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Dixon testa aeroscreen da Indy na próxima quinta em Phoenix

Dispositivo protetor de cockpits da categoria norte-americana irá pela primeira vez à pista após testes em simulador e túnel de vento

The installed windscreen on the 2018 Indy car in preparation for the first test
Scott Dixon, Chip Ganassi Racing Honda
Scott Dixon, Chip Ganassi Racing Honda
Scott Dixon, Chip Ganassi Racing Honda
Jeff Horton, INDYCAR Director of Engineering/Safety, and Dr. Terry Trammell, INDYCAR safety consultant, install a windscreen on the 2018 Indy car in preparation for the first test
Jeff Horton, INDYCAR Director of Engineering/Safety, installs a windscreen on the 2018 Indy car in preparation for the first test
Jeff Horton, INDYCAR Director of Engineering/Safety, installs a windscreen on the 2018 Indy car

O tetracampeão da Indy Scott Dixon testará na próxima quinta-feira o novo aeroscreen, desenvolvido para ser o novo protetor de cockpit da categoria norte-americana. O treino ocorrerá no circuito de Phoenix, durante o teste de estreantes no oval.

A IndyCar planeja simular condições de sol, crepúsculo e noite para ver o quanto o aeroscreen afetará a visibilidade do motorista.

"Este foi um processo longo, que tem sido muito metódico", disse o presidente de competição e operações da IndyCar, Jay Frye.

"Nós nos esforçamos para criar um dispositivo de segurança que esteticamente pareça bom e funcione em todas as condições, e isso é um teste destas coisas.”

"Qualquer peça que coloquemos em um carro da Indy deve funcionar para vários tipos de locais e diferentes condições de iluminação. Deve ser versátil."

O protótipo foi testado no túnel de vento e no simulador da Dallara, com Gabby Chaves guiando. No entanto, a IndyCar continua a enfatizar que ainda não decidiu quando irá adotar oficialmente um sistema de proteção de cockpit.

"Nós testámos isso no simulador da Dallara, mas esta será a primeira vez em um carro na pista", disse Frye. "Então, este é apenas o próximo passo no processo".

O novo aeroscreeen é feito de um material de transparente chamado de Opticor, da empresa PPG. O material é o mesmo que a empresa usa na produção de protetores de aviões caça.

O material se mostrou ser mais forte, mais leve e mais resistente ao impacto que o policarbonato utilizado anteriormente, de acordo com Jeff Horton, diretor de engenharia e segurança da IndyCar, que liderou o desenvolvimento do dispositivo com o Dr. Terry Trammell, consultor médico da IndyCar.

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