Indy: Herta brilha em Laguna Seca e conquista terceira pole no ano; Castroneves é eliminado no Q1
Piloto da Andretti foi o mais rápido do treino classificatório em disputa emocionante com Rossi nos momentos finais
Colton Herta foi o mais rápido em Laguna Seca e garantiu a pole position do GP de Monterrey da Indy. O americano terminou à frente no Fast 6 do treino classificatório deste sábado (18), à frente de Alexander Rossi e Will Power, e larga da ponta pela terceira vez em 2021.
Dos postulantes ao título da temporada, Alex Palou e Pato O'Ward passaram para a parte final da qualificação e terminaram em quarto e sexto, respectivamente, já Josef Newgarden foi eliminado ainda no Q1. O brasileiro Helio Castroneves também não avançou para o Q2.
Q1
O Grupo 1, que abriu a sessão classificatória, terminou com a liderança de Herta, que nem precisou de muitas voltas para garantir o primeiro posto. Graham Rahal ficou a apenas 89 milésimos dele e O'Ward fechou o top 3.
Marcus Ericsson, Simon Pagenaud e Scott Dixon foram os últimos a passar para o Q2, com o neozelandês eliminando Romain Grosjean por cerca de apenas dois milésimos.
Classificação do Grupo 1
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Mph |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 26 | Colton Herta | Andretti Autosport | 5 | 1'10.902 | 113.633 | |
2 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | 7 | 1'10.991 | 0.089 | 113.490 |
3 | 5 | Patricio O'Ward | Arrow McLaren SP | 7 | 1'11.299 | 0.397 | 113.000 |
4 | 8 | Marcus Ericsson | Chip Ganassi Racing | 7 | 1'11.317 | 0.415 | 112.970 |
5 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | 7 | 1'11.377 | 0.475 | 112.876 |
6 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 7 | 1'11.527 | 0.625 | 112.639 |
7 | 51 | Romain Grosjean | Dale Coyne Racing | 7 | 1'11.530 | 0.628 | 112.635 |
8 | 7 | Felix Rosenqvist | Arrow McLaren SP | 6 | 1'11.544 | 0.642 | 112.612 |
9 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | 7 | 1'11.550 | 0.648 | 112.603 |
10 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 6 | 1'11.672 | 0.770 | 112.412 |
11 | 14 | Sébastien Bourdais | A.J. Foyt Enterprises | 7 | 1'11.977 | 1.075 | 111.935 |
12 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | 7 | 1'12.144 | 1.242 | 111.676 |
13 | 48 | Jimmie Johnson | Chip Ganassi Racing | 7 | 1'12.286 | 1.384 | 111.456 |
O segundo grupo, que contou com Castroneves, foi à pista logo em seguida. Oliver Askew foi o mais rápido, seguido de Alexander Rossi e Max Chilton. O líder do campeonato, Palou, não ficou fora do Q2 por pouco. Ele cravou a sexta colocação e teve que torcer para os rivais terminarem suas voltas acima de seu tempo.
Power e James Hinchcliffe foram os outros dois classificados, enquanto Helio ficou com o 11º tempo e de fora das próximas etapas da qualificação.
Classificação do Grupo 2
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Mph |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 45 | Oliver Askew | Rahal Letterman Lanigan Racing | 7 | 1'11.015 | 113.451 | |
2 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | 6 | 1'11.069 | 0.053 | 113.366 |
3 | 59 | Max Chilton | Carlin | 7 | 1'11.185 | 0.169 | 113.181 |
4 | 12 | Will Power | Team Penske | 7 | 1'11.283 | 0.268 | 113.025 |
5 | 29 | James Hinchcliffe | Andretti Autosport | 6 | 1'11.354 | 0.338 | 112.913 |
6 | 10 | Alex Palou | Chip Ganassi Racing | 7 | 1'11.439 | 0.424 | 112.778 |
7 | 18 | Ed Jones | Dale Coyne Racing | 7 | 1'11.469 | 0.453 | 112.731 |
8 | 3 | Scott McLaughlin | Team Penske | 6 | 1'11.576 | 0.561 | 112.562 |
9 | 20 | Conor Daly | Ed Carpenter Racing | 7 | 1'11.592 | 0.576 | 112.538 |
10 | 60 | Jack Harvey | Meyer Shank Racing | 6 | 1'11.668 | 0.653 | 112.417 |
11 | 06 | Helio Castroneves | Meyer Shank Racing | 6 | 1'11.807 | 0.791 | 112.201 |
12 | 21 | Rinus van Kalmthout | Ed Carpenter Racing | 6 | 1'12.284 | 1.268 | 111.460 |
13 | 77 | Callum Ilott | Juncos Hollinger Racing | 6 | 1'12.355 | 1.340 | 111.350 |
14 | 4 | Dalton Kellett | A.J. Foyt Enterprises | 6 | 1'12.605 | 1.590 | 110.967 |
Q2
Askew liderou os primeiros minutos da segunda parte ao marcar 1:11.680 e tinha larga vantagem sobre o tempo do segundo colocado até então, Rossi, que fez 1:12.131.
