A caminho do mar: Sertões se aproxima da penúltima etapa do rally em Cruz
Rally chegou a Sobral após dia técnico e exigente. Líderes nos UTVs venceram apesar de sustos. Nas motos, resultado inédito. E Moraes domina entre os carros
Rumo à beira do mar no penúltimo dia do Sertões BRB 2023. A sétima etapa do maior rally das Américas levará carros, motos e UTVs de Sobral a Cruz, no litoral cearense.
A prova entra em sua fase decisiva e, se as quilometragens são mais curtas, o peso dos quilômetros percorridos desde a largada, em Petrolina (PE), já se faz sentir, tanto para homens quanto para as máquinas.
É hora de usar as últimas energias, seja para quem tem como objetivo completar o desafio mas, especialmente, para quem briga por uma vitória sempre consagradora.
E energia foi mais do que necessária para encarar a etapa desta quinta-feira, que ligou o Crato a Sobral.
A especial de 207 quilômetros foi técnica e desafiadora especialmente sobre quatro rodas, com muitas lajes de pedra, depressões, lombadas e trechos sinuosos. Características que, para as motos, deixaram a especial cronometrada menos travada, graças à agilidade do equipamento.
E se a véspera foi de vencedor inédito, o mesmo se repetiu nos caminhos que levaram à cidade natal de Renato Aragão e Belchior. Com direito a repetição até de nome.
Depois de Gabriel Bruning, foi a vez de Gabriel Soares, o Tomate (Honda CRF 450RX / Honda Racing). O mineiro, vindo do Enduro FIM, se sentiu bastante à vontade em uma especial trabalhosa e cansativa, sem longas retas e bastante sinuosa.
"Foi um ótimo dia, para mim foi a especial mais dura do rally, com muita pedra e muita navegação. Estou muito feliz pelo resultado e por vencer pela primeira vez", disse Soares.
O norte-americano Mason Klein (KTM 450 Rally Replica/DM Workshop Carnaúba) mais uma vez procurou administrar a boa vantagem no acumulado, sem forçar a moto.
Ainda recebeu uma punição de cinco minutos por excesso de velocidade em zona de radar, o que não mudou sequer sua posição no dia (quarto). E nem isso comprometeu a vantagem confortável que o deixa cada vez mais próximo do título em seu ano de estreia.
Nos UTVs, Rodrigo Varela e Matheus Mazzei (Can-Am Maverick X3 / Monster Energy Varela Racing) precisaram acelerar para manter a liderança na classificação.
E venceram uma etapa em que tudo parecia jogar contra. Sofreram um furo de pneu, perderam alguns segundos ao encontrar animais na pista e, nos últimos 40km da especial, ficaram sem freio. Conseguiram abrir mais 1min24 em relação aos principais perseguidores: Deni do Nascimento e Gunnar Dums (Can-Am Maverick / Bompack Racing).
"A especial foi bastante dura, mas conseguimos sair bem dela, apesar dos sustos. Não dá para administrar a vantagem, temos que seguir andando forte se quisermos manter a liderança", comentou Varela.
Se Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio (Toyota GR Hilux DKR T1+/ MEM Overdrive) voltaram a ser os mais rápidos entre os carros - sua quinta vitória de etapa -; o destaque na modalidade é o jogo de xadrez entre as duas duplas que lutam pela vitória geral.
Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs (Century CR6-T / Baja Tek) conseguiram abrir mais 10 segundos sobre Sylvio de Barros e Ramon Sacilotti (Toyota GR Hilux DKR T1+ / X Rally). A pequena diferença entre eles no dia mostra o equilíbrio de uma disputa ainda não encaminhada.
"Um dia de muitas pedras, bem sinuoso, mas bastante divertido. Viemos forte, sem ser na loucura e mais uma vez o carro esteve perfeito", disse Moraes.
