A temporada 2011 da Stock Car chega ao fim neste final de semana no Velopark e não é apenas o campeão que pode ser o mesmo do ano passado. Hoje, os quatro primeiros colocados são os mesmos que ocupavam o “top4” de 2010: Cacá Bueno, Ricardo Maurício, Max Wilson e Allam Khodair.
Apenas a ordem da classificação é diferente. Em 2010 o campeonato teve Max na frente, seguido por Cacá. Maurício e Khodair terminaram colados na terceira posição. Hoje, Cacá lidera com Maurício em segundo, Max em terceiro e Khodair na quarta posição. Em 2009, este grupo tinha apenas um nome diferente, com Thiago Camilo ocupando o posto de Max.
Curiosamente, Maurício, o vice-líder, está fora da disputa justamente por conta do descarte obrigatório no playoff, enquanto Max não descarta e Cacá também é prejudicado em 16 pontos. Se vencer, empataria com Cacá Bueno, que levaria vantagem no critério de desempate: o número de vitórias.
Para ser campeão, invariavelmente, Cacá precisará chegar à frente de Max para não precisar fazer contas. "Tenho grandes chances de ser campeão, apesar de brigar com um rival muito forte", conta Cacá, que em 2010 somou mais pontos no playoff em relação a Max, mas perdeu o título por conta da regularidade do rival.
Max, por sua vez, prefere conter a animação: "Será mais uma corrida difícil como foi no ano passado. Tenho que vencer a prova para ter a chance de ser campeão". Já Khodair está é de olho no bicampeonato, após ser quarto em 2009 e terceiro em 2010. “Ficarei muito feliz se isso acontecer e é isso que vou buscar. É uma confirmação da minha evolução ao longo dos últimos anos”.
Para a grande final, um ítem importante, o "push-to-pass", teve suas características definidas: 10 ativações, delay de 5 segundos, duração de 12 e intervalo de dois minutos. Quando o push não estiver acionado, a borboleta do motor terá abertura de 63% e, quando estiver acionado, irá a 97%.
In this article
Bruno Vicaria
Stock Car
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.