No entanto, todos os pilotos, com exceção de Hinchcliffe e Rahal, melhoraram suas voltas. Herta superou os rivais com 1:10.584, cerca de dois décimos à frente de Power e Palou, segundo e terceiro colocados. Askew ficou com o quarto posto.
Rossi e O'Ward completaram os classificados ao Fast 6. Ericsson, Dixon, Pagenaud, Chilton, Hinchcliffe e Rahal foram eliminados.
Classificação do Q2
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Mph |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 26 | Colton Herta | Andretti Autosport | 6 | 1'10.584 | 114.144 | |
2 | 12 | Will Power | Team Penske | 6 | 1'10.833 | 0.248 | 113.743 |
3 | 10 | Alex Palou | Chip Ganassi Racing | 6 | 1'10.835 | 0.250 | 113.740 |
4 | 45 | Oliver Askew | Rahal Letterman Lanigan Racing | 6 | 1'10.911 | 0.327 | 113.617 |
5 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | 6 | 1'10.916 | 0.332 | 113.609 |
6 | 5 | Patricio O'Ward | Arrow McLaren SP | 6 | 1'11.022 | 0.437 | 113.441 |
7 | 8 | Marcus Ericsson | Chip Ganassi Racing | 7 | 1'11.258 | 0.673 | 113.065 |
8 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 7 | 1'11.276 | 0.692 | 113.035 |
9 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | 7 | 1'11.306 | 0.722 | 112.988 |
10 | 59 | Max Chilton | Carlin | 5 | 1'11.308 | 0.724 | 112.985 |
11 | 29 | James Hinchcliffe | Andretti Autosport | 6 | 1'11.456 | 0.872 | 112.751 |
12 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | 7 | 1'12.593 | 2.008 | 110.986 |
Fast 6
Rossi liderou os primeiros momentos da última parte do treino, seguido de perto por Power e Herta. Os rivais revezavam posições no top 3 e protagonizavam boa disputa pela pole position.
Restando cerca de um minuto, O'Ward escapou e causou uma bandeira amarela, mas conseguiu retornar e teve que se contentar com o sexto lugar.
Em sua última tentativa, Herta superou o compatriota e cravou a primeira colocação com um tempo de 1:10.799. Será a terceira vez em 2021 que ele sai do posto mais alto do grid.
Classificação do Fast 6
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Mph |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 26 | Colton Herta | Andretti Autosport | 3 | 1'10.799 | 113.798 | |
2 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | 3 | 1'10.995 | 0.195 | 113.484 |
3 | 12 | Will Power | Team Penske | 3 | 1'11.131 | 0.332 | 113.266 |
4 | 10 | Alex Palou | Chip Ganassi Racing | 3 | 1'11.331 | 0.532 | 112.948 |
5 | 45 | Oliver Askew | Rahal Letterman Lanigan Racing | 3 | 1'11.893 | 1.094 | 112.065 |
6 | 5 | Patricio O'Ward | Arrow McLaren SP | 2 | 1'24.271 | 13.472 | 95.605 |
Saiba como F1 na BAND vem AMEAÇANDO GLOBO e quais GPs de MAIOR e MENOR audiência em 2021
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST: Caótico GP da Itália acirra ainda mais rivalidade Hamilton x Verstappen na F1
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.