Márquez: "Recuperação de cirurgia está mais difícil do que a do ano passado"
Hexacampeão da MotoGP disse que recuperação de sua última cirurgia foi "menos dolorosa, mas mais difícil" do que operações anteriores
Marc Márquez foi submetido a uma cirurgia no ombro direito no final de novembro, depois de machucá-lo durante o treino de classificação em Sepang e de agravar a lesão em um teste de pós-temporada em Jerez.
Dessa forma, este foi o segundo período de férias em que o hexacampeão teve que fazer uma cirurgia no ombro, tendo sido submetido a um procedimento em dezembro de 2018 para impedir que seu ombro esquerdo se deslocasse repetidamente.
Leia também:
Márquez, que diz que teve que "cancelar tudo" em termos de planos de férias, como resultado desta última cirurgia, admite que a reabilitação se mostrou "mais complexa" do que o previsto.
"A recuperação não foi mais intensa que no ano passado, foi menos dolorosa, mas mais difícil", disse Márquez.
"Eles [os médicos] me avisaram que, quando você abre o ombro, há muitos nervos e músculos e que podem tocar em algo que pode afetar a mobilidade, que é muito importante para o ombro, e é nisso que estamos trabalhando.”
"Até duas semanas atrás, eu tinha força zero e nem conseguia levantar um copo d’água. Mas, nos últimos dias, o nervo começou a responder e melhoramos bastante.”
"Estou fazendo duas horas de fisioterapia pela manhã e mais duas à tarde. Estou passando quase o dia inteiro focando no meu corpo, tentando melhorar, mas sempre tendo em mente que a primeira corrida é no Catar e que há prazos a serem cumpridos.”
Márquez ainda espera estar suficientemente apto para o primeiro teste de pré-temporada em Sepang, de 7 a 9 de fevereiro.
"No ano passado, recuperei a forma física bem a tempo dos testes e este ano será semelhante. Nas últimas duas semanas, demos um passo à frente, mas antes de Reyes [festa do Dia de Reis, em 6 de janeiro], eu não estava nada otimista."
Apesar disso, Márquez está confiante de que sua temporada de 2020 não será prejudicada.
"É difícil saber que tipo de temporada teremos. De qualquer forma, o ombro não vai me privar de nada", disse ele.
"No ano passado, gerenciei a carga de trabalho nas três ou quatro primeiras corridas. Este ano, espero poder correr normalmente na primeira."
Relembre todas as vitórias de Márquez na MotoGP
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1: Ocon revela a maior lição que teve com Hamilton na Mercedes
Sette Câmara é anunciado como piloto reserva de Red Bull e AlphaTauri na F1
Sette Câmara é segundo em teste na Fórmula E; Nick Cassidy lidera
MotoGP - Marc Márquez sobre GP do Japão: "Uma corrida chata, mas tática"
MotoGP explica atraso no cancelamento da volta de Marc Márquez
MotoGP - Marc Márquez: "Somos especialistas em complicar nossas próprias vidas"
MotoGP: Honda e Repsol encerram parceria de 30 anos
MotoGP: Joan Mir desiste de GP de San Marino após infecção estomacal
MotoGP: Martín reassume liderança após rodada em Silverstone; confira tabela