Márquez reconhece excesso de confiança em queda na Austrália
Marc Márquez admite que confiança exagerada após conquista do tricampeonato o levou a cometer erro e abandonar corrida pela primeira vez em 2016
Excesso de confiança. Marc Márquez reconheceu que o tricampeonato, conquistado na etapa anterior, o GP do Japão, influenciou negativamente neste domingo (23), durante o GP da Austrália, quando o espanhol caiu na décima volta e abandonou a prova.
Na freada para a curva 4, Márquez perdeu a frente da moto e foi direto para a área de escape do trecho, com a moto da Honda ficando destruída. Foi o primeiro abandono do campeão de 2016 na temporada e apenas a segunda queda em corridas no ano - a outra aconteceu no GP da França, mas o piloto conseguiu retornar à pista e terminar em 13º.
“Quando você já atingiu o seu objetivo, que é ser campeão, você até tenta ser o mesmo. A verdade, no entanto, é que você pilota de uma maneira diferente, com mais confiança, você acredita que o limite é além", disse.
“Tentamos fazer uma grande corrida, mas houve um erro de minha parte. Eu já sabia, eu já sentia. Foi por um erro que perdi a frente da moto. Sinto muito pela equipe, eles fizeram um trabalho incrível neste final de semana. Mas não somos máquinas, às vezes cometemos erros", afirmou.
Questionado se a queda indicava que o 'velho' Márquez havia retornado, o espanhol respondeu: "Espero que o Marc normal seja mais consistente, como vimos nesta temporada. É mais fácil cometer erros quando sua situação já está resolvida. Tentaremos mudar isso nas próximas corridas", destacou.
Márquez relembrou a queda na prova de 2014 na Austrália, que se seguiu a conquista de seu segundo título no Japão. "Já havia cometido este erro, mas em outra curva, em 2014. Conquistei o título no Japão, cheguei aqui, abri vantagem e caí. Você aprende com os erros, mas a confiança extra que o seu corpo te dá é mais difícil de controlar", completou
Reportagem adicional por Oriol Puigdemont
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.