Com hepta na MotoGP, Marc Márquez se junta a lendas do esporte que deram "volta por cima" após lesões
Mundo do esporte está repleto de nomes que conseguiram superar adversidades e retornar ao topo de suas modalidades

Neste domingo, o espanhol Marc Márquez garantiu o heptacampeonato da MotoGP e nono título do Mundial de Motovelocidade, consolidando uma das temporadas mais dominantes da história do esporte a motor.
A cinco corridas do fim da temporada, Márquez já se tornou o piloto com mais pontos conquistados em um mesmo ano e está a caminho de bater o recorde de vitórias também.
Mas, para além do domínio absoluto de Márquez em cima do restante do grid da MotoGP, o título conquistado no GP do Japão marca a conclusão de uma das maiores voltas por cima da história. Em apenas cinco anos, o espanhol foi do fundo do poço, causado pelos acidentes de 2020 e a derrocada da Honda, para viver o melhor momento de sua carreira. Com isso, ele se junta a um seleto grupo de esportistas que deram a volta por cima após graves lesões.
No mundo do esporte a motor, um dos exemplos mais importantes é o de Niki Lauda. O austríaco chegou à temporada de 1976 da Fórmula 1 como o campeão reinante, mas um gravíssimo acidente no GP da Alemanha no Nurburgring Nordschleife o levou a sofrer queimaduras pelo seu corpo. Mesmo assim, voltou a tempo de terminar o campeonato, ficando com o vice. No ano seguinte, conquistou o bicampeonato, enquanto o terceiro título veio apenas em 1984, após um breve período de aposentadoria.
Um esporte onde o fantasma das lesões é constante é o tênis. E dos grandes nomes da história, poucos souberam dar a volta por cima como Rafael Nadal. Em meio a vários problemas que o espanhol teve em sua carreira, poucos títulos são mais notáveis do que o Australian Open de 2022, levantando o título de um Grand Slam após um longo período de afastamento das quadras.
No tênis feminino, dois grandes nomes do esporte viveram situações similares, com Maria Sharapova e Serena Williams tendo que lidar com lesões que as afastaram das quadras e que limitavam severamente suas performances. Mas, após anos de resiliência, ambas deram a volta por cima, voltando e conquistando bons resultados.
Um caso diferente dos demais envolve o golfista Ben Hogan. O americano, nascido no Texas, era um fenômeno do esporte a partir dos anos 1940. Mas um acidente gravíssimo no início de 1950 o afastou dos campos por mais de um ano, deixando dúvidas sobre um potencial retorno. Hogan não somente voltou um ano depois como, nas temporadas seguintes, teve seu maior sucesso no esporte.
Olhando para o esporte brasileiro, temos dois casos igualmente importantes. Primeiro, o de Rebeca Andrade, que passou por três cirurgias no ligamento cruzado anterior entre 2018 e 2019 que quase a tiraram dos Jogos de Tóquio-2020 (realizados em 2021). No final, o Japão foi o palco de suas primeiras glórias olímpicas. Já nos Jogos Rio-2016, todos se lembram do ouro surpreendente de Thiago Braz no salto com vara, mas poucos se lembram que, dois anos antes, ele havia sofrido uma fratura no punho que chegaram a colocar em dúvida seu retorno ao esporte.
Apesar do foco estar nos esportes individuais, é preciso também destacar alguns casos das modalidades coletivas, com um dos maiores exemplos vindos do Brasil.
Enquanto vivia uma das melhores fases de sua carreira, Ronaldo Fenômeno viu seu futuro se tornar uma grande interrogação após uma série de lesões graves sofridas após a Copa do Mundo de 1998. Um dos piores momentos do brasileiro foi no início de 2000, quando viu os tendões da rótula de seu joelho romperem completamente após seis minutos em campo, quando já estava voltando de uma lesão. Na época, o fisioterapeuta de Ronaldo, Nilton Petrone, classificou essa como “a pior lesão no futebol” que já havia visto.
Após perder toda a temporada de 2000-01, Ronaldo teve sua grande volta por cima na Copa do Mundo de 2002, onde foi fundamental para a conquista do pentacampeonato da seleção canarinho.
No mundo do basquete, podemos falar também de Klay Thompson, ala-armador do Dallas Mavericks. Durante sua passagem de sucesso pelo Golden State Warriors, o americano perdeu praticamente duas temporadas consecutivas, uma devido ao rompimento do ligamento cruzado anterior durante as finais de 2019 e do tensão de Aquiles. Em seu retorno, foi fundamental na conquista do quarto título dos Warriors na NBA.
Liberty DESRESPEITA MotoGP? MARC MÁRQUEZ rumo ao título. ÁLEX promovido IRRITA ROSSI? Diogo Moreira!
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.