Celis vai disputar Indy Lights com Juncos Racing
Depois de dois anos como piloto de desenvolvimento da Force India, piloto mexicano Alfonso Celis Jr. decidiu migrar para categoria norte-americana
O piloto mexicano Alfonso Celis mudará de ares em 2018, deixando as categorias europeias para se envolver com o automobilismo norte-americano na Indy Lights, a fim de competir em um futuro próximo na IndyCar.
Alfonso Celis Jr fará sua primeira temporada na Indy Lights com equipe campeã, Juncos Racing, com quem começa nesta sexta-feira seu trabalho de adaptação no oval de Homestead-Miami nesta que será sua primeira vez com este carro e em um circuito oval.
"Estou muito animado para começar esta nova aventura. Me sinto em casa, já que a Juncos Racing é uma equipe latina. Estou muito animado porque é um novo desafio para mim", disse Celis Jr. ao Motorsport.com.
Celis Jr indicou que havia abordagens para fazer a entrada direta para IndyCar, no entanto, que ele considerava "colocar os pés no chão e foi uma decisão muito madura" competir na categoria de acesso para a principal.
"Estou muito animado. Será a primeira vez que compito em ovais. Há muito a aprender, como por exemplo, não sabia que cada pneu tinha uma medida diferente. Há muitas coisas com as quais eu tenho que me acostumar. Havia opções para me promover à IndyCar, mas foi uma decisão que tomamos com paciência e acho que é a coisa certa a fazer".
"Venho aqui para lutar pelos melhores resultados, mas também devo ter meus pés no chão e reconhecer que há um longo caminho a percorrer. Existe um processo de adaptação que devo fazer".
Sobre sua chegada à Juncos Racing, ele enfatizou que terá as ferramentas necessárias para um processo de aprendizagem correto.
"Eu cheguei a uma equipe profissional, me impressionei quando cheguei ao workshop, é comparável ao nível de qualquer oficina da Fórmula 1. O trabalho é muito profissional. Além disso, há uma atmosfera latina e isso facilita a compreensão. A equipe está aqui para ganhar, como eu".
O sonho da F1
Alfonso Celis Jr. serviu em 2016 e 2017 como piloto de desenvolvimento da Force India na Fórmula 1. Embora o mexicano tenha admitido que houve oportunidades para continuar, ele preferiu tomar o caminho para os Estados Unidos.
"Os três anos Force India me serviram de muita aprendizagem, muito sacrifício e acho que amadureci muito como piloto e ser humano. Meu último dia de testes com eles, no Autódromo Hermanos Rodriguez, depois do GP do México, consegui tempos semelhantes aos dos pilotos oficiais, o que me deixa feliz".
"Eu não queria ficar sem correr. Sem opções de ter uma assento oficial na Fórmula 1, porque todo mundo está ocupado e, embora poderia continuar em uma posição semelhante, não era o que eu queria".
"Eu tenho 21 anos e sou muito jovem. A Fórmula 1 não é algo para descartar, mas agora eu quero correr. Não era o caso de fazer a Fórmula 2, depois de ter estado entre os três primeiros na World Series, então eu acho que este é o melhor caminho".
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.