Oliveira vence, Kent cai e briga pelo título segue aberta
Português da KTM se aproveitou de vacilo do britânico para reduzir vantagem para 40 pontos e prorrogar definição do título para GP da Malásia
Miguel Oliveira venceu o GP da Austrália, realizado neste domingo (18) – noite de sábado (17) no Brasil – e contou com uma bobeada de Danny Kent para reduzir a vantagem do britânico para 40 pontos (244 a 204) e, assim, estender a disputa pelo título da temporada 2015 da Moto3 por mais uma prova.
Tudo conspirava para a definição do campeonato ainda em Phillip Island, mas Kent se envolveu em uma colisão com Niccolo Antonelli e Enea Bastianini, deixando a pista australiana zerado e permitindo a aproximação do piloto da KTM, que não desperdiçou a chance.
A corrida
Enquanto Oliveira pulou na frente na primeira curva, mas logo foi superado por Fenati, Kent seguiu na sétima posição. No fim da primeira volta, no entanto, o português reassumiu a liderança. A troca de posições seguia frenética e os pilotos próximos uns dos outros devido ao vácuo – a 17 voltas do final, os dez primeiros passaram na linha de chegada dentro do mesmo segundo.
Pouco depois, McPhee, Joan Mir e Andrea Migno caíram, abandonando a disputa. Faltando quinze voltas para o fim da prova, Kent ocupava a segunda posição quando recebeu o primeiro aviso: Francesco Bagnaia tocou no britânico e caiu, abandonando a prova. Com isso, Kent caiu para 16º, enquanto Bastianini subia para sétimo e Oliveira era quinto.
A 11 voltas do recebimento da bandeira quadriculada, Kent já havia escalado parte do pelotão e figurava na sexta colocação. Na abertura da volta seguinte, no entanto, o líder do campeonato seguiu bastante agressivo nas disputas e pagou um alto preço por isso, envolvendo-se em um toque com Niccolo Antonelli e sendo ejetado da moto
De quebra, Kent levou Bastianini no bolo, tirando o italiano da disputa. Apesar de terem saído andando, ambos foram encaminhados para o centro médico do autódromo para exames.
Na briga pela liderança, restaram quatro pilotos: Fenati, Oliveira, Jorge Navarro e Efren Vazquez. Para Kent ser campeão, o português deveria ficar fora do pódio, mas a cinco voltas do fim o piloto da KTM ocupava a liderança da prova, que seria perdida para Brad Binder no giro seguinte.
A três voltas do final, a disputa pela vitória seguia indefinida: Fenati é quem liderava, seguido por Binder e Oliveira. Tudo indicava para uma definição somente na linha de chegada, mas Binder fez a ‘parede’ para o português receber a bandeira quadriculada no primeiro lugar e manter a briga pelo título em aberto.
Vazquez usou o vácuo para chegar em segundo e Binder completou o pódio, com Navarro em quarto e Jakub Kornfeil completou o grupo dos cinco primeiros em Phillip Island.
Confira o resultado final da prova:
Posição | Pontos | Número | Piloto | Equipe | Moto | Tempo/Dif. |
1 | 25 | 44 | Miguel OLIVEIRA | Red Bull KTM Ajo | KTM | 37'34.742 |
2 | 20 | 7 | Efren VAZQUEZ | Leopard Racing | Honda | +0.132 |
3 | 16 | 41 | Brad BINDER | Red Bull KTM Ajo | KTM | +0.161 |
4 | 13 | 9 | Jorge NAVARRO | Estrella Galicia 0,0 | Honda | +0.170 |
5 | 11 | 84 | Jakub KORNFEIL | Drive M7 SIC | KTM | +0.288 |
6 | 10 | 5 | Romano FENATI | SKY Racing Team VR46 | KTM | 1.006 |
7 | 9 | 65 | Philipp OETTL | Schedl GP Racing | KTM | 6.200 |
8 | 8 | 32 | Isaac VIÑALES | RBA Racing Team | KTM | 6.253 |
9 | 7 | 10 | Alexis MASBOU | SAXOPRINT RTG | Honda | 6.322 |
10 | 6 | 2 | Remy GARDNER | CIP | Mahindra | 7.567 |
11 | 5 | 6 | Maria HERRERA | Husqvarna Factory Laglisse | Husqvarna | 7.573 |
12 | 4 | 63 | Zulfahmi KHAIRUDDIN | Drive M7 SIC | KTM | 10.088 |
13 | 3 | 96 | Manuel PAGLIANI | San Carlo Team Italia | Mahindra | 16.294 |
14 | 2 | 98 | Karel HANIKA | Red Bull KTM Ajo | KTM | 17.792 |
15 | 1 | 88 | Jorge MARTIN | MAPFRE Team MAHINDRA | Mahindra | 17.814 |
16 | 19 | Alessandro TONUCCI | Outox Reset Drink Team | Mahindra | 18.205 | |
17 | 23 | Niccolò ANTONELLI | Ongetta-Rivacold | Honda | 37.921 | |
18 | 22 | Ana CARRASCO | RBA Racing Team | KTM | 42.463 | |
19 | 35 | Olly SIMPSON | Olly Simpson Racing | KTM | +1'24.024 | |
Não completaram | ||||||
48 | Lorenzo DALLA PORTA | Husqvarna Factory Laglisse | Husqvarna | 8 Voltas | ||
52 | Danny KENT | Leopard Racing | Honda | 10 Voltas | ||
33 | Enea BASTIANINI | Gresini Racing Team Moto3 | Honda | 10 Voltas | ||
55 | Andrea LOCATELLI | Gresini Racing Team Moto3 | Honda | 10 Voltas | ||
14 | Matt BARTON | Suus Honda | FTR | 10 Voltas | ||
21 | Francesco BAGNAIA | MAPFRE Team MAHINDRA | Mahindra | 14 Voltas | ||
95 | Jules DANILO | Ongetta-Rivacold | Honda | 15 Voltas | ||
17 | John MCPHEE | SAXOPRINT RTG | Honda | 17 Voltas | ||
36 | Joan MIR | Leopard Racing | Honda | 17 Voltas | ||
58 | Juanfran GUEVARA | MAPFRE Team MAHINDRA | Mahindra | 17 Voltas | ||
16 | Andrea MIGNO | SKY Racing Team VR46 | KTM | 17 Voltas | ||
11 | Livio LOI | RW Racing GP | Honda | 19 Voltas | ||
29 | Stefano MANZI | San Carlo Team Italia | Mahindra | 0 Volta | ||
91 | Gabriel RODRIGO | RBA Racing Team | KTM | 0 Volta | ||
40 | Darryn BINDER | Outox Reset Drink Team | Mahindra | 0 Volta | ||
24 | Tatsuki SUZUKI | CIP | Mahindra | 0 Volta |
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