Recomendado para você

Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança
Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1

Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1
ANÁLISE F1: Bearman é um possível substituto para Hamilton no futuro da Ferrari?

ANÁLISE F1: Bearman é um possível substituto para Hamilton no futuro da Ferrari?

Fórmula 1
Fórmula 1
ANÁLISE F1: Bearman é um possível substituto para Hamilton no futuro da Ferrari?
Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix

Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix

NASCAR Truck
NASCAR Truck
Phoenix
Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix
Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes

Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes

Indy
Indy
Indy October Testing
Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes
F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída

F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída
NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande
McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira

McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira
Últimas notícias

MotoGP: Equipes temem que KTM possa construir "super motor" para 2021

Confusão envolvendo o regulamento surgiu em uma reunião da Associação de Montadoras da categoria

Red Bull KTM Factory Racing exhausts detail

A KTM e a Aprilia têm a permissão pelo regulamento da MotoGP de seguir o desenvolvimento de seus motores para 2021, algo que é proibido para as montadoras não-concessionais (Honda, Yamaha, Ducati e Suzuki). E os resultados recentes da montadora austríaca já levantam preocupações do rivais de que a KTM pode estar construindo um "super motor" para 2021.

A medida do congelamento dos motores havia sido tomada como parte do corte de gastos devido à pandemia, algo aceito por todas as montadoras. Porém, o Motorsport.com revelou na semana passada que a KTM poderá desenvolver seu motor para 2021, mesmo perdendo suas concessões com base nos resultados, as vitórias de Brad Binder e Miguel Oliveira.

Leia também:

Esse movimento, porém, deixou várias rivais furiosas. Uma fonte próxima ao Motorsport.com, que estava presente na reunião da Associação de Montadoras (MSMA) antes do GP da Estíria, explicou como foi o caso, quando a KTM recebeu a dispensa.

"Acreditamos que a KTM está preparando um super motor para 2021", disse a fonte ao Motorsport.com. "Diferente do resto, eles vão poder mexer no motor sem limitações. Na verdade, eles podem fazer um novo se quiserem".

Motorsport.com apurou que a proposta da MSMA era de permitir que a KTM continuasse correndo com dois motores a mais do que o número atual. Com isso, ela teria nove no total, considerando um calendário de 20 provas em 2021, enquanto seus rivais teriam apenas sete, após levantar preocupações sobre a confiabilidade de sua unidade atual.

Sem uma posição unânime entre as seis montadoras, os executivos da Comissão de Grandes Prêmios interviram, citando o novo regulamento sobre partes homologadas - onde o motor e peças aerodinâmicas estão categorizadas.

"Qualquer montadora que tem concessão em 2020 e começa 2021 sem elas, estará sujeita aos regulamentos de homologação de seu motor no primeiro evento de 2021, onde essa especificação [a de 2021], deve ser apresentada ao Diretor Técnico", determina o regulamento.

Isso criou muito ressentimentos com relação à KTM, com alguns bravos que, com essa vantagem, a KTM poderá desenvolver seu motor, enquanto as demais terão que usar as versões atuais até o final do próximo ano.

Vettel comenta rumores sobre ida p/ Racing Point e fala de outras categorias para 2021

PODCAST Motorsport.com debate qual seria o calendário ideal da Fórmula 1; ouça

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Pilotos cobram mais consistência da Direção de Prova da MotoGP
Próximo artigo MotoGP: Mir acredita que ele e Suzuki estão na disputa pelo título de 2020

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros