Após caos, qual propósito da NASCAR com os pneus de Bristol?
Diretor da Cup Series, Brad Moran exaltou corrida emocionante no Tennessee. Prova foi transmitida ao vivo pelo Motorsport.com

As corridas em Bristol durante a era NextGen da NASCAR Cup Series tem sido um cabo de guerra filosófico, e as provas desde 2022 refletem esse vai e vem.
O ponto de virada foi a primeira corrida de 2024, em que as baixas temperaturas fizessem com que os pneus se deteriorassem entre 30 e 40 voltas, uma das corridas mais lembradas dessa época.
Então, a Goodyear foi incumbida de replicar isso, algo que eles não conseguiram realizar até a noite de sábado, criando um produto muito alinhado com a corrida que deu início a toda essa conversa.
De acordo com a NASCAR, a noite de sábado apresentou o maior número de ultrapassagens em uma corrida em Bristol. Para fins de comparação recente:
Primavera 2024: 3589
Outono 2024: 2287
Primavera 2025: 2197
Outono 2025: 3873
Aquela corrida da primavera de 2024 ainda mantém o recorde de troca de liderança, mas, novamente, a noite de sábado foi ainda menos aleatória.
Primavera 2024: 61
Outono 2024: 2
Primavera 2025: 4
Outono 2025: 30
Algumas pessoas adoraram e outras odiaram. Houve opiniões divergentes após a corrida, quando o Motorsport.com perguntou a diversos chefes de equipe sobre o assunto. Rudy Fugle estava na Rádio SiriusXM NASCAR na segunda-feira e efetivamente perguntou "o que a NASCAR está tentando fazer?", então, um dia depois, o diretor administrativo da Cup Series, Brad Moran, respondeu à pergunta.
Veja como foi a corrida
Qual é o objetivo?
"Mais uma vez, todos têm opiniões sobre o que é uma boa corrida, o que é uma corrida competitiva", disse Moran na Sirius durante seu segmento semanal no Morning Drive. "Muitos chefes de equipe gostaram da corrida. Alguns não teriam gostado. Do jeito que eles são, gostam de saber tudo, e certamente saiu um pouco do roteiro, o que geralmente significa que tivemos uma corrida emocionante, mas queremos que os pneus se desgastem. Queremos grandes números de ultrapassagens. Queremos líderes diferentes ao longo da corrida, e acho que a maioria das pessoas quer isso.
“É uma verdadeira ciência conseguir que tudo isso seja exatamente como deveria ser, mas certamente precisamos de um bom gerenciamento de pneus e corridas em pistas de dois ou três pilotos lado a lado. Acho que conseguimos tudo isso. A Goodyear trabalhou duro para nos levar até aqui. Se tivesse sido apenas um pouco menos de desgaste, poderia ter sido favorável, mas sem dúvida estamos indo na direção certa. Os pilotos de pista curta queriam corridas em pista curta mais cheias de ação, e nós entregamos isso no sábado."
Um efeito colateral negativo dos pneus mais macios e da formação de resíduos ao redor da pista é que três carros tiveram a frente direita pegando fogo. Isso tem sido um problema recorrente com os Fords durante a era NextGen, e três pilotos da Ford, Josh Berry, Austin Cindric e Chad Finchum, sofreram incêndios semelhantes no sábado.
"Não gostamos de incêndios, como vocês podem imaginar", disse Moran. “Nos últimos anos, vimos alguns incêndios, e isso faz parte do desenvolvimento, faz parte de termos pneus mais macios. Fizemos muitas coisas para mudar isso. Colocamos fendas na parte inferior dos painéis laterais, temos ventiladores laterais que levam ar para os painéis. Exigimos um escudo de detritos do lado esquerdo para todos os lugares, exceto superspeedways... então estamos sempre mudando coisas no carro para evitar incêndios.”
"Os incêndios do lado direito foram uma surpresa nos carros #21, #2 e #66, e em breve teremos uma reunião aqui com todos os nossos engenheiros. Reuniremos todas essas informações e decidiremos se vamos mudar ou não para esta semana. Teremos algumas discussões internas para ver se precisamos fazer algumas mudanças."
Por fim, uma semana depois de a NASCAR ter que emitir avisos sobre pilotos que saíam da pista pela terra após a corrida para adicionar peso antes da inspeção, os pilotos passaram pelo pátio e encostaram no muro para pegar borracha pelos mesmos motivos.
A NASCAR não vai se envolver no policiamento disso em Bristol.
"Isso já acontece há anos", disse Moran. "Não dizemos a eles para onde ir depois da corrida. Não vamos dizer a eles qual linha seguir. Não podemos policiar dessa forma, nem queremos. Isso tem sido comum em muitas pistas diferentes. ... A pista é toda deles."
“Se eles seguirem um trajeto diferente na entrada dos boxes... Imagine uma corrida como a de Bristol, havia detritos por toda parte nas entradas dos boxes. Não vamos entrar nesse negócio, com certeza. Certamente não queremos que as equipes saiam da pista. As equipes foram notificadas disso. Não queremos que isso aconteça depois da corrida, mas não vamos dizer às equipes e aos pilotos onde dirigir na pista a caminho dos boxes.
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