Análise

Análise: como Márquez aproveitou os erros de Rossi e Lorenzo

Passado um terço da temporada 2016 da MotoGP, Marc Márquez marcou 56 pontos a mais do que no mesmo período de 2015, quase o mesmo que Jorge Lorenzo e Valentino Rossi, somados, perderam; Oriol Puigdemont analisa a performance do espanhol

Marc Marquez, Repsol Honda Team

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Marc Marquez, Repsol Honda Team
Marc Marquez, Repsol Honda Team, overtakes Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing, Marc Marquez, Repsol Honda Team
Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing crash
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Marc Marquez, Repsol Honda Team, Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing, Dani Pedrosa, Repsol Honda Team
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing overtaking Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing

Em uma conversa com o Motorsport.com no ano passado, Marc Márquez afirmou que aprendeu mais na temporada 2015 do que nos dois primeiros anos na MotoGP, quando se tornou o mais jovem campeão da categoria e o segundo na história a se sagrar campeão logo na estreia na classe principal do Mundial de Motovelocidade.

"Eu provavelmente aprendi mais em 2015 do que na minha estreia na MotoGP. No ano passado, porém, tive que encarar a pressão que você não sente quando está vencendo. Se você comete apenas um erro, tudo bem. Mas se as falhas vêm em sequência, as pessoas começam a te questionar", disse.

"E eu cometi erros, especialmente na primeira parte da temporada, como em Mugello e em Barcelona. Eu não estava em condições de atacar, mas é difícil não fazer nada após vencer dois campeonatos seguidos. Tenho certeza de que ter passado por isso foi bom para mim", afirmou.

Tal reflexão durante a intertemporada se transformou em uma mudança de abordagem conforme o tempo passou, especialmente quando ele percebeu que agora as vitórias não são garantidas como foram em 2014, quando a Honda foi muito forte.

Não é necessário ser um matemático para ver que em 2015 o espanhol arruinou as chances de brigar pelo título no primeiro terço de temporada, quando ele foi ambicioso demais com uma moto que não permitia isso a ele.

Embora a moto que Márquez pilota hoje não seja muito melhor do que a do ano passado - na verdade, é pior - a mudança de mentalidade o coloca em uma situação completamente diferente no momento.

Contraste com 2015

Nesta mesma altura do campeonato no ano passado, Márquez tinha três abandonos após cair na Argentina, Itália e Catalunha. Com isso, o espanhol era apenas o quinto colocado na tabela, com 69 pontos.

Neste ano, entretanto, ele deixou Barcelona como o líder do campeonato, com 125 pontos - 56 a mais do que ele tinha no mesmo período em 2015. Após sete etapas de 2016, o bicampeão caiu apenas uma vez, em Le Mans, mas conseguiu voltar para a pista e conquistar três pontos.

O GP da França marcou o único erro de Márquez nesta temporada. Além disso, ele esteve em seis dos sete pódios possíveis, com duas vitórias (Argentina e Estados Unidos).

Com essa consistência, o piloto da Honda tem nestes 56 pontos a mais em 2016 praticamente a soma dos pontos que Valentino Rossi e Jorge Lorenzo perderam, juntos, em relação ao ano passado.

Como hoje, Lorenzo era o segundo na tabela em 2015, mas com 22 pontos a mais. Rossi, por sua vez, liderava o campeonato e tinha 35 pontos além dos que possui hoje, quando ocupa o terceiro posto na classificação.

Esse déficit de pontos da dupla da Yamaha em relação a Márquez vem de dois abandonos que eles tiveram nesta temporada - situação que contrasta com 2015, quando tanto Lorenzo quanto Rossi pontuaram em todas as provas.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Para Valentino Rossi, é impossível MotoGP ser “100% segura”
Próximo artigo Márquez: “A mão de Rossi demorou, mas chegou”

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil