Recomendado para você

Diogo Moreira é 21º em estreia na MotoGP com a LCR; Aprilia faz dobradinha no teste de Valência

Diogo Moreira é 21º em estreia na MotoGP com a LCR; Aprilia faz dobradinha no teste de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Diogo Moreira é 21º em estreia na MotoGP com a LCR; Aprilia faz dobradinha no teste de Valência
Piloto de rally morre após acidente em trilha na Espanha

Piloto de rally morre após acidente em trilha na Espanha

Rally
Rally
Piloto de rally morre após acidente em trilha na Espanha
Como Audi pode usar experiência no Dakar e F-E para estreia na F1?

Como Audi pode usar experiência no Dakar e F-E para estreia na F1?

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
Como Audi pode usar experiência no Dakar e F-E para estreia na F1?
Por que as equipes de F1 estão correndo para finalizar seus carros de 2026 "muito mais cedo" que o normal?

Por que as equipes de F1 estão correndo para finalizar seus carros de 2026 "muito mais cedo" que o normal?

Fórmula 1
Fórmula 1
Por que as equipes de F1 estão correndo para finalizar seus carros de 2026 "muito mais cedo" que o normal?
F1 - Brown: 'Norris e Piastri trouxeram agressividade de Verstappen de volta'

F1 - Brown: 'Norris e Piastri trouxeram agressividade de Verstappen de volta'

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1 - Brown: 'Norris e Piastri trouxeram agressividade de Verstappen de volta'
Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde

Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde
ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?

ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?

Fórmula 1
Fórmula 1
ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?
Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Sato pede conselhos ao ChatGPT depois de falha no pit stop das 500 Milhas de Indianápolis

Piloto japonês freou um pouco tarde demais no pit lane, deslizou sobre marcadores da garagem e depois perguntou à IA o que ele tinha feito de errado

Missglückter Boxenstopp: Takuma Sato fragt ChatGPT um Rat!

No automobilismo, alguns centésimos são cruciais, não apenas na pista de corrida, mas também no pit lane. O piloto da Indy, Takuma Sato, vivenciou isso em primeira mão quando ultrapassou as marcações durante seu pit stop na Indy 500, teve que ser empurrado para trás e, como resultado, perdeu muito tempo na prova. Após a corrida, o piloto japonês consultou o ChatGPT, software de Inteligência Artificial, para analisar seu erro - com um resultado empolgante.

Leia também:

"Eu errei e perdi o ponto de frenagem por 1,8 metro", disse Sato após 500 Milhas de Indianápolis de 2025. "As pessoas disseram: 'Talvez você devesse ter freado um segundo antes'. Pensei comigo mesmo: 'Isso é verdade. Mas é claro que eu tinha que analisar os detalhes. Foi por isso que consultei o ChatGPT".

Sua pergunta: "Estou dirigindo a 60 milhas por hora [96,5 km/h] no pit lane, mas fui seis metros mais longe. Quanto antes eu deveria ter freado para atingir as marcações?" A resposta: "Sete centésimos! Eu deveria ter freado muito mais cedo, isso é menos de um centésimo. Isso teria me levado a uma parada perfeita".

Se agora pegarmos esses dados e os convertermos em metros, o ChatGPT afirmaria que Sato teria que frear 1,88 metros antes para fazer uma parada perfeita nos boxes. Em sete centésimos de segundo, o carro percorre 1,88 metro a 96,5 km/h. Portanto, são os pequenos detalhes que são cruciais: Um pequeno erro e até mesmo um piloto experiente como Sato perde muitos segundos valiosos.

Afinal de contas, Sato terminou a Indy 500 entre os 10 primeiros, em nono lugar. 2025 foi a 16ª participação do piloto de 48 anos na lendária corrida da Indy, que ele já venceu duas vezes: em 2017 e 2020. 2022 foi sua última temporada em tempo integral. Desde então, o piloto japonês só competiu na Indy 500, mais recentemente pela Rahal Letterman Lanigan Racing. Foi o sexto resultado entre os 10 primeiros de sua carreira no oval do Indianapolis Motor Speedway.

MOLINA SINCERÃO sobre PUNIÇÕES a MAX, Leclerc e Russell! 'HAMILTON x Ferrari', DRUGOVICH e BORTOLETO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Indy: Collet conquista 2º lugar em Detroit e sobe para 3° no campeonato
Próximo artigo Tricampeão da Indy, Palou rejeita Fórmula 1: "Por que desperdiçar três ou quatro anos?"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros