Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Os preparativos da NASCAR para seu retorno, com os olhos do mundo voltados para Darlington

A pista de Darlington é uma parte importante da história da NASCAR e, nos próximos dias, terá um papel fundamental para a categoria

Atmosphere

Darlington foi o primeiro superspeedway da NASCAR quando inaugurou, em 1950 e, desde então, tem apresentado grandes momentos dos melhores pilotos do esporte ao longo das últimas sete décadas

E a pista tem uma responsabilidade ainda maior nesse final de semana, por sediar o retorno da NASCAR com três corridas, as primeiras desde 08 de março, em Phoenix.

O editor recomenda:

Na semana após a prova de Phoenix, a pandemia da Covid-19 levou à paralisação de todos os esportes. O presidente americano, Donald Trump, declarou uma emergência nacional e vários estados implementaram ordens de isolamento e quarentena para evitar a disseminação da doença.

Com o relaxamento das normas nas Carolinas do Norte e do Sul, a NASCAR vai realizar sete corridas sem fãs em um período de 11 dias em Darlington (duas da Cup e uma da Xfinity) e no Charlotte Motor Speedway (duas da Cup, uma da Xfinity e uma da Truck).

A NASCAR será a primeira categoria de relevância do esporte americano a retomar suas atividades desde que a pandemia parou o país há dois meses.

Os olhares se voltam a Darlington

Essa será a primeira vez desde 2004 que a pista receberá mais de uma corrida da Cup na mesma temporada. Agora, realizará duas em menos de uma semana e ainda tem uma terceira marcada para mais tarde no calendário.

"É uma honra não apenas sediar a primeira corrida da volta da NASCAR, como também realizar o primeiro evento esportivo ao vivo em cadeia nacional. É uma honra e uma grande oportunidade", disse o presidente da pista, Kerry Tharp, ao Motorsport.com.

"É uma grande oportunidade para Darlington, para a NASCAR, o estado da Carolina do Sul e, possivelmente mais importante, é uma grande oportunidade para nosso país apertar o 'reset' e retomar o esporte".

"Mas com a oportunidade vem uma grande responsabilidade. É uma responsabilidade enorme ser o primeiro. Temos que fazer tudo dar certo".

O vice-presidente executivo da NASCAR e chefe de desenvolvimento de corridas, Steve O'Donnell, concorda.

"Nós sabemos que é uma grande responsabilidade para nós como o esporte. Mas também tenho confiança no grupo que juntamos para montar esse plano", disse. "Nossa indústria se juntou para acreditar no plano que criamos".

"Certamente vamos aprendendo com o tempo. Mas o processo que montamos dá à indústria a confiança de que podemos ser os primeiros, que podemos fazer o evento em Darlington".

Um novo normal

Enquanto a competição de verdade na pista não deve ser muito diferente do que os fãs estão acostumados a ver, todo o resto ao redor da operação do evento será um novo território.

A corrida do domingo será realizada sem fãs, com normas de distanciamento social para todo os presentes, verificação média antes e depois do evento, e uma programação condensada para apenas um dia.

A equipe de transmissão da Fox vai trabalhar a partir de um estúdio em Charlotte e o canal terá apenas um repórter no local. O contingente de mídia independente foi reduzida a quatro membros trabalhando da sala de imprensa e apenas três fotógrafos estarão na pista (dois da Getty Images/NASCAR e um da Associated Press).

As equipes foram reduzidas e ficarão separadas umas das outras (mesmo que sejam da mesma organização), para reduzir a possibilidade de exposição ao vírus.

Atmosphere

Atmosphere

Photo by: Jim Utter

"Continuamos conversando com as autoridades sanitárias das Carolinas do Sul e do Norte", disse John Bobo, vice-presidente de operações de corrida da NASCAR.

"Nós percebemos que somos apenas convidados em cada comunidade e, durante a preparação para os eventos, vamos prestar muita atenção no desenvolvimento das coisas, sabendo nossos planos podem depender dos eventos relacionados à pandemia".

"Os eventos serão muito diferentes do que foram no passado. O modo que viajamos para o evento, como entramos e nos movemos pelo evento, nossa saída: tudo será diferente".

Apesar da pista estar sendo preparado para a volta do esporte há semanas, o primeiro indicativo real da competição no domingo veio apenas na noite de sábado, quando os caminhões que traziam os carros da Cup começaram a chegar à pista.

Foi o único sinal de um final de semana de corrida "normal", que, na verdade, não terá nada de normal.

Atmosphere

Atmosphere

Photo by: Jim Utter

Tipicamente, os finais de semana de corrida em qualquer pista são precididos de semanas de coletivas de imprensa e atividades promocionais na área da prova para incentivar os fãs a comprar ingressos.

