Pipo Derani é tetracampeão das 12 Horas de Sebring; Fraga vence na LMP3
Pipo partiu da pole, viu chances quase irem embora após um carro rodar à frente, envolvendo-o num acidente com só 2h de disputa, mas conseguiu o triunfo
O brasileiro Pipo Derani, de 29 anos, conquistou neste sábado (18) mais um feito histórico em sua carreira e se tornou quatro vezes vencedor das 12 Horas de Sebring, uma das provas mais desafiadoras do endurance mundial.
A vitória na 71ª edição da corrida teve ingredientes de grande emoção e que fazem das provas de endurance serem muitas vezes imprevisíveis, mesmo com tantas horas de duração.
Após conquistar a pole position e partir da ponta, Derani não teve vida fácil em seu primeiro stint. Após duas horas de prova, o brasileiro não conseguiu desviar seu carro a tempo, quando um piloto da classe LMP3 rodou a sua frente. Com a frente danificada, o brasileiro precisou ir aos boxes e a equipe caiu para a última colocação na GTP, principal categoria da disputa.
Como desistir nunca é uma opção numa prova de longa duração, Derani e os companheiros Alexander Sims e Jack Aitken contaram com todo o esforço e estratégia da equipe Action Express para levar o #31 Whelen Engineering Cadillac V-Series novamente à briga pelas primeiras colocações.
Mas a vitória só veio nos minutos finais, quando os três primeiros colocados se envolveram em um mesmo acidente e saíram da disputa, faltando 15 minutos para o encerramento da corrida, provocando a bandeira amarela. Quando a bandeira verde foi acionada, faltando 4min27s para o fim, o sul-coreano Aitken conseguiu segurar as investidas do BMW, que vinha em segundo, para cruzar a linha de chegada com a vantagem de 2s940.
Com sua quarta vitória (2016, 2018, 2019 e 2023), Derani entra no seleto grupo de tetracampeões da corrida, que tem mais quatro pilotos nesta posição em sua história. O recordista é o dinamarquês Tom Kristensen, seis vezes vencedor das 12 Horas de Sebring.
“Estive do lado azarado algumas vezes desde a minha última vitória aqui. Fiquei tão perto tantas vezes, mas você precisa de sorte no automobilismo. O mais importante é que nós estávamos lá no final, com um carro que ainda estava competindo, principalmente depois do incidente que tivemos no início, mesmo sem termos culpa pelo ocorrido”, lembrou Derani.
“Conseguimos capitalizar com os erros dos outros. Gostaria de agradecer a todo o grupo. Chegamos aqui com um carro muito forte e fizemos a pole. Foi um final de semana incrível desde o primeiro treino livre até a corrida”, celebrou.
“É uma vitória especial para mim. A primeira desde que me tornei pai. Minha filha está em casa, com três meses apenas. Além disso, é minha quarta vitória em Sebring, o que eu já esperava há alguns anos”, destacou.
“Também é a primeira vitória do Cadillac V-Series.R e o nosso novo carro LMDh. Muito trabalho tem sido feito desde o início deste projeto. Completar as corridas em Daytona e Sebring e agora com uma vitória, além da pole postiion, é fantástico por todos os esforços do grupo. Muito obrigado à Whelen Engineering, à Action Express e à Cadillac”, completou Derani, que além das conquistas em Sebring, também já venceu as 24 Horas de Daytona (2016) e foi campeão do IMSA em 2021.
A vitória deste sábado foi a 29ª da história da Action Express na categoria e a 12ª de Derani. Foi a 28ª conquista da Cadillac no IMSA com um protótipo, a terceira consecutiva nas 12 Horas de Sebring. Contando todas as classes, são 67 vitórias da montadora na categoria, desde 2004.
A próxima etapa do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, a terceira da temporada 2023, acontecerá no dia 15 de abril nas ruas de Long Beach, na Califórnia.
Com a vitória em Sebring e o quinto lugar em Daytona, Derani e os companheiros lideram a competição, com 670 pontos.
