Marc Márquez completa "volta por cima" histórica e conquista heptacampeonato da MotoGP com P2 no GP do Japão
Companheiro do espanhol na Ducati, Pecco Bagnaia vence prova em Motegi; Mir é terceiro e completa o pódio

Marc Marquez, Ducati Team
Foto de: Qian Jun / MB Media via Getty Images
Habemus campeão! Marc Márquez conquistou o heptacampeonato da MotoGP com cinco etapas de antecedência neste domingo, no GP do Japão. O companheiro de equipe do espanhol, Pecco Bagnaia, venceu a prova em Motegi, mas a segunda colocação foi mais do que o suficiente para o título de Márquez. Joan Mir, da Honda, completou o pódio.
Antes mesmo da largada foi anunciado que o piloto da casa, Ai Ogura, não participaria da prova por causa de dores na mão direita depois de um acidente em Misano. Além dele, Jorge Martín também não correu devido a queda na corrida sprint, no sábado, que resultou em uma fratura na clavícula. O espanhol foi encaminhado aos cuidados médicos e será operado na segunda-feira.
A corrida
A largada foi tranquila, com Pecco Bagnaia mantendo a ponta e Marc Márquez a terceira colocação. No meio do grid, Álex Márquez chegou a avançar uma posição, mas terminou a primeira volta ainda em P8, de onde largou. Quem soube aproveitar os primeiros metros foi Pedro Acosta, que saiu de P4 mas alcançou o P2.
Na volta 3, Bagnaia, Acosta e Márquez lideravam o pelotão, seguidos por Joan Mir, Franco Morbidelli e Marco Bezzechi, que fez bom início de prova tendo largada da nona colocação. Duas voltas depois, o italiano da Aprilia superou o piloto da VR46 e chegou ao P5. Nos boxes, Luca Marini parecia ter problemas técnicos.
Bagnaia administrava uma vantagem de 2 segundos na ponta, enquanto Márquez se aproximava de Acosta. Logo atrás, Mir também perseguia o espanhol da Ducati. Na volta 10, o italiano conseguiu se distanciar ainda mais do piloto da KTM, conseguindo mais de 3 segundos de vantagem. No giro seguinte, Márquez ultrapassou Acosta.
Na metade da prova, Bagnaia, Márquez, Acosta, Mir, Bezzechi, Morbidelli, Álex Márquez, Raul Fernandez, Fabio Quartararo e Johann Zarco eram o top 10.
Mir superou Acosta para o P3 na volta 14 e parecia que o espanhol da KTM estava com os pneus bastante gastos. Não demorou e Bezzechi também superou Acosta. Enquanto isso, na ponta, a moto de Bagnaia soltava algum tipo de vapor perto da roda traseira e a tensão no box da Ducati era palpável. Ainda assim, o italiano manteve uma vantagem de 4 segundos.
Na volta 17, Morbidelli também ultrapassou Acosta, que se tornou sexto colocado. Marc Márquez recebeu um alerta sobre limites de pista por ter ultrapassado a linha três vezes. Duas voltas depois, o italiano perdeu o controle da KTM e passou pela brita antes de retornar a pista, voltando na vigésima posição.
Enquanto isso, a moto de Bagnaia continua 'fumegante', mas ainda com mais de 3 segundos de vantagem sobre Márquez. A direção de prova foi até o box da Ducati pedir explicações sobre o que estava acontecendo com o italiano e, no fim do grid, Nakagami sofreu uma queda.
Bagnaia pôde continuar competindo apesar da moto ainda soltar fumaça. A duas voltas para o fim, a vantagem do italiano sobre Márquez era de pouco menos de 2 segundos.
No fim, Pecco Bagnaia conseguiu segurar o companheiro de equipe e Marc Márquez terminou com a segunda colocação, o que foi (mais que) o suficiente para dar ao espanhol mais um título, o sétimo da carreira na MotoGP.
Cla | Piloto | # | Tempo | Intervalo | |
---|---|---|---|---|---|
1 | F. BagnaiaDucati Team | 63 |
42'09.312 |
||
2 | M. MarquezDucati Team | 93 |
+4.196 42'13.508 |
4.196 | |
3 | J. MirRepsol Honda Team | 36 |
+6.858 42'16.170 |
2.662 | |
4 | M. BezzecchiAprilia Racing Team | 72 |
+10.128 42'19.440 |
3.270 | |
5 | F. MorbidelliTeam VR46 | 21 |
+10.421 42'19.733 |
0.293 | |
6 | A. MarquezGresini Racing | 73 |
+14.544 42'23.856 |
4.123 | |
7 | R. FernandezTrackhouse Racing Team | 25 |
+17.588 42'26.900 |
3.044 | |
8 | F. QuartararoMovistar Yamaha MotoGP | 20 |
+21.160 42'30.472 |
3.572 | |
9 | J. ZarcoLCR Honda | 5 |
+21.733 42'31.045 |
0.573 | |
10 | F. AldeguerGresini Racing | 54 |
+23.107 42'32.419 |
1.374 | |
11 | E. BastianiniTech 3 | 23 |
+23.616 42'32.928 |
0.509 | |
12 | B. BinderRed Bull KTM Factory Racing | 33 |
+23.882 42'33.194 |
0.266 | |
13 | F. Di GiannantonioTeam VR46 | 49 |
+29.359 42'38.671 |
5.477 | |
14 | M. OliveiraPramac Racing | 88 |
+30.788 42'40.100 |
1.429 | |
15 | S. ChantraLCR Honda | 35 |
+30.990 42'40.302 |
0.202 | |
16 | M. ViñalesTech 3 | 12 |
+31.712 42'41.024 |
0.722 | |
17 | P. AcostaRed Bull KTM Factory Racing | 37 |
+34.157 42'43.469 |
2.445 | |
18 | A. RinsMovistar Yamaha MotoGP | 42 |
+34.792 42'44.104 |
0.635 | |
dnf | J. MillerPramac Racing | 43 |
+3 Laps 37'19.124 |
3 Laps | |
dnf | T. NakagamiHonda HRC Test Team | 30 |
+5 Laps 33'45.019 |
2 Laps | |
dnf | L. MariniRepsol Honda Team | 10 |
+22 Laps 3'38.625 |
17 Laps |
Liberty DESRESPEITA MotoGP? MARC MÁRQUEZ rumo ao título. ÁLEX promovido IRRITA ROSSI? Diogo Moreira!
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.