Últimas notícias

MotoGP cancela GPs da Alemanha, Holanda e Finlândia por impacto da pandemia

A FIM anunciou o cancelamento nesta quarta-feira, marcando a primeira vez na história que a Holanda ficará de fora do calendário do mundial

Alex Rins, Team Suzuki MotoGP

A pandemia da Covid-19 mexeu com o mundo do esporte a motor e a MotoGP foi um dos campeonatos mais afetados, com a temporada 2020 adiada com um possível início em agosto, no mínimo, após as 11 primeiras etapas terem sido impactadas. Até o momento, apenas o GP do Catar havia sido cancelado, mas por motivos que iam além da crise sanitária, mas outras três provas se juntaram à lista.

A prova no Catar, que seria o início da temporada, foi cancelada uma semana antes do evento, devido às restrições impostas pelo país para a entrada de estrangeiros, inviabilizando a etapa da categoria rainha, enquanto a Moto2 e a Moto3 puderam correr normalmente por já estarem no país. O cancelamento se deu devido à reformas que já estavam programadas para a pista.

Leia também:

Agora, Holanda, Alemanha e Finlândia, que até ontem era consideradas provas adiadas, se juntaram à lista de GPs cancelados para a temporada 2020. A Finlândia já era vista como dúvida já que o circuito KymiRing ainda precisava da aprovação da FIM antes da realização da prova, que marcaria a volta da MotoGP ao país após quase 40 anos.

Segundo um antigo diretor de Assen, o circuito possui uma boa situação financeira, o que significa que a não-realização da prova nesse ano não traria muitos impactos negativos.

Na manhã desta quarta, a FIM confirmou o cancelamento das três provas através de um comunicado, marcando a primeira vez nos 71 anos do Mundial de Motovelocidade que o GP da Holanda não fará parte do calendário.

"É com grande tristeza que anunciamos o cancelamento dessas três provas importantes para o calendário da MotoGP", afirmou o CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta. "O GP da Alemanha é realizado em uma pista única com uma história incrível, e o KymiRing é um local novo incrível que está pronto para receber a MotoGP novamente na Finlândia pela primeira vez desde 1982".

"E o icônico Circuito TT Assen tinha a honra de ser o único presente em todos os campeonatos do Mundial de modo ininterrupto desde o seu início, em 1949. Em nome da Dorna, eu gostaria de agradecer aos fãs pela compreensão e paciência enquanto esperamos pela melhora da situação".

"Mal podemos esperar para voltar ao Sachsenring e à Assen em 2021, e também pela estreia do KymiRing no próximo ano".

O CEO da Dorna afirmou na semana passada que o calendário de 2020 da MotoGP deve ter entre 10 e 12 eventos, focados na Europa. Com quatro provas canceladas, sendo três na Europa, e dúvidas sobre o uso de circuitos na Espanha e na Itália, tudo indica que a categoria terá que fazer múltiplas etapas em certos locais.

A MotoGP não irá lançar um novo calendário até que a situação do coronavírus pela Europa melhore.

Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Espanha e França também foram suspensas, com adiamento
No início de abril, a MotoGP confirmou também o adiamento dos GPs da Itália e da Catalunha, dois dos países mais afetados pela pandemia, além do GP da Alemanha
A MotoGP também precisou adiar os GPs da Holanda e da Finlândia, devido às restrições do governo local e pela falta de homologação da pista do país escandinavo. A visão mais otimista da Dorna Sports coloca o início da temporada na República Tcheca em agosto
A MotoGP cancelou oficialmente os GPs da Alemanha, Holanda e Finlândia. Para a Holanda, significa que o GP não fará parte do calendário da MotoGP pela primeira vez nos 71 anos de história do mundial
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram adiados.
Em abril, a Fórmula E confirmou a extensão da paralisação do campeonato até o final de junho e o adiamento do ePrix de Berlim. As provas de Nova York e Londres se tornaram dúvidas
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado
O GP do Canadá também teve seu adiamento confirmado no início de abril. Agora, o GP da França é o primeiro do calendário, e está marcado para 28 de junho
Em busca de garantir a realização da prova em 2020, a direção de Silverstone confirmou que o GP será realizado com portões fechados. No mesmo dia, a organização do GP da França anunciou o cancelamento da prova, se juntando à Mônaco
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar e aumentar, as férias de verão, indo de 14 para 35 dias
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada e o WEC revisou seu calendário, jogando o final da temporada para novembro de 2020, com a próxima temporada iniciando apenas a partir de março de 2021
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Na teoria, o campeonato começa no dia 6 de junho, no Texas. O circuito misto do Indianápolis Motor Speedway abrigará duas corridas, a primeira no dia 4 de julho e a segunda em 3 de outubro. Laguna Seca também ganhou uma rodada dupla e St. Pete deve fechar a temporada, ainda sem data
As 500 Milhas de Indianápolis será no dia 23 de agosto.
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas a categoria espera retomar as atividades no final de maio
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
Uma saída encontrada pelos campeonatos durante esse período de paralisações foi a realização de eventos virtuais. Fórmula 1, Indy, NASCAR, MotoGP, entre outros, estão organizando campeonatos para animar os fãs nesse período de quarentena
35

Onipresente: entenda o poder de Toto Wolff na F1

PODCAST: Senna é o maior esportista brasileiro após a era Pelé?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
Lewis Duncan
MotoGP
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Yamaha minimiza chances de retorno de Lorenzo ao grid da MotoGP
Próximo artigo Iannone quebra silêncio após suspensão: “Apenas Lorenzo e Viñales me ligaram”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros