Com boas recordações da Argentina, Rossi espera ser competitivo
Italiano venceu a corrida em Buenos Aires em 1998, e acha que problemas nos pneus dos EUA não se repetirão
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“Tenho boas lembranças da Argentina, principalmente da última corrida do ano em 1998, quando estava no meio da disputa pelo título das 250cc, com Harada e Capirossi, que foi muito divertida”, relembrou de forma bem-humorada durante a coletiva de imprensa, acompanhada pelo TotalRace. “Foi uma corrida inesquecível e um final de semana inesquecível.”
“Em Buenos Aires era legal, mas a pista era muito difícil. Era mais ou menos como correr na rua, como um circuito de rua. Tinham muitas ondulações. A primeira impressão aqui é completamente diferente. Tem um estilo totalmente diferente. É muito moderna.”
Questionado pelo TotalRace se a pista, apesar de melhor para o estilo da Yamaha, será difícil para os pneus pelo asfalto, Rossi preferiu não opinar. “Tive problemas com o pneu dianteiro em Austin, mas também durante os treinos tivemos alguns problemas com o mesmo pneu lá. Isso veio muito mais forte durante nossa corrida. Temos que trabalhar para fazer o pneu dianteiro trabalhar melhor. De resto, a moto está muito boa.”
O heptacampeão da categoria máxima prosseguiu: “Logicamente a moto estar boa ou não depende da pista. Texas é uma das piores para a M1, esperamos que aqui não seja tão ruim, mas acho que no geral podemos ser competitivos.”
“Trabalhamos muito duro, vamos tentar algo neste final de semana para melhorar a aderência do pneu dianteiro, mas, sinceramente, agora não sabemos nada. Temos que esperar amanhã com a moto para tentar entender o asfalto e vamos ver.”
Rossi também explicou os métodos para se conhecer melhor um circuito. “Tentamos sempre dar voltas em scooters para ver a pista, onde é melhor para ultrapassar, e entradas e saídas de curvas, para manter a melhor velocidade. Pontos de frenagens são muito difíceis de entender, porque obviamente a velocidade faz uma grande diferença. Os dados de computador que temos também são importantes, do teste do ano passado. Nós conseguimos entender mais ou menos a posição das marchas, onde trocar, quanta aceleração usar, como frear e outras coisas, mas é só para ter uma ideia”. Em 2013, quatro pilotos da MotoGP vieram a Termas treinar, entre eles Cal Crutchlow, na época na Yamaha Tech 3.
"Mesmo assim, as condições para testar no ano passado foram muito ruins, e no dia seguinte choveu, então parece que é possível ir bem mais rápido durante este final de semana. Vai ser importante a primeira impressão, mas também vai ser importante ter paciência. Parece que aqui a diferença dos primeiros tempos para os do fim da prova serão muito altas”, finalizou o “Doutor”.
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