ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia
Após um sucesso inquestionável em Motegi, Bagnaia desceu direto para o fundo do poço na Indonésia e, talvez, tirá-lo de lá pode ser mais difícil do que parece

De todas as coisas que Marc Márquez disse há pouco mais de uma semana, quando alcançou seu objetivo de recuperar o título mundial de MotoGP, houve um comentário que pode não ter recebido destaque nas manchetes, mas que provavelmente resumiu melhor o que o espanhol passou durante o período mais sombrio de sua carreira esportiva.
"A ajuda que recebi é o que me permite estar aqui agora. Não é que eu tenha caído no chão - eu já estava debaixo da terra. Se você está no chão, pode pular de volta para cima. Mas se estiver embaixo, precisa de alguém para puxá-lo", disse o piloto espanhol, com eloquência e gratidão.
Francesco Bagnaia não chegou ao mesmo ponto crítico de Márquez, mas ele também precisa de ajuda - e precisa dela sem ressalvas. Ele chegou ao fundo do poço e precisa de apoio. Apesar da situação terrível em que se encontra, ele continua sendo o piloto mais bem-sucedido da história da Ducati e o representante mais proeminente da academia VR46 de Valentino Rossi.
Considerando os acontecimentos recentes, não podemos deixar de nos perguntar se a marca italiana e a estrutura de Rossi estão realmente fazendo tudo o que está ao seu alcance para resgatar o atual bicampeão do fundo do poço.
A concentração de egos dentro da Ducati supera a de qualquer outra marca no paddock da MotoGP - e seria estranho se isso não acontecesse. Além de ter reunido sob o mesmo teto os dois pilotos mais condecorados do grid, toda a estratégia da montadora italiana gira em torno da moto mais dominante já construída. E essa Desmosedici, em sua última iteração, tem a assinatura inconfundível de Gigi Dall'Igna.
O engenheiro se tornou uma das figuras mais influentes da história da MotoGP. Ele sabe disso e - sutilmente ou não - garante que aqueles que têm o privilégio de pilotar seu protótipo também saibam disso. A voz de Dall'Igna tem peso decisivo em todos os aspectos relevantes da operação da Ducati: técnico, esportivo e até político. E em um campeonato que sempre colocou os pilotos no centro como seus verdadeiros heróis, essa dinâmica inevitavelmente cria atritos.
Já rolaram atritos no passado, principalmente com Andrea Dovizioso - o único que realmente desafiou Márquez em 2017 e 2018 - que acabou deixando as motos italianas para trás quando ainda era o nome mais competitivo da Ducati. Ele foi substituído em 2021 por Bagnaia, que chegou com uma mente clara e sem preconceitos, crescendo junto com a moto até ser coroado campeão mundial duas vezes (2022 e 2023) e lutar pelo título até o fim em quatro temporadas (2021-2024).
Agora, o piloto nascido em Turim parece uma sombra de seu antigo eu, e a Ducati, apesar de seus esforços, até agora não conseguiu lhe dar a mão que ele claramente precisa. E é aqui que os egos entram em jogo mais uma vez.
Seja pelo golpe psicológico causado pela superioridade esmagadora de Márquez ou pela incapacidade de Bagnaia de pilotar a moto deste ano como fez em 2024 - quando obteve 11 vitórias -, a confusão de todos os lados é impressionante. E uma coisa é certa: nada disso reflete bem em nenhum dos envolvidos.

Francesco Bagnaia, Equipe Ducati
Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
As fabricantes, por natureza, só olham para frente. Raramente admitem que um protótipo do ano anterior poderia, em alguns casos, ser mais competitivo do que o atual. É compreensível que seja assim - fazer o contrário seria reconhecer que tempo e dinheiro foram desperdiçados no desenvolvimento do novo modelo.
Parece que é por isso que a Ducati fez tudo o que podia para manter em segredo o fato de que Bagnaia testou a GP24 - equipada com o motor GP25 - em Misano durante o teste pós-GP de San Marino.
E eles conseguiram, até a última sexta-feira, quando Uccio Salucci, diretor da equipe VR46, revelou o segredo.
"Pecco pilotou a moto de Morbidelli na segunda-feira após Misano", revelou ele. A Ducati ficou furiosa, com o gerente da equipe, Davide Tardozzi, admitindo publicamente que ficou "surpreso" com a revelação. Alguns acreditam que o confidente de longa data de Rossi simplesmente cometeu um deslize. O Motorsport.com apurou que a Ducati não vê as coisas dessa forma, mas sim como um ato sutil de desafio, uma maneira de expressar descontentamento com a forma como Bagnaia está sendo tratado pela fábrica.
Se foi um erro genuíno, isso sugere uma de duas coisas: ou o erro de Uccio foi indigno de um executivo de sua posição, ou a comunicação com a Ducati é praticamente inexistente - o que parece improvável, dada a maneira meticulosa como a organização opera.
Independentemente do que esteja por trás dessa revelação, ela não ajudou em nada Bagnaia, que mais uma vez deixou um grande prêmio sem falar com a mídia, assim como fez em Misano.
"É evidente que Pecco está arrasado neste momento, ainda mais como pessoa do que como piloto", explicou Tardozzi. "É claro que queremos proteger Pecco e suas emoções. Neste momento, se Pecco aparecer com lágrimas nos olhos, não poderia ser de outra forma, porque ele é um piloto rápido, mas também é um cara muito sensível. No momento, achamos que é melhor deixá-lo em paz e trabalhar para colocá-lo em condições de se apresentar em Phillip Island".
No espaço de uma semana, a Ducati foi de comemorar o título de um de seus pilotos - e o possível ressurgimento do outro, depois de liderar sua primeira dobradinha da temporada - para lamentar a lesão do campeão e testemunhar o colapso total de seu companheiro de equipe.
Enquanto a lesão de Márquez simplesmente precisará de tempo, o caso de Bagnaia exige uma intervenção genuína - de alguém capaz de deixar o ego de lado e ajudar sinceramente a recuperar uma das maiores estrelas do campeonato.
Acima de tudo, isso só elevaria ainda mais a Ducati: não apenas como uma fabricante capaz de criar campeões, mas como alguém disposto a apoiá-los quando mais precisarem.
POR QUE TÍTULO de MÁRQUEZ é GIGANTE? Como fica Marc x ROSSI? Pecco VENCE... Papo com DIOGO MOREIRA!
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.