NASCAR faz mudanças na pontuação e formato de corridas
Categoria anunciou na noite de segunda-feira mudanças radicais em suas três séries nacionais e de como pilotos serão recompensados pelo desempenho em cada evento da temporada










A NASCAR terá um novo sistema de pontos e formato das provas. Na noite desta segunda-feira (23) a alta cúpula da categoria, pilotos e ex-pilotos estiveram presentes para anunciar e explicar as mudanças que vão abranger as três séries nacionais.
O intuito é fazer com que cada volta e cada corrida seja importante no campeonato. Cada prova será dividida em três segmentos. O número de voltas de cada corrida será determinado de acordo com as características da pista. O vencedor de cada estágio receberá 10 pontos de bônus, o segundo colocado, nove, e até o décimo que receberá um ponto de bônus. O ganhador de cada segmento também receberá um "playoff point" e o vencedor da corrida, cinco.
As mudanças também atingiram a distribuição regular de pontos. O vencedor continua ganhando 40, mas o segundo colocado terá 35, obedecendo a escala do modelo anterior. Os últimos cinco colocados terão apenas um ponto.
A NASCAR eliminou o termo "Chase", se referindo à fase final do campeonato apenas como "Playoffs".
Os Playoffs Points, acumulados por meio dos estágios e vitórias serão acumulativos até antes da decisão de Homestead-Miami. A final terá o mesmo sistema desde 2014. Entre os quatro finalistas, quem chegar à frente será o campeão.
O sistema de classificação aos playoffs continua o mesmo, sendo necessário que o piloto vença uma corrida para ter chances de título nas dez provas finais.
Como as mudanças atingem as três categorias nacionais, não haverá mais o Caution Clock na Truck Series.
Uma prova será considerada oficial somente após o término do segundo estágio, e não mais quando metade da corrida é completada.
O mais bem colocado da fase de classificação terá mais 15 playoffs points, como o campeão da temporada regular.
Os dez primeiros dos duels - provas que definem o grid da Daytona 500 - também vão receber pontos de bonificação.
"Simplificando, isso fará com que nossas grandes corridas melhorem ainda mais", disse o presidente da NASCAR, Brian France em comunicado. "Estou orgulhoso da colaboração sem precedentes de nossos membros da indústria, cada um dos quais tinha um objetivo comum - fortalecer o esporte para os nossos fãs."
"Este é um aprimoramento totalmente enraizado no trabalho em equipe e o resultado será um produto ainda melhor a cada semana".
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.