Lenda da motovelocidade, Angel Nieto morre aos 70 anos
Espanhol não resistiu aos ferimentos após acidente automobilístico em Ibiza
Angel Nieto, campeão mundial de motovelocidade por 13 vezes, morreu em consequência dos danos cerebrais que sofreu quando um carro atingiu sua quadriciclo no dia 26 de julho.
O piloto de 70 anos foi atingido na cabeça após de ter sido jogado para fora de seu veículo, enquanto viaja a baixa velocidade em uma rotatória.
Nieto foi colocado em coma induzido e os médicos chegaram a anunciar procedimentos para acordá-lo.
No entanto, sua condição piorou drasticamente na manhã desta quinta-feira como resultado de um edema cerebral.
Nieto morreu com sua família ao lado nesta quinta-feira à noite.
Angel Nieto: 1947-2017
Angel Nieto Roldan foi um pioneiro do motociclismo moderno na Espanha. Ele foi o primeiro piloto espanhol a correr no campeonato mundial e também o primeiro campeão mundial espanhol.
Nieto ganhou 13 títulos nas categorias 50cc e 125cc, mas devido às suas famosas crenças supersticiosas, ele sempre preferiu se referir aos seus feitos como 12 +1.
Nascido em Zamora em 25 de janeiro de 1947, se mudou para Madri quando criança e passou quase toda a vida em Ibiza, onde perdeu a vida.
Nieto se tornou aficionado pelo motociclismo como assistente em uma garagem em Madri ainda jovem. Mas queria se tornar um piloto profissional e decidiu se mudar para Barcelona, no que ele chamou de "a melhor decisão da vida".
Em Barcelona, ele começou como um assistente na Bultaco, depois se mudou para a Ducati e, finalmente, para a Derbi, a fabricante espanhola que abriu a porta para ele competir no campeonato mundial.
Aos 17 anos, Nieto participou de sua primeira corrida em 1964, conseguindo o quinto lugar, que se repetiria em duas corridas em 1965 e 1966.
Em 1967, como piloto profissional da Derbi, competiu em quatro corridas de 50cc, antes de completar sua primeira temporada completa, em 1969, quando marcou suas primeiras vitórias e ganhou o primeiro de seus 13 títulos.
O título final de Nieto veio em 1984, de 125cc, se aposentando aos 39 anos.
Em 186 corridas, ele teve 90 vitórias, um recorde apenas melhorado por Giacomo Agostini e Valentino Rossi, que atingiu o feito em 2008, além de 139 pódios.
Seus filhos, Angel Jr. e Pablo, também foram pilotos de motociclismo, ambos na 125cc, enquanto que seu sobrinho, Fonsi, venceu provas na 250cc antes de se transferir para o Mundial de Superbikes.
Por Germán Garcia Casanova
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.