Indy: Scott Dixon faz volta voadora e conquista pole position das 500 milhas de Indianápolis; Kanaan é 5º; confira o grid
Hexacampeão e lenda da categoria larga na ponta pela quarta vez no evento; brasileiros conseguem bons resultados

O grid de largada para as lendárias 500 milhas de Indianápolis foi definido neste domingo (23), com o hexacampeão e líder da temporada Scott Dixon conquistando a quarta pole position de sua carreira na história do evento, seguido de Colton Herta e Rinus Veekay. Os brasileiros Tony Kanaan e Helio Castroneves ficaram em quinto e oitavo, respectivamente.
O neozelandês foi o último a ir para a pista e, com uma velocidade média de 231.685 mph, desbancou os rivais do Fast Nine, os nove melhores que disputaram a primeira colocação do grid, definidos no último sábado.
Além dos líderes, outros cinco carros foram à pista para disputar as últimas três vagas no evento e não serem bumpados. Sage Karam, Will Power e Simona de Silvestro garantiram presença na corrida, enquanto Charlie Kimball e RC Enerson ficaram de fora.
Representando o Brasil, Tony Kanaan ficou no top 5, Hélio Castroneves larga da oitava colocação e Pietro Fittipaldi, apesar de não ter passado para o Fast Nine, foi o melhor estreante do grid ao se qualificar em 13º.
A 105ª edição das 500 Milhas de Indianápolis está marcada para o dia 30 de maio e a TV Cultura fará a transmissão no Brasil.
Confira o grid de largada:
Fast Nine
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Mph |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 9 | 4 | 2'35.383 | 231.685 | ||||
2 | 26 | Andretti Autosport with Curb-Agajanian | 4 | 2'35.403 | 0.019 | 0.019 | 231.655 | |
3 | 21 | 4 | 2'35.500 | 0.116 | 0.096 | 231.511 | ||
4 | 20 | 4 | 2'35.504 | 0.121 | 0.004 | 231.504 | ||
5 | 48 | 4 | 2'35.822 | 0.439 | 0.318 | 231.032 | ||
6 | 10 | 4 | 2'36.103 | 0.720 | 0.281 | 230.616 | ||
7 | 28 | 4 | 2'36.182 | 0.799 | 0.078 | 230.499 | ||
8 | 06 | 4 | 2'36.280 | 0.896 | 0.097 | 230.355 | ||
9 | 8 | 4 | 2'36.305 | 0.921 | 0.025 | 230.318 |
10º ao 30º
10 | 27 | 4 | 2'35.813 | 0.525 | 0.039 | 231.046 | ||
11 | 18 | Dale Coyne Racing with Vasser Sullivan | 4 | 2'35.814 | 0.527 | 0.001 | 231.044 | |
12 | 5 | Arrow McLaren SP | 4 | 2'35.936 | 0.648 | 0.121 | 230.864 | |
13 | 51 | Dale Coyne Racing with RWR | 4 | 2'35.948 | 0.660 | 0.012 | 230.846 | |
14 | 7 | Arrow McLaren SP | 4 | 2'36.016 | 0.729 | 0.068 | 230.744 | |
15 | 30 | 4 | 2'36.041 | 0.754 | 0.024 | 230.708 | ||
16 | 29 | Andretti Steinbrenner Autosport | 4 | 2'36.139 | 0.852 | 0.097 | 230.563 | |
17 | 3 | 4 | 2'36.143 | 0.856 | 0.004 | 230.557 | ||
18 | 15 | 4 | 2'36.168 | 0.880 | 0.024 | 230.521 | ||
19 | 47 | 4 | 2'36.231 | 0.944 | 0.063 | 230.427 | ||
20 | 60 | 4 | 2'36.392 | 1.104 | 0.160 | 225.496 | ||
21 | 2 | 4 | 2'36.473 | 1.186 | 0.081 | 230.071 | ||
22 | 1 | 4 | 2'36.535 | 1.248 | 0.061 | 229.980 | ||
23 | 45 | 4 | 2'36.556 | 1.268 | 0.020 | 229.949 | ||
24 | 86 | Arrow McLaren SP | 4 | 2'36.596 | 1.308 | 0.039 | 229.891 | |
25 | 98 | Andretti Herta-Haupert with Marco & Curb-Agajanian | 4 | 2'36.608 | 1.321 | 0.012 | 229.872 | |
26 | 22 | 4 | 2'36.673 | 1.385 | 0.064 | 229.778 | ||
27 | 14 | 4 | 2'36.696 | 1.409 | 0.023 | 229.744 | ||
28 | 25 | 4 | 2'36.716 | 1.429 | 0.020 | 229.714 | ||
29 | 59 | 4 | 2'36.919 | 1.632 | 0.202 | 229.417 | ||
30 | 4 | 4 | 2'37.671 | 2.384 | 0.752 | 228.323 |
Last Row Shootout (três últimos)
31 | 24 | 4 | 2'37.098 | 229.156 | ||||
32 | 12 | 4 | 2'37.290 | 0.192 | 0.192 | 228.876 | ||
33 | 16 | Paretta Autosport | 4 | 2'37.650 | 0.552 | 0.359 | 228.353 |
F1 2021: VERSTAPPEN vence em MÔNACO e assume a liderança em dia de pesadelo para HAMILTON | PÓDIO
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST: O GP de Mônaco ainda é o ponto alto da F1?
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.