Newgarden dá show e vence em Iowa; Kanaan é sétimo
Com desempenho arrasador, Newgarden voa no oval curto de Iowa e vence de ponta a ponta; brasileiros dão azar com bandeiras amarelas
Nada impediu uma atuação de gala de Josef Newgarden ontem em Iowa. Nem o fato de ainda estar se recuperando das fraturas sofridas em violento acidente recente no Texas, nem a exigência física do oval curto de 0,894 milha (1,43 Km) que chega a provocar 5G (cinco vezes a força da gravidade) sobre os pilotos nas curvas.
Após largar em segundo, Josef Newgarden teve uma atuação de gala e venceu a etapa de Iowa da Indy de ponta a ponta (só saiu dela nos pits, ficando na frente em 282 das 300 voltas). Foi a terceira vitória na carreira do americano da equipe Ed Carpenter. Ele festejou o triunfo na décima etapa da temporada (de um total de 16) justamente no décimo aniversário da Indy no Iowa Speedway.
Quem também se deu bem foi Will Power. O piloto da Penske, vencedor das duas últimas etapas da Indy, superou Simon Pagenaud e Scott Dixon no final para finalizar em segundo. Dixon fechou em terceiro, com o francês em quarto e Mikhail Aleshin em quinto. Após a dominação dos motores Chevrolet, o russo foi o primeiro entre os motores Honda.
Já para os brasileiros o dia não foi tão bom. Kanaan finalizou em sétimo e Helio Castroneves foi apenas o 13º após ter tido azar de fazer seus pits justamente antes de duas bandeiras amarelas.
Pagenaud segue na ponta da tabela com 409 pontos, mas agora seguido por Newgarden, que assumiu o lugar de Castroneves na vice-liderança, com 336. O terceiro é Will Power, com 334, à frente de Dixon que tem 321. Helinho caiu de segundo para quinto, com 318 pontos. Kanaan tem 306 e é o sexto.
Próxima etapa da Indy é no dia 17 de julho no circuito de rua de Toronto. Das seis provas restantes, duas são em ovais (Texas e Pocono), uma em pista de rua (Toronto) e três em circuitos mistos (Mid-Ohio, Watkins Glen e Sonoma).
A PROVA
Apesar da proximidade dos carros no oval curto, a largada foi limpa. Saindo na pole, Pagenaud logo foi ultrapassado pelo americano Josef Newgarden, que iniciava assim um desempenho arrasador que durou até a bandeira quadriculada.
Castroneves manteve a terceira colocação da largada enquanto Tony Kanaan subiu de sexto para quarto. Will Power fechava o top 5. Todos seguidos por Chilton, Aleshin e Dixon. Com 15 voltas os ponteiros começaram a enfrentar tráfego.
Com 40 voltas completadas, alguns pilotos começaram a sentir o desgaste dos pneus. Um deles foi Tony Kanaan. Isso viria a se repetir com o brasileiro sempre após um determinado número de voltas depois das trocas nos pits.
Na volta 48, Helio Castroneves foi o primeiro entre os ponteiros a fazer seu pit. No balanço final da primeira janela de pits, que durou longas 20 voltas, a ordem na prova tinha Newgarden, Pagenaud, Castroneves, Kanaan e Montoya em quinto.
Mostrando estar com o carro na mão, Newgarden abria vantagem sobre todo mundo. Com 78 voltas, seu ritmo era tão forte que ele colocou uma volta em Tony Kanaan, então quarto. Na 84, pôs uma volta de vantagem sobre Castroneves, o terceiro.
Para se ter uma ideia da dominação de Newgarden, com menos de 100 voltas das 300 programadas, ele colocou duas voltas de vantagem sobre o 13º colocado e chegou perto de Pagenaud, que era o segundo. Só não colocou uma volta sobre o francês por conta do tráfego.
A primeira bandeira amarela surgiu na volta 109 quando explodiu o motor de Ryan Hunter-Reay. Foi emblemático para sintetizar os problemas da equipe Andretti, que tem tradição de dominar as provas em Iowa, e de Hunter-Reay, que havia vencido três das últimas quatro corridas no circuito.
A bandeira amarela ajudou todo o pelotão que estava uma volta atrás de Newgarden e deixou novamente 13 pilotos na mesma volta, além de agrupá-los.
Na passagem 176, Montoya superou Castroneves e o brasileiro foi para o pit. Mas quatro voltas depois o motor do carro do colombiano explodiu, causando nova bandeira amarela. Assim, o timing do pit de Castroneves foi ruim para o brasileiro. A prova recomeçou na volta 189 e chegou aos dois terços com Newgarden, Pagenaud, Power, Kanaan, Dixon, Aleshin e Bourdais na frente.
