Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo

F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo
F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"

F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"
F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista

F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista
F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos

F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos
F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"

F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"
F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo

F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo
Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Yamaha será única fornecedora de motor e chassi da Moto3 a partir de 2028

Segundo apurado pelo Motorsport.com, fabricante foi escolhida pela Dorna, promotora do Mundial, para se tornar a única fabricante no grid no ano da introdução de motores de 700 cc

Joel Kelso, MTA Team, David Muñoz, Liqui Moly Husqvarna Intact GP

Joel Kelso, MTA Team, David Muñoz, Liqui Moly Husqvarna Intact GP

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

A Yamaha será a fornecedora exclusiva de motor e chassi da Moto3, a partir de 2028, apurou o Motorsport.com.  Dorna, detentora dos direitos da competição do Mundial de Motovelocidde, vem considerando agitar a divisão inferior há algum tempo, com a clara intenção de reduzir custos para as equipes, muitas das quais estão lutando para arcar com as despesas de uma temporada que fica mais longa a cada ano.

Leia também:

Isso explica a revolução que vem acontecendo na Moto3 há algum tempo e que culminará em 2027, quando os protótipos atuais serão abandonados em favor de novas motos, no papel muito mais simples.

Atualmente, as unidades são equipadas com motores KTM ou Honda monocilíndricos de 250 cc, com um preço máximo estabelecido por regulamento de € 60.000 — incluindo seis motores. O limite para o chassi é de € 85.000. São valores excessivamente altos e, dada a nova natureza das motocicletas, deveriam ser consideravelmente menores.

Embora vários candidatos estivessem disputando a posição de fornecedor único, o Motorsport.com apurou que a Dorna optou pelo projeto da Yamaha e já informou aos demais concorrentes. O acordo é firme e deve ser finalizado nos próximos dias.

Em linhas gerais, este percurso é caracterizado pelo novo motor bicilíndrico de 700cc, que passará por uma série de modificações que o diferenciarão da R7, com a qual a marca já tem alguma experiência.

Adrian Fernandez, Leopard Racing, Maximo Quiles, CFMOTO Aspar Team, Joel Kelso, MTA Team

Adrian Fernandez, Leopard Racing, Maximo Quiles, CFMOTO Aspar Team, Joel Kelso, MTA Team

Photo by: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images

O Motorsport.com apurou que a Yamaha também será responsável pelo chassi, uma medida que limitará ainda mais o preço final. A medida tentará replicar a fórmula usada na Moto2, em que a Triumph é a única fornecedora de motores desde 2019 e continuará sendo a única fornecedora de motores, com a especificação de 765 cc e três cilindros.

Esta alternativa apresentada pela Yamaha reduzirá os orçamentos de duas maneiras. Primeiro, porque os componentes utilizados serão mais baratos que os atuais. E, obviamente, porque qualquer competição entre marcas elimina a concorrência entre fabricantes e a necessidade de investir para prevalecer sobre um rival.

De qualquer forma, o aumento drástico na cilindrada das motos menores no Mundial é impressionante, pois reduzirá significativamente a diferença entre a Moto3 e a Moto2 . Uma possível interpretação dessa abordagem é a intenção de atrair pilotos norte-americanos, que estão muito mais familiarizados com motos ‘grandes’.

Quando essa mudança for oficializada, ela marcará o fim da era Moto3, como era conhecida até agora, que começou em 2012, substituindo a popular categoria de 125cc.

Esta modificação, que será lançada em 2028, ocorrerá um ano após a reformulação que será dada ao regulamento técnico da MotoGP (2027) , e que será marcada, principalmente, por dois fatores: a redução de ajudas e elementos aerodinâmicos, e o motor, que passará dos atuais 1000cc para 850cc.

Isso significa que, em termos de cilindrada, a diferença entre as motos de Moto3 e MotoGP será de apenas 150 cc, embora investimento e desenvolvimento não tenham nada a ver um com o outro.

MÁRQUEZ FAZ CIRURGIA, GP da Austrália, DIOGO MOREIRA x González, NOVA POLÊMICA da Liberty! WSBK e R3

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Artigo anterior GP da Austrália de MotoGP: Horários e como ver a etapa de Phillip Island, com Diogo Moreira na Moto2
Próximo artigo GP da Malásia de MotoGP: Horários e como ver a etapa de Sepang, com Diogo Moreira na Moto2

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros