Com incerteza sobre permanência na F1, Silverstone foca na MotoGP
Reformas no circuito buscaram acomodar necessidades da MotoGP, apesar de proprietários garantirem que F1 ainda está nos planos
A administração do circuito de Silverstone disse que está focada em garantir um lugar de longa data no calendário da MotoGP no Reino Unido, em meio à incerteza de seu futuro como anfitriã do GP da Inglaterra de Fórmula 1. A corrida de F1 deste ano na pista britânica é a última do contrato atual de Silverstone com a categoria, enquanto o vínculo com a elite da motovelocidade foi estendido recentemente para 2021.
A extensão veio depois que a pista se comprometeu com outro recapeamento na sequência do cancelamento da corrida de 2018 no local, forçado pela chuva forte e preocupações com a capacidade da pista para drenar a água.
“Vamos terminar com uma pista que mantém todas as grandes características tradicionais de Silverstone - rápida, de alta velocidade, fluída, com grandes ultrapassagens e excelente desenho - mas com drenagem muito melhor, asfalto de última geração, aderência fantástica e super suave, com zero colisões - ou o mais próximo de zero batidas possível”, disse o diretor da pista, Stuart Pringle, ao Motorsport.com durante o fim de semana de MotoGP em Barcelona.
“E tendo em mente que a inclinação dos proprietários do circuito é fazer coisas focadas em carros, e não para motos, este é um investimento massivo, uma quantia de sete dígitos a mais do que pagamos no trabalho anterior. Ainda somos um negócio que está se recuperando de uma situação financeira difícil. Sem certeza do futuro da F1, fizemos isso para manter a MotoGP".
Pringle diz que Silverstone, que tem como objetivo tornar a MotoGP "fixa" em seu calendário, adotou uma abordagem diferente para recapear o circuito desta vez, contratando a Tarmac para realizar as obras, mas delegando a coordenação do projeto para o especialista Jarno Zaffelli e sua empresa Dromo.
Zaffelli projetou uma especificação de asfalto para Silverstone "consciente do nosso clima e do fato de que somos um circuito de Fórmula 1, bem como de MotoGP, mas também um circuito muito ocupado". Pringle está convencido de que isso ajuda a aliviar a questão dos solavancos na zona de frenagem, que são muitas vezes sentidos pelos pilotos de MotoGP em pistas compartilhadas com a F1.
Pringle também está “completamente confiante” de que a nova superfície irá proteger a pista de uma repetição do desastre de 2018, tendo testemunhado como as partes do circuito já recapeadas funcionaram na drenagem da água durante chuvas intensas no início de junho.
O oficial de segurança da Federação Internacional de Motociclismo, Franco Uncini, deve visitar a pista depois da corrida de F1 deste ano. Pringle sente que Uncini “ficou confortável com a equipe que montamos para entregar as mudanças”.
Questionado sobre a posição da promotora da MotoGP, a Dorna, sobre o futuro a longo prazo da corrida, Pringle disse: “A Dorna está muito feliz com o trabalho que fizemos, eles amam a pista, os pilotos adoram, a associação de equipes adora a praticidade do espaço, no paddock e tudo mais.
Eles me deram motivos para ficar otimista de que também enxergam o futuro da MotoGP em Silverstone no longo prazo".
Embora exista uma grande expectativa de que Silverstone também assine um novo contrato com a F1, não houve atualizações desde que o circuito negou a divulgação de um acordo em abril. "Essa ainda é a posição - ainda estamos conversando", disse Pringle em Barcelona.
“A Liberty Media ainda quer que haja um Grande Prêmio da Inglaterra, e nós ainda queremos administrá-lo. Mas tem que ter os termos comerciais certos para assinarmos um contrato".
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.