MotoGP modifica formato das sextas-feiras para 2024, impactando a classificação
Pilotos pediram mudança para terem tempo de fato para testarem novidades em suas motos
A temporada 2023 da MotoGP trouxe uma das maiores mudanças de formato na história da categoria, com a introdução das corridas sprint em todas as etapas. E após diversas críticas e questionamentos, uma reunião entre pilotos e a categoria foi realizada nesta quinta-feira em Assen, chegando a um acordo sobre uma mudança no formato envolvendo a sexta-feira e a classificação.
Com a chegada das sprints, o formato de todo o fim de semana foi alterado, jogando a classificação para mais cedo no sábado, decidindo o grid da sprint e do GP. Outra grande mudança foi a redução de um treino livre. Com isso, os grupos do quali passaram a ser formados a partir da ordem combinada do TL1 e do TL2.
Isso mexeu drasticamente com as duas sessões da sexta-feira, particularmente o TL2, que viraram mini-classificações devido à ênfase nas posições de largada. Enquanto esse novo formato tornou a sexta um dia importante no fim de semana, os pilotos reclamam que isso os impede de trabalharem nas motos.
Jack Miller, Red Bull KTM Factory Racing
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
Após a reunião desta quinta, foi acordado uma modificação no formato para o próximo ano: os grupos da classificação serão formados tendo como base apenas o resultado TL2, deixando o TL1 para os pilotos focarem nos testes.
O formato propriamente dito do fim de semana segue o mesmo, com um TL3 de 30 minutos antes da classificação no sábado.
Havia uma proposta de implementar a mudança ainda neste ano, mas a falta de unanimidade entre os membros da associação de montadoras fez com que a medida fosse adiada até 2024.
O novo formato deu uma boa chacoalhada nos finais de semana da MotoGP. Inicialmente, alguns pilotos reclamaram do aumento da agressividade, especialmente nas primeiras voltas das sprints. Porém, com o passar das etapas, essas reclamações foram reduzidas.
Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate se já há como comparar Verstappen e Senna na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.