Plataforma busca “democratizar” automobilismo no Brasil
Lançada nesta quinta-feira, Pilo-X quer aproximar e democratizar esporte a todos entusiastas
Pesquisas apontam que o Brasil possui 28 milhões de fãs do esporte a motor e que menos de um porcento deles se dizem praticantes. Por conta dos valores envolvidos em equipamentos e locais, a prática é considerada cara, mas uma iniciativa poderá facilitar o acesso ao esporte foi lançada oficialmente nesta quinta-feira em São Paulo: a Pilo-X. Tendo como diretores os pilotos Luca Milani, Stock Light, e Ruben Carrapatoso, campeão mundial de Kart e engenheiro-chefe da equipe C2 da Stock Car, a plataforma busca ser o facilitador para aqueles que querem, por exemplo, correr no kartódromo da Granja Viana ou dar voltas com seu próprio carro algum circuito mítico dentro ou fora do Brasil.
Milani, que também comanda a PiloTech, que é um centro de capacitação de pilotos, falou com exclusividade sobre como surgiu a ideia e dos objetivos da plataforma digital.
“As pessoas ligavam na PiloTech e a gente oferecia a informação: ‘você pode andar de kart em tal lugar, você pode alugar equipamento com tal pessoa, você pode ir para Maranello e procurar tal cara’. Essa indicação boca a boca já existia, éramos um centro de informação. Formatamos a ideia de como indicar e de como ganhar com isso. Chegamos à plataforma digital que reúne diversas experiências, preços, locais. Cheguei no ‘Carrapa’, que era meu engenheiro na época, e ele disse ‘meu, esse é o projeto da minha vida, vamos em frente’.”
Chegar ao público que se diz entusiasta do esporte a motor, mas com dificuldades financeiras parece não ser o maior dos obstáculos, segundo Milani.
“O automobilismo, de fato, é um esporte caro. Você depende de mais insumos do que os esportes convencionais. No futebol, você pega uma bola e sai chutando em qualquer lugar. No automobilismo não, você precisa de uma pista controlada, fechada, um carro, motor, combustível, pneu, mecânico, uma série de insumos que estão ligados à prática do esporte.”
“Mas acho que ganhando escala, a gente tende a baratear essas experiências. Já existem algumas experiências que são acessíveis, como o parcelamento sem juros, por exemplo. Uma bateria no kartódromo da Granja Viana, que custaria R$ 130 reais, ele pode fazer em 10 vezes. Ganhando salário mínimo, ontem ele não podia, hoje ele pode realizar o sonho de correr de kart. Temos sim experiências de R$ 8 mil na plataforma, mas também temos de R$ 80 parcelados em 10 vezes. Acho que temos as duas vertentes bem estabelecidas.”
“O principal objetivo da plataforma é democratizar o esporte. Se amanhã a gente conseguir oferecer experiências suficientes para que qualquer consumidor consiga ter uma experiência automobilística, aí eu estarei feliz.”
Convidado por Milani, Ruben Carrapatoso se entusiasmou com a ideia e prometeu atuar firmemente na busca de novos parceiros.
“Conheci o Luca há três ou quatro anos, quando ele estava fazendo a PiloTech e desde cedo começamos a ter um relacionamento muito bom. Depois, eu o trouxe para minha equipe para correr na Stock Light e isso estreitou muito mais nosso relacionamento.”
“No final do ano passado, ele me ligou e disse que tinha uma ideia. Quando ele apresentou eu disse: ‘Isso vira, vamos fazer. Eu conheço muita gente, todo mundo do mercado. Vamos nos unir e tocar esse negócio’. Foram nove meses de trabalho nesse produto que estamos lançando hoje.”
“Nosso objetivo é atingir o público leigo, mas que seja apaixonado e quer ter a oportunidade de ter um carro na pista. Queremos passar essa paixão que temos do automobilismo para essas pessoas.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.