Recomendado para você

F1: FIA exonera Lawson após incidente com comissários no México

F1: FIA exonera Lawson após incidente com comissários no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: FIA exonera Lawson após incidente com comissários no México
Moto3: Dettwiler sai da UTI e mostra progresso na recuperação

Moto3: Dettwiler sai da UTI e mostra progresso na recuperação

Moto3
Moto3
Sepang
Moto3: Dettwiler sai da UTI e mostra progresso na recuperação
Circuitos de Grau 1 da FIA: O que são e por que podem sediar corridas de F1

Circuitos de Grau 1 da FIA: O que são e por que podem sediar corridas de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Circuitos de Grau 1 da FIA: O que são e por que podem sediar corridas de F1
Aos 53 anos, Rubinho revela novo sonho nas pistas: "24h de Le Mans com meus filhos"

Aos 53 anos, Rubinho revela novo sonho nas pistas: "24h de Le Mans com meus filhos"

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Aos 53 anos, Rubinho revela novo sonho nas pistas: "24h de Le Mans com meus filhos"
F1 - Steiner ironiza McLaren por reviravolta de Verstappen: "Regras papaia são para Max"

F1 - Steiner ironiza McLaren por reviravolta de Verstappen: "Regras papaia são para Max"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Steiner ironiza McLaren por reviravolta de Verstappen: "Regras papaia são para Max"
F1 - Villeneuve: Liderança do campeonato de 2025 deixou Piastri acomodado

F1 - Villeneuve: Liderança do campeonato de 2025 deixou Piastri acomodado

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Villeneuve: Liderança do campeonato de 2025 deixou Piastri acomodado
F1 - Massa revela: Ferrari me proibiu de falar sobre Alonso em 2009

F1 - Massa revela: Ferrari me proibiu de falar sobre Alonso em 2009

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Massa revela: Ferrari me proibiu de falar sobre Alonso em 2009
Advogado de Massa afirma: Ecclestone, FIA e F1 'esconderam os fatos'

Advogado de Massa afirma: Ecclestone, FIA e F1 'esconderam os fatos'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Advogado de Massa afirma: Ecclestone, FIA e F1 'esconderam os fatos'
Últimas notícias

Lorenzo: MotoGP não tem cultura de paradas como a F1

Piloto da Ducati acredita que corridas "flag-to-flag" fazem com que as paradas para troca de motos se tornem perigosas

Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing

O GP da República Tcheca trouxe mais uma vez o debate sobre as regras da "flag-to-flag" da MotoGP, introduzidas em 2005, quando a corrida começa em pista molhada, mas conta com uma rápida secagem. 

Jorge Lorenzo, que terminou em 15º, e foi aos pits antes de sua segunda moto ter sido preparada, disse que o incidente de entre Aleix Espargaro e Andrea Iannone no pitlane mostrou que a MotoGP não está tão preparada para os pit stops como a F1 está.

"Isso não é F1, não temos a cultura da mudança de pneus", disse Lorenzo. "Eles são melhores e mais preparados. Na corrida de motos, esta é uma situação estranha, e na MotoGP todas as pessoas nos pits ficam confusas."

"Sou contra esta situação porque é perigosa, veja o que aconteceu com Iannone. Felizmente ninguém se machucou."

O espanhol, no entanto, admitiu que a Dorna não está suscetível de realizar quaisquer mudanças neste tipo de corrida.

"No final, a Dorna decide e nós temos que correr, mesmo que possamos discutir as coisas na Comissão de Segurança", disse Lorenzo.

"Propus algumas coisas no sistema flag-to-flag. Outros preferem manter as coisas como estão para manter o espetáculo. No final, a Dorna prioriza o show, mas isso também nos coloca em muitos riscos."

O ponto de vista de Lorenzo não foi compartilhado por outros pilotos da MotoGP, como Valentino Rossi, dizendo que o 'flag-to-flag' continua sendo a melhor solução para provas realizadas em condições misturadas.

"Precisamos esclarecer as regras sobre mudança de motos", disse Rossi. "O motociclismo é um pouco novo para isso e provavelmente é por isso que devemos apresentar regras mais claras sobre como proceder."

"De qualquer forma, a alternativa é parar a corrida, mas acho que a opção atual é menos ruim, especialmente para os espectadores."

Marc Márquez, que ganhou a corrida de Brno, trocando de moto muito mais cedo do que seus rivais, reconheceu que o formato sempre carregaria uma certa quantidade de risco.

"Agora é muito menos perigoso do que antes, mas sempre haverá algum perigo, tanto aqui quanto na F1", admitiu Márquez. "Tudo tem que ser bem organizado."

Relatos adicionais por Oriol Puigdemont

Artigo anterior Pol Espargaró: KTM pode ir ao Q2 em condições normais
Próximo artigo Petrucci rejeita favoritismo da Ducati no GP da Áustria

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros