Barrichello poderá estrear já em Curitiba na Stock Car
Piloto decidirá se fará uma prova antes da Corrida do Milhão após testar amanhã no circuito da capital paranaense
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Rubens Barrichello poderá antecipar sua estreia na Stock Car. A decisão vai depender do desempenho do piloto durante o teste que fará em Curitiba, amanhã, e pode fazer com que a primeira prova do piloto da F-Indy na categoria seja na capital paranaense, e não na Corrida do Milhão, em dezembro, em Interlagos, como inicialmente previsto.
Barrichello testará com o carro da equipe Medley/Full Time no Autódromo Internacional de Curitiba - Pinhais. "Estou ansioso, mas com os pés no chão. Quero conhecer o carro, ver como me sinto quando estiver lá dentro com as portas fechadas, avaliar a potência do motor, as freadas, a aderência...", listou o piloto, que terá direito a andar por três horas na pista, como determinado pelo regulamento da Stock.
Os treinos foram divididos em quatro sessões: das 9 às 9h45, das 11h30 às 12h15, das 14 às 14h30 e das 16 às 17 h. "A primeira parte será somente de adaptação, para ele se ambientar à posição de dirigir, como funciona o carro, onde colocar as rodas nas curvas. Depois, vamos nos reunir e, com base no que ele perceber das reações do carro, vamos começar a trabalhar no acerto visando a performance", disse o diretor técnico Mauricio Ferreira. No período da tarde, Barrichello simulará uma classificação e uma corrida na distância completa, em torno de 40 minutos.
Assim, Barrichello ficará responsável pelo teste inicial do novo banco de fibra de carbono, que substituirá o atual de alumínio e voltará a andar com um câmbio com alavanca depois de 20 anos. "A última vez que tirei a mão do volante para trocar as marchas foi num treininho de seis voltas pela Jordan em 1992. Durante todo esse tempo só usei a borboleta atrás da direção. Penso sempre nesse treino e, quando estou na sauna em casa, fico até treinando a mudança de marchas. Mas estou controlando bem a ansiedade", disse.
Na ativa com a F-Indy, Rubinho se disse bem preparado fisicamente. "Acho que não terei qualquer problema a esse respeito. Pelo que tenho conversado com os amigos que correm na Stock Car, o que pode preocupar mais é o calor dentro do carro. Neste primeiro teste, a previsão do tempo era de temperaturas amenas, mas os indicadores foram mudando nos últimos dias e parece que os números subiram", lembrou o piloto, que andou uma única vez no traçado curitibano, na época de Fórmula Ford em 1989.
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