Rossi bate Dixon pela pole da Indy em Long Beach; Leist e Kanaan são 20º e 21º
Norte-americano da Andretti supera australiano da Chip Ganassi no final para garantir segunda pole consecutiva no circuito dos EUA
Norte-americano da Andretti, Alexander Rossi fez uma brilhante volta de qualificação para marcar a sua segunda pole consecutiva na etapa de Long Beach da IndyCar. O ex-Fórmula 1 cravou a marca de 66s481 para bater o neozelandês Scott Dixon, da Chip Ganassi, por 0s266. Fechando o top-3, apareceu o australiano Will Power, da Penske.
Apesar de treinos positivos na sexta-feira, os brasileiros Matheus Leist e Tony Kanaan não tiveram uma boa sessão classificatória neste sábado. Leist largará apenas na 20º posição com a AJ Foyt. Seu conterrâneo teve mais o que lamentar. Kanaan largará imediatamente atrás do companheiro, em 21º. O veterano campeão da Indy em 2004 e das 500 Milhas de Indianápolis vinha em sexto em seu grupo, mas bateu na curva 6 e foi eliminado.
O norte-americano Josef Newgarden e o francês Simon Pagenaud, ambos da Penske, completaram os cinco mais rápidos, respectivamente. Graham Rahal, da Rahal Letterman Lanigan Racing, foi o mais lento do grupo de seis pilotos classificados para tentar a pole position em Long Beach.
Ryan Hunter-Reay, norte-americano da Andretti, foi a surpresa negativa da sessão. Depois de liderar um dos treinos livres, ele ficou de fora da busca pelo primeiro posto em função de um erro de estratégia de pneus. Logo atrás, vem o vencedor da última etapa, o japonês Takuma Sato, da Rahal Letterman Lanigan Racing.
O mexicano Patricio O'Ward ficou em nono com o carro da Carlin. O novato Colton Herta, mais jovem vencedor da história da Indy, fecha o top-10 do grid de largada de Long Beach com a Harding, à frente de Marco Andretti, da equipe que leva seu sobrenome.
No último posto do Q2, aparece Felix Rosenqvist. O sueco da Chip Ganassi tentava volta rápida para ingressar no grupo dos seis mais rápidos e tentar a pole, mas acabou travando o pneu e batendo contra uma barreira de pneus.
Firestone Fast Six:
Pos. | # | Driver | Team | Time | Gap |
---|---|---|---|---|---|
1 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | 1'06.4811 | |
2 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 1'06.7479 | 0.2668 |
3 | 12 | Will Power | Team Penske | 1'06.8748 | 0.3937 |
4 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | 1'06.9096 | 0.4285 |
5 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | 1'07.1877 | 0.7066 |
6 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | 1'07.3052 | 0.8241 |
Q2:
Pos. | # | Driver | Team | Time | Gap |
---|---|---|---|---|---|
1 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 1'06.6566 | |
2 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | 1'06.7644 | 0.1078 |
3 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | 1'06.9328 | 0.2762 |
4 | 12 | Will Power | Team Penske | 1'06.9620 | 0.3054 |
5 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | 1'07.0414 | 0.3848 |
6 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | 1'07.0710 | 0.4144 |
7 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 1'07.1520 | 0.4954 |
8 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | 1'07.2626 | 0.6060 |
9 | 31 | Patricio O'Ward | Carlin | 1'07.2764 | 0.6198 |
10 | 88 | Colton Herta | Harding Racing | 1'07.7721 | 1.1155 |
11 | 98 | Marco Andretti | Andretti Autosport | 1'08.3746 | 1.7180 |
12 | 10 | Felix Rosenqvist | Chip Ganassi Racing | 1'08.4410 | 1.7844 |
Q1 Group 2:
POs. | # | Driver | Team | Time | Gap |
---|---|---|---|---|---|
1 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | 1'06.8621 | |
2 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 1'07.0080 | 0.1459 |
3 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | 1'07.1474 | 0.2853 |
4 | 98 | Marco Andretti | Andretti Autosport | 1'07.2040 | 0.3419 |
5 | 88 | Colton Herta | Harding Racing | 1'07.2201 | 0.3580 |
6 | 31 | Patricio O'Ward | Carlin | 1'07.2620 | 0.3999 |
7 | 18 | Sébastien Bourdais | Dale Coyne Racing | 1'07.3135 | 0.4514 |
8 | 59 | Max Chilton | Carlin | 1'07.4577 | 0.5956 |
9 | 60 | Jack Harvey | Meyer Shank Racing | 1'07.5287 | 0.6666 |
10 | 4 | Matheus Leist | A.J. Foyt Enterprises | 1'07.7317 | 0.8696 |
11 | 26 | Zach Veach | Andretti Autosport | 1'07.7822 | 0.9201 |
12 | 21 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | 1'07.8763 | 1.0142 |
Q1 Group 1:
Pos. | # | Driver | Team | Time | Gap |
---|---|---|---|---|---|
1 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | 1'07.7245 | |
2 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 1'07.7307 | 0.0062 |
3 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | 1'07.7836 | 0.0591 |
4 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | 1'07.8102 | 0.0857 |
5 | 12 | Will Power | Team Penske | 1'08.0121 | 0.2876 |
6 | 10 | Felix Rosenqvist | Chip Ganassi Racing | 1'08.0811 | 0.3566 |
7 | 19 | Santino Ferrucci | Dale Coyne Racing | 1'08.1008 | 0.3763 |
8 | 5 | James Hinchcliffe | Schmidt Peterson Motorsports | 1'08.1811 | 0.4566 |
9 | 20 | Ed Jones | Ed Carpenter Racing | 1'08.7711 | 1.0466 |
10 | 7 | Marcus Ericsson | Schmidt Peterson Motorsports | 1'08.9516 | 1.2271 |
11 | 14 | Tony Kanaan | A.J. Foyt Enterprises | 3'22.3800 | 2'14.6555 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.