O brasileiro Rubens Barrichello escreveu um novo capítulo em sua carreira nesta segunda-feira, ao provar um circuito oval pela primeira vez na vida.
O piloto da KV Racing, que passou as últimas 19 temporadas correndo de Fórmula 1, testou com o carro da Indy no veloz oval do Texas, com suas curvas de 24 graus de inclinação e velocidade superior aos 350 km/h. E não se conteve: exclamou bons palavrões no rádio de alegria após a experiência, que considerou fantástica.
"É diferente de absolutamente tudo o que eu tentei", conta Barrichello, que teve o carro preparado pelo amigo Tony Kanaan, responsável por fazer o shakedown do carro. "Na minha segunda tentativa, quebrei a barreira das 200 milhas (320 km/h) de média e fui meio rude no rádio, pois estava muito animado. Disse que estava maravilhado, mas com palavras que não posso dizer", brinca.
Após a experiência inicial, Rubens se disse confortável. "Só preciso de mais cinco mil dias de testes para chegar no nível do Tony, por exemplo. Existem curvas da F-1 que consideramos desafiadoras, mas elas nunca tem o muro tão próximo. Estou muito animado, mas ainda processando cada um dos 55 minutos que estive na pista. Como estreante, acho que fui bem e acredito que os comissários concordam."
"Além disso, pedi para os comissários orientassem a todos que estivessem na pista que ficassem um pouco à distância de mim, pois ainda não estou confortável. Sou um novato, um recém-chefado, e este desafio é maravilhoso. Se não fosse, teria ficado em casa. Eu realmente amo muito tudo isso", completa.
O próximo encontro de Barrichello com os ovais acontece no dia 10 de maio, quando ele estreia oficialmente em Indianápolis.