A penúltima etapa não será tão dura quanto a anterior mas, ainda assim, testará os competidores de forma completa, com trechos mais travados, outros mais velozes. A promessa é de bastante diversão ao longo dos próximos dias.
Sertões BRB 2023 - Sexta etapa
Quinta-feira (17/8)
Crato (CE) → Sobral (CE)
Total: 693 km
(Deslocamento inicial: 154 km / Especial: 207 km / Deslocamento final: 312 km)
Quilometragem total percorrida
Moto / UTV / Quadriciclo: 3.159km
Carro: 3.116km
Quilometragem restante
Moto / UTV / Quadriciclo / Carro: 584km
Resultados da Etapa
MOTO
1) Gabriel Soares, Honda CRF 450RX, (1)MT2, 3h37min15
2) Gabriel Bruning (Yamaha WR 450F), (2)MT2, 3h40min02 3) Martin Duplessis (ARG), Honda CRF 450RX, (1)MT1, 3h40min33 4) Mason Klein (EUA), KTM 450 Rally Replica, (2)MT1, 3h46min51 5) Bissinho Zavatti, Honda CRF 450RX, (3)MT1, 3h48min19CARRO
1) Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio, Toyota GR Hilux DKR, (1)T1+, 3h29min24
2) Marcos Baumgart / Kleber Cincea, Prodrive Hunter, (2)T1+, 3h30min03 3) Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs, Century CR6-T, (1)T1F, 3h33min46 4) Sylvio de Barros / Ramon Sacilotti, Toyota GR Hilux DKR, (3)T1+, 3h33min56 5) Cristian Baumgart / Beco Andreotti, Prodrive Hunter, (4)T1+, 3h36min48UTV
1) Rodrigo Varela / Matheus Mazzei, Can-Am Maverick X3, (1)UT1, 3h37min00
2) Bruno Varela / Gustavo Bortolanza, Can-Am Maverick X3, (2)UT1, 3min37min39 3) Deni do Nascimento / Gunnar Dums, Can-Am Maverick X3, (3)UT1, 3h38min24 4) Maxwell Medeiros / George Martins, Can-Am Maverick X3, (1)UT2, 3h38min42 5) Thiago Fraga / Álvaro Amarante, Can-Am Maverick, (2)UT2, 3h39min31Classificação geral do Sertões 2023
MOTO
1) Mason Klein (EUA), KTM 450 Rally Replica, (1)MT1, 22h50min12
2) Gabriel Bruning, Yamaha WR 450F, (1)MT2, a 19min31 3) Martin Duplessis (ARG), Honda CRF 450RX, (2)MT1, a 21min36 4) Gabriel Soares, Honda CRF 450RX, (2)MT2, a 36min15 5) Bissinho Zavatti, Honda CRF 450RX, (3)MT1, a 58min59CARRO
1) Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs, Century CR6-T, (1)T1F, 22h53min39
2) Sylvio de Barros / Ramon Sacilotti, Toyota GR Hilux DKR, (1)T1+, a 4min46 3) Marcos Baumgart / Kleber Cincea, Prodrive Hunter, (2)T1+, a 16min49 4) Mauro Guedes / Edu Bampi, Toyota GR Hilux DKR, (3)T1+, a 57min02 5) Dan Nacif / Fred Budtikewitz, Ford Ranger V8, (2)T1F, a 1h15min53UTV
1) Rodrigo Varela / Matheus Mazzei, Can-Am Maverick X3, (1)UT1, 23h20min03
2) Deni do Nascimento / Gunnar Dums, Can-Am Maverick X3, (2)UT1, a 3min05 3) Deninho Casarini / Ivo Meyer, Can-Am Maverick X3, (3)UT1, a 16h51min 4) Ricardo Basso / Robson Schuinka, Can-Am Maverick X3, (1)UT2, a 28min26 5) Thiago Fraga / Álvaro Amarante, Can-Am Maverick X3, (2)UT2, a 28min32Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e o pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #243 – Quem faz da F1 em 2023 um verdadeiro fiasco?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.