Relato da corrida
Indy Mid-Ohio

Rahal vence em Mid-Ohio e esquenta briga pelo título da Indy

Graham Rahal contou com a estratégia – e com a sorte – para conquistar a segunda vitória na temporada e ficar a nove pontos de Juan Pablo Montoya na briga pelo título; Kanaan foi o quinto e Castroneves chegou em 15º

Graham Rahal, Rahal Letterman Lanigan Racing Honda

Graham Rahal contou com uma estratégia precisa e com a sorte para vencer o GP de Mid-Ohio, realizado neste domingo (2), e se colocar de vez como o principal adversário de Juan Pablo Montoya na briga pelo título da temporada 2015 da Indy. O colombiano se deu mal com as bandeiras amarelas e terminou a prova apenas na 11ª primeira posição.

Scott Dixon, o pole, largou bem e manteve a liderança. Bourdais pulou para segundo e Castroneves para terceiro. Power foi mal e caiu para quinto, ultrapassado também por Josef Newgarden. Os onze primeiros largaram com os pneus macios – o primeiro com os mais duros era Marco Andretti, que partiu em 12º e perdeu uma posição na primeira volta.

Na terceira volta, Power tentou atacar Newgarden e saiu da pista. Ao voltar, o australiano teve um leve toque com Charlie Kimball, que acabou rodando logo depois, ficando parado na caixa de brita. A direção de prova acionou, então, a primeira bandeira amarela da prova.

A relargada foi dada na sétima volta e as três primeiras posições foram mantidas, enquanto newgarden perdeu posições para Luca Filippi, Ryan Hunter-Reay e Power, despencando para sétimo, com Tony Kanaan logo atrás. Na 12ª volta, alguns pilotos do pelotão intermediário já faziam os primeiros pit stops.Enquanto isso, Juan Pablo Montoya ultrapassava Kanaan e subia para oitavo.

No 16º giro, Power parou para trocar pneus e reabastecer, além de trocar a asa dianteira, avariada no toque com Kimball. Com isso o atual campeão voltou na 18ª posição. Com 20 voltas completadas, Dixon tinha uma vantagem confortável sobre Bourdais – na casa de 5.6s. Na 22ª volta, a segunda bandeira amarela da corrida foi acionada – Stefano Coletti e Takuma Sato se tocaram no final da reta oposta, deixando detritos na pista.

Os que ainda não tinham parado – entre eles Dixon, Bourdais, Castroneves, Kanaan e Filippi – aproveitaram a bandeira amarela para entrar nos pits. Com tudo embaralhado, Tristan Vautier assumiu a liderança, seguido por Montoya e Graham Rahal. Nova relargada na 26ª volta e Vautier seguiu na ponta, mas Justin Wilson superou o colombiano para assumir o segundo posto. Naquele momento, Dixon – com os pneus mais duros – era o 12º, Castroneves o 13º e Kanaan o 16º.

Vautier parou na 33ª volta e perdeu tempo na troca do pneu dianteiro esquerdo, retornando à pista em 20º. No 38º giro, Dixon foi aos pits novamente para tirar os pneus duros e voltar com pista livre e andar rápido – estratégia seguida por Hunter-Reay. Na volta 40, Wilson finalmente fez o segundo pit stop, deixando a liderança nas mãos de Montoya, que entrou nos pits duas voltas depois. Com a reorganização das posições e a prova chegando à metade, Castroneves era o líder, seguido por Kanaan e pelo colombiano. Os brasileiros, no entanto vinham em uma estratégia diferente e estavam prestes a entrar nos boxes.

Foi o que aconteceu na volta 49 e ambos retornaram à pista com os compostos mais duros – o piloto da Penske voltou em nono, enquanto o representante da Ganassi retornou em 13º. Com 50 voltas completadas, o grupo dos dez primeiros era formado por Montoya, Newgarden, Rahal, Wilson, Power, Simon Pagenaud, Dixon, Castroneves, Vautier e Marco Andretti.

Na volta 61, Vautier e Filippi abriram a última rodada de pit stops. Três voltas depois, foi a vez de Dixon e Hunter-Reay, enquanto Wilson fez o mesmo no giro seguinte, assim como Kanaan. Na 66ª volta, Sage Karam ficou ao contrário na pista e deixou o carro morrer, gerando a terceira bandeira amarela da prova. Esse foi o momento-chave para Rahal, que conseguiu chegar ao pit lane antes do fechamento dos boxes. Os que ainda não tinham parado acabaram se dando mal – casos de Montoya, Castroneves, Power, Newgarden e Andretti, entre outros. Após as paradas, Rahal era o líder, seguido Wilson, Pagenaud, Dixon e Vautier. Kanaan era o sexto e Castroneves voltou dos pits em 15º.

Nova relargada na 70ª volta e Kanaan superou Vautier, subindo para quinto. No fundo, Kimball se envolveu em outra confusão – desta vez com Ryan Briscoe – e rodou novamente, mas retornou à prova. Faltando dez voltas para o final, Kimball rodou pela terceira vez ao ser tocado por Rodolfo Gonzalez, gerando a quarta e última amarela da prova.

A bandeira verde foi acionada a sete voltas para o fim da prova. Wilson utilizou o push-to-pass para tentar roubar a liderança de Rahal, mas o norte-americano conseguiu defender a posição. O piloto da Andretti ainda tinha mais um acionamento, mas o líder da prova conseguiu livrar boa vantagem e não foi incomodado até a bandeira quadriculada. Wilson foi o segundo, Pagenaud foi o terceiro, Dixon em quarto e Kanaan completou o grupo dos cinco primeiros. Castroneves cruzou a linha de chegada em 15º.

No campeonato, Montoya permanece na liderança, agora seguido de perto por Rahal, faltando apenas duas etapas para o final da temporada – Pocono e Sonoma.

A próxima etapa da Indy acontece no dia 23 de agosto, no trioval de Pocono.

 

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