Podium P3: #74 Riley Ligier JS P320: Gar Robinson, Felipe Fraga, Josh Burdon
Photo by: Michael L. Levitt / Motorsport Images
Na classe LMP3, a bordo de um modelo Ligier JS P320, o brasileiro Felipe Fraga, campeão da Stock Car em 2016, conquistou a vitória, dividindo o carro com os companheiros Gar Robinson, dos Estados Unidos, e Josh Burdon, da Austrália. Veja o resultado completo da prova na tabela:
Cla | Classe | # | Piloto | Chassis | Voltas | Gap | Pits |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | GTP | 31 | Pipo Derani Alexander Sims Jack Aitken |
Cadillac V-Series.R | 322 | 17 | |
2 | GTP | 25 | Connor de Phillippi Nick Yelloly Sheldon Van Der Linde |
BMW M Hybrid V8 | 322 | 2.940 | 16 |
3 | LMP2 | 8 | John Farano Scott McLaughlin Kyffin Simpson |
ORECA LMP2 07 | 318 | 4 laps | 16 |
4 | LMP2 | 11 | Steven Thomas Mikkel Jensen Scott Huffaker |
ORECA LMP2 07 | 318 | 4 laps | 16 |
5 | LMP2 | 18 | Dwight Merriman Ryan Dalziel Christian Rasmussen |
ORECA LMP2 07 | 318 | 4 laps | 21 |
6 | LMP2 | 52 | Ben Keating Paul-Loup Chatin Alex Quinn |
ORECA LMP2 07 | 318 | 4 laps | 15 |
7 | LMP2 | 04 | George Kurtz Ben Hanley Nolan Siegel |
ORECA LMP2 07 | 318 | 4 laps | 16 |
8 | LMP2 | 20 | Dennis Andersen Ed Jones Anders Fjordbach |
ORECA LMP2 07 | 317 | 5 laps | 21 |
9 | GTP | 6 | Nick Tandy Mathieu Jaminet Dane Cameron |
Porsche 963 | 315 | 7 laps | 19 |
10 | GTP | 10 | Ricky Taylor Filipe Albuquerque Louis Deletraz |
Acura ARX-06 | 315 | 7 laps | 14 |
11 | GTP | 7 | Matt Campbell Felipe Nasr Michael Christensen |
Porsche 963 | 315 | 7 laps | 17 |
12 | LMP3 | 74 | Gar Robinson Felipe Fraga Josh Burdon |
Ligier JS P320 | 309 | 13 laps | 14 |
13 | LMP3 | 13 | Orey Fidani Matthew Bell Lars Kern |
Duqueine D08 | 308 | 14 laps | 16 |
14 | LMP3 | 85 | Till Bechtolsheimer Tijmen van der Helm Daniel Goldburg |
Duqueine D08 | 308 | 14 laps | 12 |
15 | LMP3 | 17 | Anthony Mantella Wayne Boyd Nico Varrone |
Duqueine D08 | 307 | 15 laps | 13 |
16 | LMP3 | 4 | Seth Lucas Tonis Kasemets Trenton Estep |
Ligier JS P320 | 306 | 16 laps | 13 |
17 | GTD PRO | 9 | Klaus Bachler Patrick Pilet Laurens Vanthoor |
Porsche 911 GT3 R (992) | 303 | 19 laps | 12 |
18 | GTD PRO | 14 | Jack Hawksworth Ben Barnicoat Kyle Kirkwood |
Lexus RC F GT3 | 303 | 19 laps | 13 |
19 | GTD PRO | 79 | Daniel Juncadella Jules Gounon Maro Engel |
Mercedes AMG GT3 | 303 | 19 laps | 14 |
20 | GTD PRO | 63 | Frank Perera Jordan Lee Pepper Romain Grosjean |
Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 303 | 19 laps | 17 |
21 | GTD PRO | 3 | Antonio Garcia Jordan Taylor Tommy Milner |
Corvette C8.R GTD | 303 | 19 laps | 14 |
22 | GTD PRO | 62 | Daniel Serra Davide Rigon Gabriel Casagrande |
Ferrari 296 GT3 | 303 | 19 laps | 11 |
23 | GTD PRO | 95 | Bill Auberlen Chandler Hull John Edwards |
BMW M4 GT3 | 302 | 20 laps | 13 |
24 | GTP | 60 | Tom Blomqvist Colin Braun Helio Castroneves |
Acura ARX-06 | 301 | 21 laps | 16 |
25 | GTD | 1 | Bryan Sellers Madison Snow Corey Lewis |
BMW M4 GT3 | 301 | 21 laps | 12 |
26 | GTD | 96 | Patrick Gallagher Robby Foley Michael Dinan |
