Moto2: González é desclassificado do GP da Indonésia e vê diferença para Diogo Moreira despencar para apenas 9 pontos
Com a mudança no resultado, líder do Mundial sai da Indonésia com uma pequena vantagem para o brasileiro

Um anúncio que traz um impacto gigantesco na disputa pelo título da Moto2. A direção de prova da FIM confirmou a desclassificação de Manu González do GP da Indonésia deste domingo por conta de uma infração técnica. Com isso, o líder do Mundial perde o segundo lugar conquistado na prova e vê sua vantagem para Diogo Moreira despencar de 29 para apenas nove pontos.
González havia saído feliz da prova da Moto2, por ter minimizado os danos, sem conseguir ritmo para bater de frente para Diogo, que conquistou sua terceira vitória na temporada. Com o resultado inicial, ele havia segurado a diferença para o brasileiro próximo dos 30 pontos, dando uma vantagem significativa na luta pelo título.
Mas, três horas após a bandeira quadriculada, o espanhol sofreu um duro golpe ao ser desclassificado por uma infração técnica.
O painel de comissários liderado por Simon Crafar emitiu um comunicado explicando que o piloto da Dynavolt Intact GP foi desclassificado da 18ª corrida da atual temporada por usar um software não-homologado, especificamente da unidade de controle eletrônico. É algo que sempre rende este tipo de penalidade, em todas as categorias, como aconteceu com Ai Ogura em Termas de Rio Hondo no início da temporada.
"Em 5 de outubro de 2025, durante a corrida de Moto2 no Grande Prêmio da Indonésia, descobriu-se que ele estava usando uma versão de software não homologada (M2_v13b2_SYS_v02.clx), que não é mais aprovada pelo Campeonato. Isso infringe o artigo 2.5.3.5.11, Eletrônica, do Regulamento do Campeonato Mundial de Grandes Prêmios da FIM", começaram, antes de detalhar a infração eletrônica em questão.
"Somente a unidade de controle eletrônico de ignição/injeção de combustível (ECU, com registrador de dados integrado), a unidade de medição inercial (IMU), o painel de instrumentos e o painel de interruptores [painel de instrumentos] fornecidos pelo fornecedor oficial são permitidos, e qualquer ECU [unidade de controle eletrônico] usada em uma moto de Moto2 em um GP deve ser registrada com o diretor técnico".
"Essa ECU deve permanecer inalterada em termos de hardware e software, conforme entregue pelo fornecedor oficial, com exceção dos ajustes normais de afinação permitidos apenas pelo software padrão 'Setting Tool' fornecido como parte do kit da Moto2. É proibido o uso de qualquer dispositivo ou módulo adicional para modificar os sinais enviados da ECU para os pilotos. Injetores, sistemas de bypass e ignição devem operar exclusivamente com o sinal original e não modificado da ECU.
Assim, Manu González recebeu uma desqualificação na Indonésia, embora ele e a equipe tenham sido lembrados de que agora têm a possibilidade de entrar com um recurso contra a penalidade, sujeito ao pagamento de um depósito.
Esse resultado é um duro golpe para o espanhol. Ele segue liderando o Mundial, mas vê uma mudança brusca no campeonato, já que perde quase toda a vantagem que tinha para Diogo Moreira, caindo de 29 para 9 pontos, enquanto Aron Canet também se reaproxima. Há 100 pontos ainda em jogo nas quatro etapas restantes do campeonato (Austrália, Malásia, Portugal e Valência).
POR QUE TÍTULO de MÁRQUEZ é GIGANTE? Como fica Marc x ROSSI? Pecco VENCE... Papo com DIOGO MOREIRA!
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.