Análise
MotoGP Emilia-Romagna GP

Pesadelo logístico: A corrida contra o tempo para levar o paddock da MotoGP de Misano para a Indonésia em três dias

Cancelamento das etapas do Cazaquistão e da Índia criaram pesadelo logísitico para a Dorna

KTM bike

A introdução de última hora de um segundo GP em Misano, abrindo uma rodada tripla com as etapas da Indonésia e Japão, criou o caos no departamento de logísitca da MotoGP. A empresa responsável pelo frete espera que uma operação de guerra faça com que a carga, distribuída em cinco Boeings 777s, viaje da Itália para Mandalika em três dias.

Grosso modo, a distância entre o circuito de Marco Simoncelli, em Misano, e o circuito de Mandalika, na Indonésia, é de cerca de 12.000 km. Isoladamente, isso não é muito impressionante.

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Mas a percepção muda um pouco se levarmos em conta todo o equipamento que precisa ser transportado, incluindo as motos das equipes das três categorias e o material da promotora do mundial, a Dorna, entre os locais que sediam as rodadas 14 e 15 da temporada 2024 da MotoGP em questão de dias.

O cancelamento do GP do Cazaquistão há menos de dois meses e os compromissos pré-existentes assumidos com as empresas de televisão forçaram os dirigentes a procurarem um evento para substituir a visita inaugural a Almaty. Após considerar várias alternativas, uma segunda rodada em Misano, realizada quinze dias após o GP de San Marino, foi a opção menos traumática.

No entanto, a necessidade de vincular o GP da Emilia Romagna com o próximo evento, apenas uma semana depois na Indonésia, apresentou inúmeras complicações. Por isso, a divisão de logística da Dorna planejou um itinerário minuto a minuto para garantir que as motos entrem na pista em Lombok na sexta-feira.

Carles Jorba, diretor de operações da Dorna, é um especialista nesse tipo de movimento. Ele está confiante no roteiro, que será colocado em ação assim que a corrida de MotoGP em Misano terminar, cerca de dez minutos antes das 14:00, horário local. Felizmente, o evento principal do fim de semana será antecipado em uma hora em relação ao horário habitual, uma decisão tomada para evitar a coincidência com o GP de Singapura de F1.

O relógio começará a correr de verdade às 14h30, horário local, 45 minutos após o término da corrida de MotoGP, momento em que os fãs que participaram da tradicional invasão da pista serão evacuados.

Once the podium celebrations conclude on Sunday, Dorna's action plan can begin

Quando as comemorações do pódio terminarem no domingo, o plano de ação da Dorna poderá começar

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

"Não queríamos comprometer a diversão do público", disse Jorba ao Motorsport.com, antes de começar a detalhar as diferentes etapas da jornada. Isso começa com o carregamento dos caminhões no próprio circuito de Misano, seguindo uma coreografia específica para otimizar o tempo.

"O carregamento de um caminhão leva uma hora, e depois teremos mais seis horas de estrada até o aeroporto de Malpensa, em Milão", explica Jorba. "Já estamos conversando há semanas com as autoridades de lá, que têm a sequência na qual receberão as caixas. Tudo tem que ser inspecionado antes de entrarmos no avião".

Alguns novos recursos introduzidos este ano devem facilitar a vida de Jorba e de seu pessoal.

O último dos cinco aviões sairá de Malpensa às 17h00 de terça-feira e deverá chegar a Lombok às 15h00 de quarta-feira

"Em 2023, definimos medidas para a fabricação das caixas de transporte de equipamentos, com formatos específicos que se ajustam aos contornos das aeronaves que usamos", revela Jorba. "Agora, levamos cerca de seis horas para preparar a carga de uma aeronave; até o ano passado, levávamos o dobro do tempo. Isso nos permite ser muito mais eficientes. É como um quebra-cabeça quando você sabe como as caixas estão organizadas".

"Já sabemos, por exemplo, que as equipes de Moto2 e Moto3 cabem em um avião", continua o técnico da Dorna, antes de destacar o segundo aspecto fundamental dessa primeira parada da turnê asiática, que passará pela Indonésia, Japão, Austrália, Tailândia e Malásia antes de retornar à Europa no início de novembro para a última parada do calendário em Valência, em 16 de novembro.

"Até agora, estávamos usando quatro Boeing 747, mas graças ao acordo que temos com a Qatar Airways, agora usaremos cinco Boeing 777. Isso nos permitirá reduzir as emissões de poluentes em cerca de 30%, porque estamos deixando de usar aeronaves com quatro motores cada uma para outras com dois, portanto, estamos passando de 16 motores para dez".

Obviamente, tudo o que foi mencionado acima depende, até certo ponto, do trabalho da equipe do circuito, dos operadores de carga e descarga e dos motoristas. Mas tudo isso está nas mãos de agentes externos que podem ter uma influência direta sobre o cumprimento ou não da agenda. Jorba sabe muito bem disso.

Changes made to transport boxes should allow the planes to carry more, while a switch in plane type it is believed will reduce emissions

As alterações feitas nas caixas de transporte devem permitir que os aviões transportem mais, enquanto se acredita que uma mudança no tipo de avião reduzirá as emissões

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

"Em 2022, tivemos um problema técnico com um avião, o que nos obrigou a cancelar a sexta-feira na Argentina", lembra o catalão.

Se tudo correr conforme o planejado, o primeiro B777 decolará de Milão - Malpensa na segunda-feira às 13:00, fará uma parada em Doha e de lá partirá para Lombok, onde deve aterrissar na terça-feira às 11:15 da manhã. O último dos cinco aviões sairá de Malpensa às 17 horas de terça-feira e deverá chegar a Lombok às 15 horas de quarta-feira.

"Uma vez lá, tudo será descarregado e depois seguirá por estrada, com pequenos caminhões - as estradas da ilha não são como as de Milão - até Mandalika", acrescenta Jorba.

Will Dorna's plans to move the paddock half way around the world within three days work as scheduled?

Será que os planos da Dorna de mover o paddock por metade do mundo em três dias funcionarão como planejado?

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

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