MotoGP: Yamaha testa novo componente para moto de Quartararo; saiba mais
Mesmo tendo aparecido por apenas uma volta rápida, novo escapamento chamou a atenção do paddock, por causa do impacto que pode ter na performance do motor quatro em linha

Mesmo com a temporada 2025 da MotoGP entrando em seus momentos finais, a Yamaha aproveitou a passagem do Mundial por sua casa para realizar um rápido (mas chamativo) teste com a moto de Fabio Quartararo. A marca de Iwata trouxe uma solução de escapamento mais longo e baixo para Motegi, mas o componente esteve na moto do francês por apenas uma volta, antes de retornar à versão tradicional.
Mesmo com uma aparição fugaz, o novo escapamento não passou por despercebido pelos olhares atentos do paddock em Motegi. O novo componente, que se diferencia bastante do modelo utilizado na M1 atual, esteve na pista apenas por uma volta, antes da Yamaha retornar à configuração original, permitindo a Quartararo avançar direto para o Q2 da classificação com um oitavo lugar.
"El Diablo" não comentou sobre a novidade técnica que foi instalada em sua M1, mas queria sentir como a entrega de torque muda com o silenciador muito mais longo.

Alex Rins, Yamaha Factory Racing, com o escapamento curto e baixo
Foto de: Yamaha MotoGP
Na versão tradicional, de fato, o tubo de escape não se projeta da parte superior do braço oscilante traseiro de alumínio, enquanto na nova configuração ele se eleva até a parte superior do aro, produzindo um alongamento de cerca de 300 mm.
Sabemos que um escapamento mais longo altera a afinação do motor de 4 cilindros em linha, melhorando a dirigibilidade e, portanto, a entrega em baixas rotações, com a tendência de tornar a moto um pouco menos abrupta em determinadas reações.
Ele fez apenas uma aparição fugaz, mas não está necessariamente destinado a permanecer entre os conceitos rejeitados...
Liberty DESRESPEITA MotoGP? MARC MÁRQUEZ rumo ao título. ÁLEX promovido IRRITA ROSSI? Diogo Moreira!
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.