Roborace revela carro-conceito sem piloto para campeonato
Veja as primeiras imagens do carro-conceito do primeiro campeonato de corridas sem pilotos e que será preliminar da Fórmula E
A Roborace divulgou as primeiras imagens de seu primeiro carro-conceito. A categoria irá funcionar como apoio para a Fórmula E, planejando ter carros totalmente elétricos e sem pilotos durante a temporada 2016-2017.
A Roborace irá incluir 10 equipes com dois carros cada, com corridas de uma hora de duração durante cada ePrix da Fórmula E.
Ao invés de pilotos, o movimento dos veículos ao redor da pista será completamente autônomo, através de algoritmos programados pelos engenheiros.
Designer trabalhou em filme
A série também anunciou Daniel Simon como seu designer principal.
Alemão, Simon é conhecido por ter concebido carros futuristas usados no filme Oblivion. Ele também desenhou o uniforme para a HRT na F1 em 2011.
"Nós estamos vivendo em uma época onde os mundos, uma vez separados, dos automóveis e da inteligência artificial, estão colidindo com uma força imparável", disse ele.
"É fantástico fazer parte desta viagem, que desencadeia todas as minhas grandes paixões: corridas de automóveis, design e tecnologias avançadas.”
"Meu objetivo era criar um veículo que tirasse o máximo proveito das oportunidades incomuns de não ter nenhum piloto. É uma corrida de engenheiros e especialistas em aerodinâmica que trabalharam comigo desde o início para atingir esse equilíbrio."
Ele acrescentou: "Foi importante para nós gerarmos downforce substancial sem partes desnecessárias para desordenar o carro, e manter uma aparência limpa e icônica. Isso é amplamente possível, utilizando o assoalho como o principal dispositivo aerodinâmico. Estamos agora desenvolvendo partes do corpo ativas que são mais orgânicas e perfeitas do que as soluções de hoje.”
"Estou animado para fazer parte desta equipe ousada de pessoas que estão fazendo isso acontecer."
Carros idênticos, software diferente
Todas as equipes que competem no campeonato terão carros idênticos, e só poderão modificar o seu software. Aspectos físicos da máquina não poderão ser alterados.
A Roborace também irá permitir que uma equipe de origem de crowd-funding possa entrar no campeonato.
"Estamos honrados em ter Daniel trabalhando conosco neste projeto como diretor de design", disse o CEO da Roborace, Denis Sverdlov. "Sua paixão e experiência são inegáveis e eu acredito que será um dos eventos mais emblemáticos da história automobilística.”
"Nós apelidamos a competição de ‘campeonato mundial de inteligência’, um desafio aberto as mais inteligentes mentes do mundo. Portanto, é justo que o carro deva ser um dos mais inteligentes já feitos. Graças a Daniel, pode também ser considerado um dos carros mais bonitos que já tocaram as pistas.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.