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Rossi não pensa mais em enduro ou motocross na temporada

Piloto da Yamaha quase não correu em Mugello e perdeu GP de San Marino por causa de acidentes durante treinos offroad

Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
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Marc Marquez, Repsol Honda Team
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
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Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing, Andrea Dovizioso, Ducati Team
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Polesitter Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing, second place Jorge Lorenzo, Ducati Team, third place Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
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Valentino Rossi ainda está se recuperando da fratura sofrida na perna direita no último dia 31 de agosto ao completar uma excursão com amigos, ao redor das colinas perto de sua casa. Uma queda no final do dia o forçou a visitar a sala de operações e o deixou fora do GP de San Marino.

Se não fosse por Rossi, que forçou sua recuperação e correu alguns riscos, ele também teria perdido a prova da semana passada, em Aragón, que finalmente pôde disputar, mesmo sempre deixando uma margem de segurança, terminou o quinto.

O italiano também quase não correu em Mugello devido a outro acidente, neste caso ao treinar motocross no circuito de Cavallara, também muito perto de Tavullia, no final de maio passado.

Naquela ocasião, Rossi sofreu um severo trauma torácico e abdominal que manteve em suspense sua participação na prova italiana, que finalmente conseguiu disputar, embora com dor. Terminou em quarto.

Este acúmulo de infortúnios levou ao # 46 a considerar seriamente limitar os riscos de lesões ao máximo, e isso significa evitar subir na moto de motocross e depois dos últimos eventos, também de enduro.

"O problema que encontramos é o mesmo de sempre. Não podemos treinar com as motos de MotoGP, então temos que fazê-lo com outras, de diferentes disciplinas. O Motocross já estava na minha lista negra porque todos nós ficamos feridos: eu, Morbidelli e outros ", diz Rossi, que até agora combinava a série de pista plana no Rancho que possui em casa, com jornadas de motocross e também enduro.

"Esta viagem com meus amigos eu faço quatro ou cinco vezes por ano desde os 18 anos de idade. Mas certamente não faço mais durante a temporada. Você tem que encontrar o compromisso porque treinar e em uma moto é sempre perigoso", acrescenta o multicampeão.

A maioria das equipes da MotoGP estipula em contrato quais atividades estão proibidas para seus pilotos, especialmente durante a temporada. Maverick Viñales, por exemplo, é um amante de ciclismo e, há alguns meses, solicitou a Yamaha que o deixasse correr o Quebrantahuesos (tradicional corrida espanhola), mas a marca japonesa preferiu não deixa-lo.

"Nossos contratos dizem que os corredores precisam nos pedir permissão se eles fizerem qualquer atividade que não tenha sido anteriormente predefinida. Proibimos que algum piloto de fazer coisas? Sim. Por exemplo, corridas de bicicleta, que para mim são mais perigosas do que as corridas de MotoGP ", explica Lin Jarvis, diretor da Yamaha.

Limitados no circuito

Há muitos pilotos que alugam circuitos para treinar com motos de velocidade ou supermotard. O próprio Rossi faz muitas quintas-feiras em Misano (com uma R1), até recentemente Tito Rabat treina regularmente na pista de Almeria, ou Jorge Lorenzo, cliente fixo da pista de Alcarrás, onde o Márquez também pratica. Mas a logística de levar uma moto a um circuito permanente nem sempre é fácil, então a alternativa mais comum é fazer off road, principalmente motocross ou enduro. Outros são até se animam, inclusive, com o trial.

Este é o caso de Jack Miller, que na última sexta-feira treinou nas montanhas de Andorra com Maverick Viñales, Alex Rins e Fabio Quartararo, quando sofreu um acidente e fraturou a perna direita, o que o deixará de fora do GP do Japão . Antes, em março passado, Rins sofreu uma queda ao praticar motocross, que comprometeu sua participação na Argentina.

A lista de lesões sofridas durante o treinamento com motos entre GPs é longa, por isso não é surpreendente que Rossi não considere fazer isso durante a temporada, uma decisão que Lorenzo já tomou no ano passado, limitando seus exercícios com motos offroad ao inverno.

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