Recomendado para você

MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026

MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

MotoGP modifica formato das sextas-feiras para 2024, impactando a classificação

Pilotos pediram mudança para terem tempo de fato para testarem novidades em suas motos

Francesco Bagnaia, Ducati Team

A temporada 2023 da MotoGP trouxe uma das maiores mudanças de formato na história da categoria, com a introdução das corridas sprint em todas as etapas. E após diversas críticas e questionamentos, uma reunião entre pilotos e a categoria foi realizada nesta quinta-feira em Assen, chegando a um acordo sobre uma mudança no formato envolvendo a sexta-feira e a classificação.

Com a chegada das sprints, o formato de todo o fim de semana foi alterado, jogando a classificação para mais cedo no sábado, decidindo o grid da sprint e do GP. Outra grande mudança foi a redução de um treino livre. Com isso, os grupos do quali passaram a ser formados a partir da ordem combinada do TL1 e do TL2.

Leia também:

Isso mexeu drasticamente com as duas sessões da sexta-feira, particularmente o TL2, que viraram mini-classificações devido à ênfase nas posições de largada. Enquanto esse novo formato tornou a sexta um dia importante no fim de semana, os pilotos reclamam que isso os impede de trabalharem nas motos.

Jack Miller, Red Bull KTM Factory Racing

Jack Miller, Red Bull KTM Factory Racing

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

Após a reunião desta quinta, foi acordado uma modificação no formato para o próximo ano: os grupos da classificação serão formados tendo como base apenas o resultado TL2, deixando o TL1 para os pilotos focarem nos testes.

O formato propriamente dito do fim de semana segue o mesmo, com um TL3 de 30 minutos antes da classificação no sábado.

Havia uma proposta de implementar a mudança ainda neste ano, mas a falta de unanimidade entre os membros da associação de montadoras fez com que a medida fosse adiada até 2024.

O novo formato deu uma boa chacoalhada nos finais de semana da MotoGP. Inicialmente, alguns pilotos reclamaram do aumento da agressividade, especialmente nas primeiras voltas das sprints. Porém, com o passar das etapas, essas reclamações foram reduzidas.

Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se já há como comparar Verstappen e Senna na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior ANÁLISE: Divórcio entre Márquez e Honda é a única opção para o piloto e a MotoGP
Próximo artigo MotoGP: Dupla da Honda é especulada na vaga de Morbidelli na Yamaha

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros