CEO da MotoGP desmente "rumores infundados" sobre 'desvalorização' da Moto2 e da Moto3
Carlos Ezpeleta insistiu que categorias de acesso "são importantes para o campeonato" e reforçou que títulos mundiais já concedidos continuarão contando

A Dorna, promotora da MotoGP, encerrou os rumores "completamente infundados" que sugeriam que a Moto2 e a Moto3 poderiam ser relegadas a um papel secundário no futuro.
A comemoração de Marc Márquez pelo heptacampeonato no Japão revelou uma estratégia concebida pelos promotores no início da temporada, mas que não foi comunicada aos fãs imediatamente. A ideia é separar as conquistas da categoria rainha daquelas das categorias de acesso, elevando assim o perfil da MotoGP.
A mudança gerou preocupações de que a Moto2 e a Moto3 poderiam perder visibilidade, enfrentar calendários mais curtos ou se tornar eventos de apoio, de maneira semelhante ao que acontece com as Fórmulas 2 e 3 em relação a F1.
No entanto, o CEO da MotoGP, Carlos Ezpeleta, deixou claro que as duas categorias continuarão a desempenhar um papel importante: "Acho que todo mundo sabe como a Moto2 e a Moto3 são importantes para o campeonato mundial, e provavelmente é justo repetir isso com mais frequência, porque parece ter havido uma enorme quantidade de rumores nas últimas semanas, alguns dos quais me impressionaram".
"Tipo, 'Uau, essa é nova! Não se ouve isso com muita frequência'. Coisas como não correr em todos os eventos, correr aos sábados... Quero dizer, completamente infundadas. Repetimos continuamente, tanto a portas fechadas quanto para os fãs, o quanto a Moto2 e a Moto3 são importantes", continuou. "Ter as estrelas do futuro apontadas e apresentadas aos fãs tão rapidamente. A Moto2 e a Moto3 são, e continuarão a ser, uma parte intrínseca do campeonato".

Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports
Foto de: Alexander Trienitz
"Na MotoGP como um ecossistema, temos orgulho de dizer que nenhuma outra categoria de esportes a motor investe tanto em sua 'pirâmide', garantindo que o esporte fique cada vez maior e que mais crianças pratiquem o esporte. Estamos muito orgulhosos disso", falou.
Ezpeleta ainda confirmou que os paddocks da Moto2 e da Moto3 serão transferidos para um local separado da zona de hospitalidade da MotoGP.
"Há, é claro, algumas coisas que acontecerão por trás dos boxes, alguns arranjos que também implicarão em instalações melhores para a Moto2 e a Moto3 no local, mas isso não vai mudar o que os fãs veem na pista, o desenvolvimento dos pilotos, para ver esses garotos entrarem no campeonato quando tiverem 17/18 anos e trabalharem para chegar à classe superior. Isso vai continuar existindo", disse ele.
Durante o fim de semana no Japão, houve confusão sobre como os títulos serão contados nas categorias de moto daqui para frente. Ao contrário da F2 e da F3, a Moto2 e a Moto3 são campeonatos mundiais por direito próprio e, como tal, todos os títulos conquistados nessas categorias têm maior valor.

Maximo Quiles, Equipe CFMOTO Aspar, Valentin Perrone, Red Bull KTM Tech3
Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
Em resposta aos rumores, Ezpeleta descartou categoricamente a possibilidade de os títulos de Moto2 e Moto3 serem diluídos pelos promotores.
"Campeonatos mundiais são campeonatos mundiais e títulos mundiais são títulos mundiais", disse com veemência. "Todos os que foram concedidos continuarão contando, é apenas como você contorna as palavras e as especificidades. Houve uma mudança de tendência devido à evolução do campeonato para o que é hoje, maior do que nunca e mais importante, globalmente, do que nunca. Neste momento, está claro que os pilotos da Moto3 têm como objetivo final chegar à MotoGP".
"Antes, havia pilotos que eram muito bem-sucedidos em uma categoria e não passavam para as de maior capacidade, mas essa não é a realidade agora. É difícil identificar um ano em que isso parou. A Moto2 e a Moto3 não são apenas categorias de base, são campeonatos mundiais que fazem parte do campeonato global de GPs", acrescentou.
A MotoGP passará por uma grande reformulação em 2027, com os atuais motores de 1000cc sendo substituídos por unidades de 850cc e os dispositivos de altura de pilotagem sendo completamente banidos.
Ezpeleta também provocou mudanças "empolgantes" para reduzir a diferença de desempenho entre as motos de Moto2 e Moto3.
"Temos alguns anúncios interessantes a serem feitos em breve, antes do final do ano. Não é segredo que estamos estudando mudanças e evoluções especificamente na Moto3. Se olhar agora, mais como uma análise matemática, com os novos limites de idade e a altura que as crianças estão adquirindo hoje em dia - exceto eu - você pode ver que há uma consideração que precisa ser feita para a Moto3", explicou.
"Eu diria que a diferença entre a Moto2 e a MotoGP provavelmente está onde queremos que esteja, mas a diferença entre a Moto2 e a Moto3 é um pouco grande demais. Há algumas novidades empolgantes para o futuro. O objetivo é tornar o esporte maior, melhorar a Moto3 e a Moto2 e criar mais oportunidades para as crianças de todo o mundo - seja neste paddock ou em outros ao redor do mundo em categorias nacionais. Levamos isso muito em consideração".
"À medida que investimos na MotoGP e no esporte e tornamos as estrelas da MotoGP maiores, isso não exclui que continuaremos a investir nas outras categorias para que sua presença no paddock seja melhor, para elevar os padrões em todo o campeonato", finalizou.
POR QUE TÍTULO de MÁRQUEZ é GIGANTE? Como fica Marc x ROSSI? Pecco VENCE... Papo com DIOGO MOREIRA!
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