BMW M4 GT3 | 301 | 21 laps | 13 |
27 | GTD | 92 | David Brule Alec Udell Julien Andlauer |
Porsche 911 GT3 R (992) | 301 | 21 laps | 22 |
28 | GTD | 70 | Brendan Iribe Frederik Schandorff Ollie Millroy |
McLaren 720S GT3 | 301 | 21 laps | 17 |
29 | GTD | 12 | Frankie Montecalvo Aaron Telitz Parker Thompson |
Lexus RC F GT3 | 301 | 21 laps | 13 |
30 | GTD | 16 | Ryan Hardwick Jan Heylen Zacharie Robichon |
Porsche 911 GT3 R (992) | 301 | 21 laps | 14 |
31 | GTD | 91 | Alan Metni Kay van Berlo Jaxon Evans |
Porsche 911 GT3 R (992) | 301 | 21 laps | 15 |
32 | GTD | 77 | Alan Brynjolfsson Trent Hindman Maxwell Root |
Porsche 911 GT3 R (992) | 301 | 21 laps | 14 |
33 | GTD | 44 | John Potter Andy Lally Spencer Pumpelly |
Aston Martin Vantage GT3 | 301 | 21 laps | 14 |
34 | GTD | 32 | Mike Skeen Mikael Grenier Kenton Koch |
Mercedes AMG GT3 | 301 | 21 laps | 15 |
35 | GTD | 83 | Rahel Frey Sarah Bovy Michelle Gatting |
Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 300 | 22 laps | 21 |
36 | GTD | 66 | Sheena Monk Katherine Legge Marc Miller |
Acura NSX GT3 | 298 | 24 laps | 12 |
37 | GTD PRO | 23 | Ross Gunn Alex Riberas David Pittard |
Aston Martin Vantage GT3 | 297 | 25 laps | 19 |
38 | GTD | 21 | Simon Mann Miguel Molina Francesco Castellacci |
Ferrari 296 GT3 | 294 | 28 laps | 13 |
39 | LMP3 | 38 | Christopher Allen Robert Mau Tristan Nunez |
Ligier JS P320 | 293 | 29 laps | 17 |
40 | GTD | 47 | Roberto Lacorte Giorgio Sernagiotto Antonio Fuoco |
Ferrari 296 GT3 | 290 | 32 laps | 15 |
41 | LMP2 | 51 | Eric Lux Devlin DeFrancesco Pietro Fittipaldi |
ORECA LMP2 07 | 289 | 33 laps | 16 |
42 | GTD | 27 | Roman De Angelis Marco Sorensen Ian James |
Aston Martin Vantage GT3 | 287 | 35 laps | 14 |
43 | GTD | 80 | PJ Hyett Seb Priaulx Gunnar Jeannette |
Porsche 911 GT3 R (992) | 285 | 37 laps | 18 |
44 | LMP3 | 33 | Lance Willsey Joao Barbosa Nicolas Pino |
Ligier JS P320 | 283 | 39 laps | 21 |
45 | LMP3 | 30 | Ari Balogh Garett Grist Dakota Dickerson |
Ligier JS P320 | 282 | 40 laps | 13 |
46 | GTD | 78 | Mikhail Goikhberg Loris Spinelli Benjamin Hites |
Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 279 | 43 laps | 14 |
47 | GTP | 01 | Sébastien Bourdais Renger van der Zande Scott Dixon |
Cadillac V-Series.R | 241 | 81 laps | 11 |
48 | LMP3 | 36 | Jarett Andretti Gabby Chaves Glenn van |
Ligier JS P320 | 230 | 92 laps | 10 |
49 | GTD | 57 | Russell Ward Philip Ellis Indy Dontje |
Mercedes AMG GT3 | 198 | 124 laps | 10 |
50 | GTD | 93 | Ashton Harrison Danny Formal Kyle Marcelli |
Acura NSX GT3 | 186 | 136 laps | 8 |
51 | GTP | 24 | Philipp Eng Augusto Farfus Marco Wittmann |
BMW M Hybrid V8 | 172 | 150 laps | 8 |
52 | LMP2 | 35 | François Heriau Giedo van der Garde Josh Pierson |
ORECA LMP2 07 | 132 | 190 laps | 8 |
53 | GTD | 023 | Onofrio Triarsi Charles Scardina Alessio Rovera |
Ferrari 296 GT3 | 95 | 227 laps | 12 |
Castroneves é o maior brasileiro pós-Senna? Helinho abre o jogo
Podcast #221 - Crise na Mercedes pode significar fim da linha para Hamilton?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.