Um pouco depois Dixon aproveitou-se de nova perda de rendimento do carro de Kanaan e pulou para quarto, apertando Power, a quem superou na volta 228. Na 232, Dixon assumiu a segunda colocação ao ultrapassar Pagenaud e ameaçou ser o perseguidor de Newgarden. Em vão.
Na volta 247, Max Chilton rodou levando a nova bandeira amarela. E novamente foi péssimo para os brasileiros, pois Castroneves e Kanaan haviam acabado de fazer o pit em bandeira verde. A prova recomeçou na 260 e faltando 10 voltas para o final Power superou Aleshin e Pagenaud e subiu para a terceira colocação. Na passagem 295 ele ultrapassou Dixon para ficar em segundo. Newgarden? Esse já estava recebendo a bandeira quadriculada.
Indy 2016 Iowa - Resultado da prova
Cla | # | Piloto | Voltas | Tempos | Gap | Intervalo | Mph | Pits | Retiradas | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 21 | Josef Newgarden | 300 | 1:52'16.3613 | 143.33 | 4 | 53 | ||||
2 | 12 | Will Power | 300 | 1:52'20.6441 | 4.2828 | 4.2828 | 143.239 | 4 | 40 | ||
3 | 9 | Scott Dixon | 300 | 1:52'21.8698 | 5.5085 | 1.2257 | 143.212 | 4 | 36 | ||
4 | 22 | Simon Pagenaud | 300 | 1:52'22.5440 | 6.1827 | 0.6742 | 143.198 | 4 | 34 | ||
5 | 7 | Mikhail Aleshin | 300 | 1:52'23.3999 | 7.0386 | 0.8559 | 143.18 | 4 | 30 | ||
6 | 98 | Alexander Rossi | 299 | 1:52'17.7462 | 1 Lap | 1 Lap | 142.822 | 4 | 29 | ||
7 | 10 | Tony Kanaan | 299 | 1:52'24.1862 | 1 Lap | 6.4400 | 142.686 | 4 | 26 | ||
8 | 11 | Sébastien Bourdais | 299 | 1:52'25.9198 | 1 Lap | 1.7336 | 142.649 | 5 | 24 | ||
9 | 5 | James Hinchcliffe | 299 | 1:52'31.5162 | 1 Lap | 5.5964 | 142.531 | 4 | 22 | ||
10 | 83 | Charlie Kimball | 299 | 1:52'31.8056 | 1 Lap | 0.2894 | 142.525 | 4 | 20 | ||
11 | 14 | Takuma Sato | 298 | 1:52'18.9344 | 2 Laps | 1 Lap | 142.32 | 4 | 19 | ||
12 | 26 | Carlos Munoz | 298 | 1:52'19.8414 | 2 Laps | 0.9070 | 142.301 | 5 | 18 | ||
13 | 3 | Helio Castroneves | 298 | 1:52'27.6624 | 2 Laps | 7.8210 | 142.136 | 4 | 17 | ||
14 | 27 | Marco Andretti | 298 | 1:52'29.7522 | 2 Laps | 2.0898 | 142.092 | 4 | 16 | ||
15 | 41 | Jack Hawksworth | 298 | 1:52'30.9600 | 2 Laps | 1.2078 | 142.066 | 4 | 15 | ||
16 | 15 | Graham Rahal | 297 | 1:52'17.2826 | 3 Laps | 1 Lap | 141.877 | 4 | 14 | ||
17 | 19 | Gabby Chaves | 293 | 1:52'25.5470 | 7 Laps | 4 Laps | 139.795 | 5 | 13 | ||
18 | 20 | Ed Carpenter | 284 | 1:52'34.3399 | 16 Laps | 9 Laps | 135.324 | 4 | 12 | ||
19 | 8 | Max Chilton | 274 | 1:52'34.8394 | 26 Laps | 10 Laps | 130.55 | 4 | 12 | ||
20 | 2 | Juan Pablo Montoya | 179 | 1:10'55.9281 | 121 Laps | 95 Laps | 135.363 | 2 | Mechanical | 10 | |
21 | 18 | Conor Daly | 141 | 55'55.8203 | 159 Laps | 38 Laps | 135.226 | 3 | Mechanical | 9 | |
22 | 28 | Ryan Hunter-Reay | 105 | 34'22.7495 | 195 Laps | 36 Laps | 163.826 | 1 | Mechanical | 8 |
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