Esse final de semana, porém, as atividades de marketing para o retorno da NASCAR nesse final de semana consistiu em lembretes constantes na transmissão da Fox, que será o único modo dos fãs acompanhar a ação.

Tharp disse que ainda restam algumas preparações que são comuns a um final de semana "normal".

"Temos que deixar a área pronta. Tem a superfície da pista, acertar tudo com as equipes de bombeiros e de segurança, colocar as placas de patrocínio", disse. "Temos que pintar os muros, cortar a grama. Mas posso te afirmar que preparar para uma corrida sem fãs é muito, muito diferente".

Darlington atmosphere

Darlington atmosphere

Photo by: Action Sports Photography

Com a NASCAR sendo basicamente o único esporte a voltar por mais algumas semanas, a esperança é que as corridas atrairão não apenas os fãs da modalidade assistindo em peso, como também fãs de esporte em geral, que estão sedentos por algum entretenimento durante a pandemia.

"Vamos ter muitas pessoas assistindo para ver como que será", disse Tharp. "Eles querem ver esporte ao vivo novamente. Queremos colocar no ar um evento que seja bom e seguro".

"Como promotores, estamos sempre vendendo e divulgando, arrumando as áreas de hospitalidade, marcando aparições dos pilotos, fechando o entretenimento e nada disso é parte da equação dessa vez. Agora, não é o lugar nem a hora para isso, porque não estamos nessa situação. Você precisa começar com passos pequenos. E eu acredito que esse é um passo na direção correta".

Uma comunidade orgulhosa

Mesmo sem o fluxo normal de fãs, imprensa e membros das equipes para preencher os hotéis e restaurantes de Darlington ao longo da próxima semana, Tharp disse que viu e sentiu o apoio da comunidade local enquanto a NASCAR se prepara para reiniciar sua temporada sob circunstâncias extraordinárias.

"Essa é uma grande comunidade. Eles têm nos apoiado há 71 anos já", disse. "Esse é um estado que tem muito orgulho. A partir do momento que eles ficaram sabendo que realizaríamos as provas mesmo sem fãs, as pessoas da comunidade deram total apoio".

"Eles sabem que a melhor coisa que podem fazer é ficar em casa, assistir pela TV ou ouvir pelo rádio - fazer isso ao longo dos três dias e, com sorte, se juntarão a nós novamente na próxima etapa".

"Há uma sensação - não sei se orgulho é a expressão correta - mas é uma sensação que define a Carolina do Sul. É um estado que supera os problemas e é como eu me sinto sobre nosso esporte também".

GALERIA: Relembre os campeões da década da NASCAR Cup Series

2010: Jimmie Johnson, Hendrick Motorspor Chevrolet
2010: Jimmie Johnson, Hendrick Motorspor Chevrolet
2011: Tony Stewart, Stewart-Haas Racing Chevrolet
2011: Tony Stewart, Stewart-Haas Racing Chevrolet
2012: Brad Keselowski, Penske Racing Dodge
2012: Brad Keselowski, Penske Racing Dodge
2013: Jimmie Johnson, Hendrick Motorsports Chevrolet
2013: Jimmie Johnson, Hendrick Motorsports Chevrolet
2014: Kevin Harvick, Stewart-Haas Racing Chevrolet
2014: Kevin Harvick, Stewart-Haas Racing Chevrolet
2015: Kyle Busch, Joe Gibbs Racing Toyota
2015: Kyle Busch, Joe Gibbs Racing Toyota
2016: Jimmie Johnson, Hendrick Motorsports Chevrolet
2016: Jimmie Johnson, Hendrick Motorsports Chevrolet
2017: Martin Truex Jr., Furniture Row Racing Toyota
2017: Martin Truex Jr., Furniture Row Racing Toyota
2018: Joey Logano, Team Penske, Ford Fusion Shell Pennzoil
2018: Joey Logano, Team Penske, Ford Fusion Shell Pennzoil
2019: Kyle Busch, Joe Gibbs Racing, Toyota Camry M&M'
2019: Kyle Busch, Joe Gibbs Racing, Toyota Camry M&M'
20

VÍDEO: Reginaldo Leme avalia dupla da Ferrari e futuro de Vettel na F1

PODCAST - Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?

 

Artigo anterior Ryan Newman está pronto para volta da NASCAR após acidente em Daytona: "Me sinto como um milagre ambulante"
Próximo artigo Viagens nos dias de prova e correr sem treinar: a nova rotina dos pilotos da NASCAR durante a pandemia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros