MotoGP GP de San Marino

MotoGP: Honda e Repsol encerram parceria de 30 anos

Parcerias icônica da categoria rainha será encerrada após 2024, pois empresa petroquímica espanhola não renovará contrato com Honda

Joan Mir, Repsol Honda Team

Motorsport Business

Covers any motorsport business related content

A Repsol anunciou que encerrará um relacionamento de 30 anos com a Honda no final da atual temporada da MotoGP. A gigante espanhola da petroquímica é patrocinadora desde 1995, uma parceria que gerou um dos uniformes mais famosos da história das corridas de motocicletas.

A Repsol já havia reduzido seu compromisso com a equipe de fábrica da Honda este ano, levando o fabricante japonês a abandonar seu esquema de pintura totalmente laranja em favor de uma pintura híbrida que incorpora o vermelho, azul e branco tradicionais da equipe japonesa.

O editor recomenda:

Mas, após a conclusão da campanha de 2024, o logotipo da Repsol e a tonalidade laranja desaparecerão completamente da RC213V, já que a empresa espanhola tomou a decisão de não renovar o acordo existente com a fábrica.

"A Repsol decidiu não renovar seu atual contrato de patrocínio com a Honda Racing Corporation (HRC) no Campeonato Mundial de MotoGP, que termina em 31 de dezembro deste ano", diz um comunicado da Repsol.

"A Repsol Honda Team é a equipe mais bem-sucedida em termos de vitórias no campeonato, com 10 títulos de equipe, 15 títulos de pilotos e 183 vitórias na categoria máxima do motociclismo".

Marc Marquez, Repsol Honda Team

Marc Marquez, Equipe Repsol Honda

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

"A Repsol agradece o compromisso e a dedicação da HRC durante todos esses anos de trabalho conjunto".

"A empresa de multienergia permanecerá ligada ao automobilismo, com o objetivo de continuar a desenvolver produtos e serviços da mais alta qualidade".

A notícia, apurada pelo Motorsport.com em maio, foi oficializada horas depois do GP de San Marino, em Misano, do qual os pilotos da Repsol Honda, Luca Marini e Joan Mír, foram forçados a se retirar devido a infecções estomacais.

Mír não participou de nenhuma sessão durante todo o fim de semana de corrida, enquanto a saída de Marini foi anunciada apenas na manhã de domingo, depois de ele ter se classificado em 21º lugar entre 23 pilotos.

Na ausência de Mír e Marini, a Honda foi representada pela dupla da LCR, Johann Zarco e Takaaki Nakagami, além do piloto coringa Stefan Bradl.

A Repsol e a Honda desfrutaram de uma parceria frutífera nas últimas três décadas, com nomes como Mick Doohan, Alex Criville, Valentino Rossi, Nicky Hayden, Casey Stoner Marc Márquez vencendo campeonatos com o famoso laranja da marca de óleo em suas motos Honda.

Valentino Rossi, Repsol Honda

Valentino Rossi, Repsol Honda

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

No entanto, o declínio da Honda nos últimos anos já havia colocado em dúvida o futuro do relacionamento entre eles, e a saída precoce de Márquez da equipe no final do ano passado foi mais um golpe.

A Honda também estava interessada em promover seus próprios esquemas corporativos em vermelho, branco e azul em seus braços no motociclismo.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MÁRQUEZ brilha NA CASA DE ROSSI, Martín ERRA FEIO, Bagnaia LUCRA! MotoGP e off-road com RAQUEL STEIN

 

COMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Rachit Thukral
MotoGP
Repsol Honda Team
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP adotará comunicação por rádio com pilotos em 2025
Próximo artigo MotoGP - Bagnaia: "Vou tomar multas, mas não usarei o rádio"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros