura do treino de classificação dos GPs de F1 pela Rede Globo, gerando muitas reclamações dos fãs que não tinham condições em manter uma assinatura do canal que transmite o evento por completo.

Em 2015, ter um programa de debates falando de uma das maiores paixões dos brasileiros se resumiam ao SuperMotor, do Bandsports e o programa semanal da NASCAR, que o Fox Sports manteve.

Mas, mesmo com pouquíssimos resultados positivos de brasileiros nas pistas mundo a fora e ainda com a situação caótica do esporte em nossas terras, três iniciativas se destacam na telinha no início de 2016, o que demonstra ainda a força do segmento, assim como seu público.

Canal aberto de notícias, a Record News, dedica agora uma hora por semana para falar e transmitir o compacto da corrida mais recente da NASCAR, engordando assim ainda mais o número de horas de exibição que a categoria tem no Brasil, e que certamente faz dela uma das que mais crescem por aqui.

Na semana que abriu a temporada 2016 da F1, Reginaldo Leme anunciava a volta do Sinal Verde, programa que fez muito sucesso na Rede Globo entre os anos 1980 e 1990. A atração vai ao ar com apenas dois minutos e meio e dentro do programa Altas Horas, ao contrário dos oito que o show chegou a ter, mas pode ser considerada uma grande vitória para aquela que quase extinguiu os treinos que definem o grid.

Nesta segunda-feira foi dada a largada a nova empreitada do Fox Sports, com o Fox Nitro, atração de uma hora de duração, com convidado em estúdio e que tenta dar a maior variedade possível entre os assuntos que estão no topo de qualquer meio de comunicação especializado em automobilismo. A novidade foi brindada pelos fãs, que se sentiam órfãos após o término do Linha de Chegada no Sportv.

 

Thiago Alves, Flavio Gomes e Felipe Motta
Thiago Alves, Flavio Gomes e Felipe Motta, do Fox Nitro

Mais do que uma boa iniciativa dos envolvidos, é uma aposta, já que a cada ano as emissoras detentoras de direitos de transmissão lidam com a queda de audiência gradativa, sendo este é um fenômeno que não se restringe somente ao Brasil. O público, principalmente o mais jovem, encontrou outras maneiras de passar o tempo e outras formas de acompanhar seus esportes favoritos.

A resposta para manutenção e crescimento desse tipo de programa terá que ser do telespectador. Por mais amor e paixão que cada um dos integrantes das novas e "velhas" atrações possuem, a existência e crescimento desses shows se resumem aos números satisfatórios de audiência.

Somente assim também as empresas que estão dispostas a divulgar suas marcas a esta audiência terão interesse em encarar como um negócio viável e, assim, fazer com que o ciclo não pare, ajudando o automobilismo nacional ressurgir das cinzas. Atitudes de Globo, Record News e Fox Sports podem ser consideradas um marco ou até mesmo um mico. Tudo vai depender de você, que acabou de ler este artigo.

Artigo anterior Motorsport.com será parceiro digital oficial do WEC e 24 Horas de Le Mans
Próximo artigo Através de aquisição, Motorsport.com lança plataforma digital na Espanha

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros