Firme, Montoya vence em St. Pete; Castroneves é 4º
Colombiano assumiu liderança na segunda metade da prova e venceu etapa de abertura da temporada 2016 da Indy; Helio Castroneves termina em quarto e Tony Kanaan em nono
 
    Juan Pablo Montoya começa a temporada 2016 da Indy da mesma forma que em 2015: vencendo o GP de St. Petersburg. Neste domingo (13), o colombiano controlou a segunda metade da prova e comandou a dobradinha da Penske nas ruas da cidade localizada no estado norte-americano da Flórida.
Simon Pagenaud, que herdou a pole position após Will Power ser impedido de participar da prova por problemas estomacais e uma concussão, terminou em segundo. O melhor brasileiro foi Helio Castroneves, que completou em quarto. Tony Kanaan, que enfrentou dificuldades com os freios durante a prova, fechou a disputa na nona posição.
A corrida
Pagenaud largou bem e se manteve à frente de Castroneves e Montoya. Ainda na primeira volta, Takuma Sato e James Hinchcliffe enfrentaram problemas e riveram furos no pneu traseiro direito dos carros. Enquanto isso, Kanaan vinha ganhando posições e já era o 16º na terceira volta. Na sexta volta, no entanto, o piloto da Ganassi perdeu a posição para o estreante Spencer Pigot, que vinha com pneus macios enquanto o brasileiro estava com os compostos duros. 
Percebendo que o ritmo não era bom, Kanaan parou na oitava volta para colocar os compostos mais macios. Lá na frente, Pagenaud exibia um ritmo superior ao de Castroneves e abria quase 3s5 de vantagem sobre o companheiro de Penske. No final da décima volta, o brasileiro errou na última curva e perdeu a posição para Montoya na abertura do 12º giro. 
Perdendo ritmo, o brasileiro também foi superado por Dixon e Hunter-Reay nas  voltas seguintes, caindo para a quinta posição e sendo bastante pressionado por Marco Andretti. No 18º giro, quando alguns pilotos já começavam a fazer o primeiro pit stop, Castroneves foi ultrapassado na entrada da reta dos boxes. 
Na volta seguinte, após ser superado por Graham Rahal, o piloto da Penske fez uma guinada brusca para entrar nos boxes, em uma manobra arriscada, e trocou os pneus, voltando à pista na 14ª posição. Após a primeira rodada de pit stops, Pagenaud seguia na liderança da prova, com Montoya e Dixon em segundo e terceiro, nesta ordem. Castroneves era o nono e Kanaan, sofrendo com problemas nos freios, seguia em 17º.
Com os pneus mais duros, Montoya apresentava rendimento superior ao de Pagenaud e a diferença, que antes do pit stop era de mais de 5s, caiu para 1s9 na 32ª volta. Três giros depois, o colombiano chegou de vez no companheiro de equipe e a vantagem do francês era de pouco mais de 0s8. Com a corrida se aproximando da segunda janela de pit stops, os destaques eram os pilotos da Dale Coyne: Conor Daly e Luca Fillipi ocupavam a quarta e quinta posições.
No 47º giro, Andretti foi otimista demais ao tentar uma manobra sobre Fillipi e rodou na curva 1, gerando a primeira bandeira amarela da prova. No final da volta seguinte, ainda sob bandeira amarela, os três primeiros foram para o segundo pit stop e não houve mudanças entre os que pararam. Durante a bandeira amarela, enquanto carros de serviço limpavam a pista, Andretti e Hinchcliffe recuperaram a volta perdida – não sem que o norte-americano tomasse um pequeno susto com um dos carros de limpeza que estava no meio da pista.
Daly e Kanaan, com uma estratégia diferente, permaneceram na pista e figuravam em primeiro e segundo, respectivamente. Na sequência, vinham Pagenaud, Montoya, Dixon, Hunter-Reay e Castroneves, Rahal, Charlie Kimball e Carlos Muñoz completando os dez primeiros com 51 voltas completadas. No 54º giro, a prova seria reiniciada, mas um pedaço da asa dianteira do carro de Pigot caiu na pista e a bandeira amarela seguiu. Ao mesmo tempo, o carro de Andretti apagou e o piloto norte-americano perdeu uma volta novamente.
