Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quinta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quinta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quinta-feira
F1 - Steiner critica McLaren por falta de apoio a Piastri no GP de São Paulo: 'Deviam ter falado com comissários'

F1 - Steiner critica McLaren por falta de apoio a Piastri no GP de São Paulo: 'Deviam ter falado com comissários'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Steiner critica McLaren por falta de apoio a Piastri no GP de São Paulo: 'Deviam ter falado com comissários'
F1: "Medo do fracasso é motivação", analisa Newey sobre projeto com Aston Martin

F1: "Medo do fracasso é motivação", analisa Newey sobre projeto com Aston Martin

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Medo do fracasso é motivação", analisa Newey sobre projeto com Aston Martin
Primeira etapa noturna da Stock Car repete trio da estreia da F1 à noite em Singapura 2008

Primeira etapa noturna da Stock Car repete trio da estreia da F1 à noite em Singapura 2008

Stock Car
Stock Car
A Definir
Primeira etapa noturna da Stock Car repete trio da estreia da F1 à noite em Singapura 2008
F1: Conheça o 'plano de três etapas' da Audi para se tornar campeã mundial

F1: Conheça o 'plano de três etapas' da Audi para se tornar campeã mundial

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Conheça o 'plano de três etapas' da Audi para se tornar campeã mundial
F1: Red Bull está esperançosa por Las Vegas, mas freia expectativas sobre título de Verstappen

F1: Red Bull está esperançosa por Las Vegas, mas freia expectativas sobre título de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Red Bull está esperançosa por Las Vegas, mas freia expectativas sobre título de Verstappen
F1: "Relacionamento com Russell mudou", avalia Antonelli após pódio no GP de São Paulo

F1: "Relacionamento com Russell mudou", avalia Antonelli após pódio no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Relacionamento com Russell mudou", avalia Antonelli após pódio no GP de São Paulo
Red Bull é investigada pela Comissão Europeia; entenda

Red Bull é investigada pela Comissão Europeia; entenda

Geral
Geral
Red Bull é investigada pela Comissão Europeia; entenda
Últimas notícias

MotoGP: Resultado de apelo contra Ducati deve sair semana que vem

Honda, Suzuki, Aprilia e KTM apelaram contra winglet usado pela equipe de Dovizioso no Grande Prêmio do Catar, que abriu a temporada

Andrea Dovizioso, Ducati Team

Após vitória de Andrea Dovizioso no GP do Catar, que abriu a temporada 2019 da MotoGP, quatro equipes fizeram apelo contra um aparato aerodinâmico utilizado pela Ducati no circuito de Losail. O resultado deve sair na próxima semana, podendo ocasionar a perda da vitória do piloto italiano.

A audiência relativa à questão ocorreu nesta sexta-feira, na sede da Federação Internacional de Motociclismo, na cidade suíça de Mies, de modo que um veredito deve sair na segunda ou na terça-feira. O Tribunal de Apelações foi constituído por Anand Sashidharan (Índia), Lars Nilsson (Suécia) e Sakari Vuorensola (Finlândia).

Eles ouviram argumentos da Ducati, que usou o winglet na parte traseira de sua moto após a aprovação do diretor técnico da MotoGP Danny Aldridge. Também foram ouvidas as equipes reclamantes: Honda, Suzuki, Aprilia e KTM.

Leia também:


A Ducati foi representada pelo chefe de tecnologia Gigi Dall'Igna e pelo diretor técnico Fabiano Sterlacchini, que tinha defendido a equipe no Catar. Alberto Puig (Honda), Davide Brivio (Suzuki), Massimo Rivola (Aprilia) e Mike Leitner (KTM) representaram as equipes que fizeram a acusação. Honda e KTM tinham um advogado cada, enquanto Aprilia e Suzuki tinham um compartilhado. Aldrige também participou via Skype.

O desfecho do caso permanece incerto, mas o sentimento entre as escuderias é que a posição de Aldridge – divulgada em 2 de março após o final dos testes de pré-temporada - torna mais difícil provar que o winglet da Ducati vai contra os regulamentos.

O que continua a ser provável, no entanto, é que os regulamentos devem ser alterados no futuro próximo para limitar ou erradicar este tipo de desenvolvimento aerodinâmico.

Representante da Aprilia, Rivola disse que o objetivo do recurso não é tirar a vitória de Dovizioso no Catar, apenas estabelecer a legalidade do winglet e uma nova regulamentação para essa parte aerodinâmica.

No entanto, o fato do dispositivo ter sido permitido com base na refrigeração do pneu traseiro pode abrir a porta para que peças sejam consideradas legais, mesmo que também gerem downforce, o que é teoricamente proibido pelas regras atuais.

Artigo anterior Chefe da MotoGP sugere que F1 copie seu modelo de distribuição de dinheiro
Próximo artigo KTM diz que mudar conceito inovador de chassi “não é opção”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros