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NASCAR Cup: Entenda polêmica batida entre Hamlin e Gibbs e palavra de diretor da equipe

Motorsport.com transmite categoria na plataforma PicTV

Ty Gibbs, Joe Gibbs Racing Toyota; Denny Hamlin, Joe Gibbs Racing Toyota

"Todos nós estamos tentando ganhar um campeonato para a família deles. É lamentável a maneira que estivcorrendo daquela maneira". É assim que Denny Hamlin se sente em relação ao incidente entre ele e Ty Gibbs na volta 111 da corrida da NASCAR Cup Series em New Hampshire no domingo. A Joe Gibbs Racing explicou o que vai mudar depois da batida entre os companheiros de equipe.

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Durante a corrida da NASCAR Cup no New Hampshire Motor Speedway, as coisas desandaram entre os companheiros de equipe da JGR em uma surpreendente explosão. Enquanto Christopher Bell e Denny Hamlin tentavam avançar, o companheiro de equipe Ty Gibbs ficou no caminho deles.

Depois de uma batalha intensa de 10 voltas entre Gibbs, Hamlin e Bell, (Gibbs não está nos playoffs e é neto do proprietário da equipe, Joe Gibbs), Ty chegou a fazer contato com Bell várias vezes e comunicou à equipe pelo rádio que "não aguentaria mais besteiras do meu companheiro de equipe".

Hamlin estava logo atrás deles e parecia chocado com o que estava acontecendo. "Será que Ty sabe que estamos disputando um campeonato? Que merda é essa?"

A batalha ainda não havia terminado, pois Hamlin teve uma chance contra o piloto do Toyota #54. Ele foi extremamente agressivo e o empurrou pela pista, mas Gibbs se recusou a recuar.

Momentos depois, ele se irritou e bateu Gibbs no muro externo. Após a corrida, Hamlin afirmou que não tinha a intenção de bater em Gibbs depois que os dois pilotos entraram em contato, mas a frustração era muito real. Em um determinado momento, Hamlin acusou a equipe, a única pela qual ele já correu na Cup, de não querer desafiar o jovem Gibbs.

Tentando ganhar um título para a família de Ty

Ty Gibbs, Joe Gibbs Racing Toyota

Ty Gibbs, Toyota da Joe Gibbs Racing

Foto de: Meg Oliphant / Getty Images

Mesmo depois da corrida, Hamlin simplesmente não entendia por que Gibbs estava correndo tanto com seus companheiros de equipe ativos nos playoffs tão cedo. "Aquela foi a quarta ou quinta vez que tivemos contato, mas ele acabou rodando", disse Hamlin depois de sair de um 12º lugar.

Quanto ao último contato que fez Gibbs rodar, Hamlin disse que não foi uma retaliação. "Bem, eu cometi um erro na (Curva) 1, mas eu teria cometido um erro com qualquer um naquela posição", disse Hamlin. "Eu estava tentando ultrapassá-lo e isso já era uma tarefa em si".

Isso se torna uma questão de etiqueta de corrida, com Hamlin e Bell precisando de todos os pontos de campeonato possíveis em cada rodada. Essa também não era nem mesmo uma corrida pela vitória, já que todos estavam fora do top 10.

Então, qual é a solução? "Deixarei que a liderança se posicione como quiser, mas, obviamente, os #11, #20 e #19 estão tentando ganhar um campeonato para suas famílias", disse Hamlin. "É lamentável que estejamos correndo da maneira que estávamos".

Por sua vez, tudo o que Gibbs disse ao ser liberado do centro médico é que estava "ansioso pela corrida da próxima semana", quando perguntado pela mídia televisiva e pela mídia impressa.

Como a liderança da JGR lidará com isso?

 

O diretor de competições da JGR, Chris Gabehart, foi chefe de equipe de Hamlin nas seis temporadas anteriores e também trabalha como estrategista de corrida de Ty Gibbs atualmente.

Gabehart disse que se tratava de um "incidente de corrida", mas que também era preciso haver uma conversa mais ampla entre todos os envolvidos.

"Quero dizer, esse é o tipo de conversa que, quando você corre bem, tem a sorte de precisar ter de vez em quando", disse Gabehart. "Teremos que ter essa conversa novamente. Acho que há uma etiqueta razoável a ser seguida para que todos possam obter o que precisam dela".

"Mas, ao mesmo tempo, não se pode criar uma atmosfera em que todos tenham de se comportar como bonzinhos o tempo todo, ou você não conseguirá acumular tantas vitórias como a Joe Gibbs Racing tem acumulado ao longo dos anos".

"Isso acontece principalmente com os pilotos, mas é preciso ter essas conversas com os chefes de equipe, engenheiros e equipes de box - que todos têm de ser egoístas. É difícil equilibrar as coisas e temos que fazer um trabalho um pouco melhor para equilibrar isso aqui". O incidente foi quase um golpe duplo para a empresa, já que Bell evitou Gibbs por pouco ao bater a traseira no muro.

"Sim, precisamos entender melhor a etiqueta adequada nas corridas em determinadas situações", disse Gabehart. "E os playoffs são uma situação específica. Teremos que conversar sobre o assunto, conhecer o ponto de vista de todos e descobrir como seguir em frente juntos depois disso".

Gabehart também não negou que havia um certo grau de tensão que levou a essa situação. "Sim, quero dizer, com certeza", disse Gabehart. "Mas, novamente, como eu disse, todos os membros da equipe da Joe Gibbs Racing querem vencer".

"Temos uma mentalidade de 'queremos vencer 38 corridas por ano' e isso faz com que todos sejam realmente competitivos e egoístas às vezes. Portanto, você precisa equilibrar isso, entender e respeitar todos os seus concorrentes, inclusive aqueles que estão dentro de sua equipe".

Historicamente, Hamlin tem sido um mentor para Gibbs, o que torna essa situação ainda mais frustrante para o veterano.

Hamlin disse que a batida com Gibbs não foi intencional

Ty Gibbs, Joe Gibbs Racing Toyota

Ty Gibbs, Toyota da Joe Gibbs Racing

Foto de: Meg Oliphant / Getty Images

"Eu provavelmente tive mais diálogo com ele do que com qualquer outro companheiro de equipe", disse Hamlin. "Mas, sim, ele tem muito a aprender e, certamente, um teto muito alto de talento, mas entender a distância parece ser a dificuldade".

Hamlin foi categórico ao dizer que não bateu em Gibbs de propósito."Eu certamente não queria bater em um companheiro de equipe", disse Hamlin. "Eu estava tentando conseguir espaço para correr, tentando passar pelo 54º colocado, e simplesmente me envolvi".

Foi assim que Gabehart também viu o fato. "Meu palpite é que, ao entrar na Curva 1, Denny achou que teria mais espaço do que tinha, então fez uma entrada com essa expectativa", disse Gabehart. "Depois, quando ele tinha menos espaço do que tinha, não dá para parar essas coisas grandes em um instante, quando se está carregado daquele jeito... e quando você acha errado, pode cometer um erro".

E, apesar da equipe 54 ter sugerido "jogo" pelo rádio, Hamlin não acredita que Gibbs vá retaliar. "Não, não estou preocupado com isso".

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