Na volta 57, houve a relargada e Daly, apesar de ter sido brevemente superado por Kanaan, mas seguiu em primeiro. Na curva 4, um acidente envolvendo muitos pilotos causou a segunda bandeira amarela da prova. Rahal, Servia, Hinchcliffe, Bourdais, Kimball, entre outros, sofreram com o incidente, causado por um erro de Muñoz. O piloto do carro #15 foi obrigado a trocar os aerofólios dianteiro e traseiro.
Após longo período de amarela, na 64ª volta a prova foi reiniciada mais uma vez e Montoya foi preciso na manobra sobre Daly, assumindo a liderança. Castroneves seguia em quinto e Kanaan, que parou durante a segunda amarela, era o oitavo. Com um rendimento melhor, o piloto brasileiro da Penske superou Dixon na abertura do 66º giro para assumir o quarto lugar. Cinco voltas depois, o neozelandês fez uma longa parada para limpar os radiadores do #9.
Na 71ª volta, Daly parou para fazer o pit stop e a Penske voltou a ocupar as três primeiras posições, com Pagenaud e Castroneves subindo para segundo e terceiro, nesta ordem. No giro seguinte, o brasileiro parou para o pit stop também, assim como Kanaan – que, por sua vez, perdeu tempo ao ter que ver a equipe limpar os radiadores. 
Após as paradas, Montoya, Pagenaud e Castroneves ocupavam as primeiras posições. Daly vinha em quarto, mas teve que fazer um pit stop extra para limpar os radiadores e caiu para o 14º posto. Na frente, Montoya abriu uma liderança confortável e, a 14 voltas para o final da prova, tinha pouco mais de 3s5 de vantagem sobre Pagenaud. Um pouco mais atrás, Castroneves tentava controlar a investida de Hunter-Reay, que buscava se aproximar do brasileiro.
Nas voltas finais, bastou a Montoya administrar a vantagem construída anteriormente para cruzar a linha de chegada em primeiro e vencer a prova de abertura da temporada 2016 da Indy. Pagenaud foi o segundo e Castroneves não conseguiu resistir aos ataques de Hunter-Reay, que superou o brasileiro a duas voltas do final para terminar em terceiro e fechar o pódio, com o piloto do #3 completando em quarto. Mikahil Aleshin foi o quinto, seguido por Sato, Dixon, Muñoz, Kanaan e Kimball, que finalizou o top-10.
Confira o resultado final da prova:
| Pos. | Piloto | Equipe | Carro | Tempo/Dif. | Voltas | 
|---|---|---|---|---|---|
| 1 |  Juan Pablo Montoya |  Team Penske | Dallara DW12 | 2:13:28.4650 | 110 | 
| 2 |  Simon Pagenaud |  Team Penske | Dallara DW12 | +2.3306 | 110 | 
| 3 |  Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Dallara DW12 | +8.8764 | 110 | 
| 4 |  Helio Castroneves |  Team Penske | Dallara DW12 | +9.3237 | 110 | 
| 5 |  Mikhail Aleshin |  Schmidt Peterson Motorsports | Dallara DW12 | +9.7167 | 110 | 
| 6 |  Takuma Sato |  A.J. Foyt Enterprises | Dallara DW12 | +26.0373 | 110 | 
| 7 |  Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Dallara DW12 | +40.7056 | 110 | 
| 8 |  Carlos Munoz | Andretti Autosport | Dallara DW12 | +55.9459 | 110 | 
| 9 |  Tony Kanaan | Chip Ganassi Racing | Dallara DW12 | +59.1204 | 110 | 
| 10 |  Charlie Kimball | Chip Ganassi Racing | Dallara DW12 | +1 volta | 109 | 
| 11 |  Jack Hawksworth |  A.J. Foyt Enterprises | Dallara DW12 | +1 volta | 109 | 
| 12 |  Alexander Rossi | Andretti Herta Autosport with Curb-Agajanian | Dallara DW12 | +1 volta | 109 | 
| 13 |  Conor Daly |  Dale Coyne Racing | Dallara DW12 | +1 volta | 109 | 
| 14 |  Spencer Pigot | Rahal Letterman Lanigan Racing | Dallara DW12 | +1 volta | 109 | 
| 15 |  Marco Andretti | Andretti Autosport | Dallara DW12 | +1 volta | 109 | 
| 16 |  Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | Dallara DW12 | +1 volta | 109 | 
| 17 |  Max Chilton | Chip Ganassi Racing | Dallara DW12 | +1 volta | 109 | 
| 18 |  Oriol Servia |  Team Penske | Dallara DW12 | +1 volta | 109 | 
| 19 |  James Hinchcliffe |  Schmidt Peterson Motorsports | Dallara DW12 | +1 volta | 109 | 
| 20 |  Luca Filippi |  Dale Coyne Racing | Dallara DW12 | +2 voltas | 108 | 
| 21 |  Sébastien Bourdais | KVSH Racing | Dallara DW12 | +23 voltas | 87 | 
| 22 |  Josef Newgarden |  Ed Carpenter Racing | Dallara DW12 | +63 voltas | 47 | 
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
 
     
     
     
     
     
     
     
     
  
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
                            