Power domina corrida em São Petersburgo; Castroneves é o 3º
Australiano supera Sato no início da corrida e mantém primeiro lugar em prova de abertura pouco movimentada
Passando Hélio Castroneves na última relargada, e até tentando superar Power no fim da corrida, Ryan Hunter-Reay começou 2014 em segundo lugar. Mesmo mostrando que a Andretti, estreando com os motores Honda, tinha um bom carro para lutar pela vitória, o campeão de 2012 não foi páreo para Power.
Castroneves fechou o pódio, na pista onde foi o segundo em 2013. O campeão da temporada passada, Scott Dixon, ficou em um sólido quarto lugar, vencendo duelo com o francês Simon Pagenaud e o brasileiro Tony Kanaan, que largou em segundo mas desde o início não demonstrou ter velocidade para lutar pela vitória. Pole position, Sato começou 2014 com um sétimo lugar.
Wilson, Newgarden e Briscoe fecharam o Top 10. Em corrida difícil, o colombiano Juan Pablo Montoya largou em 18º e chegou na 15ª posição.
Até primeira janela de pits, pouco houve na prova deste domingo. Sato manteve a ponta, com Hunter-Reay, que passou Kanaan, em segundo. O brasileiro, estreando pela Chip Ganassi, não começou bem a prova. Depois de ser ultrapassado pelo campeão de 2012, foi vencido por Will Power e Hélio Castroneves antes da primeira parada nos pits.
Após a primeira rodada de pit stops, os seis primeiros eram Sato, que era atacado por Power, seguido por Castroneves, Hunter-Reay, Wilson e Kanaan. Reestreando na categoria, Juan Pablo Montoya era o décimo depois de ter saído de 18º.
A liderança de Sato durou até a volta 30, quando Power o passou por fora na curva 1, confirmando a manobra com a preferência na curva 2. Voltas depois foi a vez de Montoya perder ritmo, sendo ultrapassado por vários pilotos. O colombiano da Penske teve de ir aos pits e voltou em último. Sem abandonos até a metade da prova, Castroneves e Hunter-Reay ganharam a posição de Sato, que caiu para quinto. Quarto na ocasião, Conway foi para cima Hunter-Reay e tomou o terceiro lugar do americano.
Na volta 70 Will Power ainda liderava, com Castroneves a 4.7s o australiano. O piloto diminuía sistematicamente a diferença, que chegara a ser de 12 segundos. Conway em terceiro era seguido de Hunter-Reay, Sato, Dixon e Tony Kanaan em sétimo lugar.
Na volta 75 veio a primeira bandeira amarela. O norte-americano Charlie Kimball errou na entrada da curva 1 e bateu. Mesmo dando ré, o piloto deixou seu carro apagar. Na terceira janela de pits, Power voltou na frente, seguido de Castroneves, Hunter-Reay, Dixon, Conway, Kanaan e Sato em sétimo.
Na relargada, Will Power segurou o grid por tempo demais reduzindo a velocidade, o que fez com que o estreante Jack Hawksworth rodasse e jogasse Marco Andretti no muro. Com nova bandeira amarela, Marco abandonou. Jack voltou aos boxes, e Castroneves perdeu a segunda posição para Hunter-Reay em seguida.
O norte-americano foi para cima do australiano Power, mas nas 20 voltas finais não conseguiu manter seu ritmo no mesmo nível de Will, que venceu pela segunda vez o GP nas ruas de São Petersburgo e pela terceira vez seguida na categoria.
Confira o resultado:
1. #12 Will Power (Chevrolet) 110 voltas
2. #28 Ryan Hunter-Reay (Honda) a 1.9475s
3. #3 Helio Castroneves (Chevrolet) a 7.8716s
4. #9 Scott Dixon (Chevrolet) a 15.9685s
5. #77 Simon Pagenaud (Honda) a 17.3937s
6. #10 Tony Kanaan (Chevrolet) a 20.8561s
7. #14 Takuma Sato (Honda) a 20.8561s
8. #19 Justin Wilson (Honda) a 21.0622s
9. #67 Josef Newgarden (Honda) a 21.5544s
10. #8 Ryan Briscoe (Chevrolet) a 23.9897s
11. #17 Sebastian Saavedra (Chevrolet) a 34.4041s
12. #7 Mikhail Aleshin (Honda) a 34.9969s
13. #11 Sebastien Bourdais (Chevrolet) a 35.3526s
14. #15 Graham Rahal (Honda) a 38.9881s
15. #2 Juan Pablo Montoya (Chevrolet) a 40.3350s
16. #20 Mike Conway (Chevrolet) a 40.9140s
17. #34 Carlos Munoz (Honda) a 44.6244s
18. #18 Carlos Huertas (Honda) a 47.5637s
19. #27 James Hinchcliffe (Honda) a 1 volta
20. #83 Charlie Kimball (Chevrolet) a 2 voltas
Abandonaram
#98 Jack Hawksworth (Honda) a 27 voltas
#25 Marco Andretti (Honda) a 28 voltas
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.