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ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

Após um sucesso inquestionável em Motegi, Bagnaia desceu direto para o fundo do poço na Indonésia e, talvez, tirá-lo de lá pode ser mais difícil do que parece

Francesco Bagnaia, Ducati Team

De todas as coisas que Marc Márquez disse há pouco mais de uma semana, quando alcançou seu objetivo de recuperar o título mundial de MotoGP, houve um comentário que pode não ter recebido destaque nas manchetes, mas que provavelmente resumiu melhor o que o espanhol passou durante o período mais sombrio de sua carreira esportiva.

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"A ajuda que recebi é o que me permite estar aqui agora. Não é que eu tenha caído no chão - eu já estava debaixo da terra. Se você está no chão, pode pular de volta para cima. Mas se estiver embaixo, precisa de alguém para puxá-lo", disse o piloto espanhol, com eloquência e gratidão.

Francesco Bagnaia não chegou ao mesmo ponto crítico de Márquez, mas ele também precisa de ajuda - e precisa dela sem ressalvas. Ele chegou ao fundo do poço e precisa de apoio. Apesar da situação terrível em que se encontra, ele continua sendo o piloto mais bem-sucedido da história da Ducati e o representante mais proeminente da academia VR46 de Valentino Rossi.

Considerando os acontecimentos recentes, não podemos deixar de nos perguntar se a marca italiana e a estrutura de Rossi estão realmente fazendo tudo o que está ao seu alcance para resgatar o atual bicampeão do fundo do poço.

A concentração de egos dentro da Ducati supera a de qualquer outra marca no paddock da MotoGP - e seria estranho se isso não acontecesse. Além de ter reunido sob o mesmo teto os dois pilotos mais condecorados do grid, toda a estratégia da montadora italiana gira em torno da moto mais dominante já construída. E essa Desmosedici, em sua última iteração, tem a assinatura inconfundível de Gigi Dall'Igna.

O engenheiro se tornou uma das figuras mais influentes da história da MotoGP. Ele sabe disso e - sutilmente ou não - garante que aqueles que têm o privilégio de pilotar seu protótipo também saibam disso. A voz de Dall'Igna tem peso decisivo em todos os aspectos relevantes da operação da Ducati: técnico, esportivo e até político. E em um campeonato que sempre colocou os pilotos no centro como seus verdadeiros heróis, essa dinâmica inevitavelmente cria atritos.

Já rolaram atritos no passado, principalmente com Andrea Dovizioso - o único que realmente desafiou Márquez em 2017 e 2018 - que acabou deixando as motos italianas para trás quando ainda era o nome mais competitivo da Ducati. Ele foi substituído em 2021 por Bagnaia, que chegou com uma mente clara e sem preconceitos, crescendo junto com a moto até ser coroado campeão mundial duas vezes (2022 e 2023) e lutar pelo título até o fim em quatro temporadas (2021-2024).

Agora, o piloto nascido em Turim parece uma sombra de seu antigo eu, e a Ducati, apesar de seus esforços, até agora não conseguiu lhe dar a mão que ele claramente precisa. E é aqui que os egos entram em jogo mais uma vez.

Seja pelo golpe psicológico causado pela superioridade esmagadora de Márquez ou pela incapacidade de Bagnaia de pilotar a moto deste ano como fez em 2024 - quando obteve 11 vitórias -, a confusão de todos os lados é impressionante. E uma coisa é certa: nada disso reflete bem em nenhum dos envolvidos.

Francesco Bagnaia, Ducati Team

Francesco Bagnaia, Equipe Ducati

Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images

As fabricantes, por natureza, só olham para frente. Raramente admitem que um protótipo do ano anterior poderia, em alguns casos, ser mais competitivo do que o atual. É compreensível que seja assim - fazer o contrário seria reconhecer que tempo e dinheiro foram desperdiçados no desenvolvimento do novo modelo.

Parece que é por isso que a Ducati fez tudo o que podia para manter em segredo o fato de que Bagnaia testou a GP24 - equipada com o motor GP25 - em Misano durante o teste pós-GP de San Marino.

E eles conseguiram, até a última sexta-feira, quando Uccio Salucci, diretor da equipe VR46, revelou o segredo.

"Pecco pilotou a moto de Morbidelli na segunda-feira após Misano", revelou ele. A Ducati ficou furiosa, com o gerente da equipe, Davide Tardozzi, admitindo publicamente que ficou "surpreso" com a revelação. Alguns acreditam que o confidente de longa data de Rossi simplesmente cometeu um deslize. O Motorsport.com apurou que a Ducati não vê as coisas dessa forma, mas sim como um ato sutil de desafio, uma maneira de expressar descontentamento com a forma como Bagnaia está sendo tratado pela fábrica.

Se foi um erro genuíno, isso sugere uma de duas coisas: ou o erro de Uccio foi indigno de um executivo de sua posição, ou a comunicação com a Ducati é praticamente inexistente - o que parece improvável, dada a maneira meticulosa como a organização opera.

Independentemente do que esteja por trás dessa revelação, ela não ajudou em nada Bagnaia, que mais uma vez deixou um grande prêmio sem falar com a mídia, assim como fez em Misano.

"É evidente que Pecco está arrasado neste momento, ainda mais como pessoa do que como piloto", explicou Tardozzi. "É claro que queremos proteger Pecco e suas emoções. Neste momento, se Pecco aparecer com lágrimas nos olhos, não poderia ser de outra forma, porque ele é um piloto rápido, mas também é um cara muito sensível. No momento, achamos que é melhor deixá-lo em paz e trabalhar para colocá-lo em condições de se apresentar em Phillip Island".

No espaço de uma semana, a Ducati foi de comemorar o título de um de seus pilotos - e o possível ressurgimento do outro, depois de liderar sua primeira dobradinha da temporada - para lamentar a lesão do campeão e testemunhar o colapso total de seu companheiro de equipe.

Enquanto a lesão de Márquez simplesmente precisará de tempo, o caso de Bagnaia exige uma intervenção genuína - de alguém capaz de deixar o ego de lado e ajudar sinceramente a recuperar uma das maiores estrelas do campeonato.

Acima de tudo, isso só elevaria ainda mais a Ducati: não apenas como uma fabricante capaz de criar campeões, mas como alguém disposto a apoiá-los quando mais precisarem.

POR QUE TÍTULO de MÁRQUEZ é GIGANTE? Como fica Marc x ROSSI? Pecco VENCE... Papo com DIOGO MOREIRA!

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

 

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